Afinal, qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho?

Notícias

iluminação ambiente de trabalho

Muitas indústrias têm tentado proporcionar um ambiente de trabalho agradável, seguro e confortável para seus colaboradores já que esta é uma excelente estratégia para alcançar o bem-estar corporativo e uma maior produtividade.

O investimento na iluminação adequada no ambiente de trabalho é uma destas tentativas mais recorrentes, afinal, como sempre ressaltamos aqui no blog, os impactos destes projetos também geram resultados positivos para o financeiro da organização.

Assim sendo, quer saber qual é a importância de se pensar em uma iluminação adequada no ambiente de trabalho? Então continue a ler esse post e saiba mais!

O que considerar para investir na iluminação adequada no ambiente de trabalho

Algumas organizações podem enfrentar problemas com iluminação, principalmente se a estrutura for mal projetada, o que deixa o espaço corporativo ineficiente. Esses problemas podem estar relacionados desde lâmpadas e luminárias que queimam precocemente à contas de luz com preço elevado.

A solução mencionada com frequência para esse cenário é a elaboração de um projeto para substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED, mas, considerando este ponto de vista, vem a dúvida: é interessante fazer essa mudança?

A resposta com toda certeza é sim, porém, temos de deixar bem claro que as lâmpadas de LED não são todas iguais, tanto em preço quanto em eficiência.

Muitos fornecedores comercializam lâmpadas de LED com valor baixo, entretanto, estas tem prazo de validade curto, perdem a sua luminosidade com celeridade ou até queimam cedo, maximizando desta forma o custo com trocas.

Enquanto outros, preocupados com o sucesso do cliente, vendem as lâmpadas de LED com um custo um pouco mais alto, mas, com vida útil maior e até mesmo com garantia de troca.

Diante disso, tão importante quanto pensar na elaboração de um projeto de iluminação de alta performance é também necessário se preocupar em selecionar o parceiro adequado, seja para desenvolver o plano, seja para fornecer os insumos que minimizarão os riscos citados no inicio deste tópico.

Quando se tem um projeto de iluminação eficiente, contando com o auxílio de uma empresa experiente em soluções com luminárias de LED, é possível obter muito mais eficiência no trabalho.

Portanto, procure por uma empresa especializada e capacitada nesse tipo de projeto. Além de contribuir para a redução no número de manutenções, uma vez que o produto terá maior durabilidade e as lâmpadas não irão queimar tão facilmente, você terá gastos menores com energia.

Como a iluminação interfere no ambiente de trabalho

Os níveis de luminosidade nas empresas podem interferir diretamente na saúde dos colaboradores, trazendo um impacto bem grande em sua produtividade. Existem alguns parâmetros a respeito da iluminação adequada no ambiente de trabalho, que são regulamentadas pela Norma Regulamentadora 17 (NR-17).

Dentro dessa norma, existem muitos critérios, além da iluminação, que são voltadas para a ergonomia, visto que ela traz parâmetros que estabelecem condições de trabalho necessárias para garantir aos funcionários conforto, segurança e desempenho eficiente.

Os parâmetros estabelecidos sobre a iluminação vem da NHO11 (Norma de Higiente Ocupacional 11) que está inclusa na NR-17. Algumas das exigências estabelecidas são:

  • iluminação adequada, natural e artificial, em todos os locais de trabalho, sendo ela geral ou suplementar, apropriada à função que será exercida naquele espaço;
  • iluminação geral sendo distribuída de forma uniforme e difusa;
  • iluminação geral ou suplementar sendo projetada de modo a evitar o ofuscamento, reflexos, sombras e contrastes em excesso.

Qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho

Em ambientes de trabalho como escritórios, em que atuam arquitetos, engenheiros e gestores, existem algumas dicas que podem proporcionar um conforto maior para que os profissionais exerçam as suas funções. Acompanhe:

  • lâmpadas de LED com cores mais frias, trazem mais conforto e luminosidade para os espaços corporativos;
  • é possível aproveitar as luzes naturais por meio de janelas ou vidros;
  • cores claras aplicadas no teto e nas paredes auxiliam na expansão da luminosidade no ambiente.

Por fim, destacamos novamente que a escolha dos materiais a serem utilizados deve ser bastante criteriosa, principalmente se atentando ao tempo de duração das lâmpadas, de modo a evitar problemas e melhorar a ergonomia no ambiente corporativo.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que descobriu qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho, compartilhe esse texto em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa estratégia!

Acompanhe a Luter Led nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.