Luminária Hermética : Conheça os 5 modelos de luminária hermética LED

Blog

luminária hermética

Dentre as obrigações de um gestor em seu dia a dia de trabalho, uma delas é encontrar maneiras de reduzir desperdícios. Entre os gastos mais comuns, energia e manutenção podem ser consideradas dores de cabeças comuns para quem tem funções de liderança em uma organização. Por isso, é importante conhecer as opções mais eficientes e econômicas, como a luminária hermética LED.

Com o isolamento como seu principal diferencial, esse modelo se torna uma opção válida para ter um orçamento mais em conta. Porém, antes de tomar uma decisão nesse sentido, é preciso conhecer todos os detalhes envolvendo o modelo — desde os seus benefícios e características até os locais ideais para uso e o processo de instalação. Tudo precisa ser avaliado em um projeto de iluminação.

Afinal, o gestor deve encontrar uma solução que se encaixe, não apenas no orçamento, mas também nos objetivos e necessidades da sua empresa. Que tal, então, conferir tudo sobre a utilização da luminária hermética LED e como tornar o ambiente de trabalho ainda mais produtivo e rentável? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é a luminária hermética LED?

Para entender melhor o que é a luminária hermética LED, uma forma eficaz é entendendo a sua origem. O termo hermético, por exemplo, significa fechado. Ou seja, a luminária está envolvida em um ambiente completamente isolado. Ao invés de ficar exposta aos fatores externos que podem interferir na qualidade da iluminação, por exemplo, o equipamento fica mais protegido contra água e poeira.

Esse processo de isolamento assegura que substâncias e partículas do ambiente onde a luminária é utilizada não impactem no desempenho da sua iluminação. Tendo seu corpo construído em plástico (acrílico, policarbonato, ABS, ASA entre outros) ou fibra de vidro, a luminária hermética tende a ter um maior tempo de vida útil. Maresia, poeira, salinidade ou umidade acabam não se tornando inconvenientes, podendo ser aproveitado, ao máximo, o investimento realizado pela sua empresa.


As luminárias herméticas tradicionais possuíam duas lâmpadas com um ambiente fechado em acrílico, o que causava superaquecimento nas lâmpadas, gerando um amarelamento do acrílico com pouco tempo ou uma rachadura com a temperatura. Além disso, o produto também perdia vedação com menos de três anos gerando muitos custos de manutenção para as indústrias.


Na prática, funciona da mesma maneira que as outras luminárias de LED, mas com proteção IP. Há a proteção extra de um invólucro de acrílico, policarbonato ou fibra de vidro separando a lâmpada ou fonte luminosa (Leds) do ambiente, garantindo vedação total e a extinção de problemas relacionados às partículas no ar. O isolamento garante um rendimento muito melhor do seu equipamento. Dessa forma, seja para reduzir os gastos, seja para tornar o ambiente mais produtivo, a luminária hermética LED se torna uma opção viável para qualquer gestor.

Esse equipamento, portanto, é indicado para ambientes propícios à corrosão de materiais, por exemplo. O mesmo vale para locais em que gases e vapores são constantes ou a umidade é muito elevada. Todas essas características contribuiriam para uma redução na luminosidade ou no tempo de vida útil do equipamento. O isolamento hermético, porém, anula esses efeitos.

Quais são as principais vantagens da luminária hermética LED?

Não importa se estamos falando de um escritório ou de um galpão industrial. Qualquer ambiente fechado está repleto de partículas de ar e substâncias que interferem no tempo de vida útil da iluminação definida. Uns mais, outros menos, mas todos são impactados diretamente por fatores externos, diminuindo a qualidade da iluminação no local de trabalho.

Imagine que você investiu uma enorme quantia em lâmpadas de LED para a sua empresa. Os gestores acima de você na hierarquia da empresa, sem dúvidas, vão avaliar o retorno que esse investimento gerou. Agora, se a medição de energia elétrica ainda indicar um consumo elevado e as trocas de equipamentos são constantes, como se defender de eventuais críticas?

Um estudo feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) revela que o custo médio com energia elétrica para pequenas e médias empresas é de R$487,14/MWh. Um problema comum para qualquer gestor, certo? A notícia boa é que existem maneiras eficientes de se conseguir reduzir os gastos — comece com as escolhas mais adequadas para a sua empresa.

Pense no seguinte cenário: a conta de energia é extremamente elevada dentro da sua empresa e as manutenções nos equipamentos de iluminação são constantes. Ou seja, dois problemas muito comuns acontecendo, ao mesmo tempo. Mas, o ambiente de trabalho, por exemplo, não pode ser modificado. A opção é apostar nas luminárias herméticas LED para resolver as duas situações.

Ao isolar completamente os componentes eletrônicos do ambiente externo, os riscos de se sofrer algum problema são muito menores. Sendo assim, é uma proteção extra para garantir que os resultados do seu investimento sejam muito mais duradouros. Portanto, os seus principais benefícios são:

  • maior durabilidade em ambientes agressivos;
  • redução de desperdício;
  • menor consumo de energia;
  • anticorrosiva e evita impactos da umidade;
  • mais proteção aos equipamentos;
  • menos gastos com manutenções;
  • resistentes a baixa temperatura.

Além disso, a luminária hermética LED ainda assegura — e potencializa — todas as vantagens já entregues por uma lâmpada ou luminária de LED. Os baixos níveis de consumo de energia e de emissão de calor são alguns exemplos dos ganhos potencializados com o sistema hermético. O funcionamento em baixa voltagem e também o fato de ser sustentável são também outros fatores interessantes.

Na prática, portanto, a luminária hermética LED é uma forma de se potencializar o desempenho da luminária ou lâmpada. Como as luminárias de LED já costumam reduzir pela metade os recursos necessários, imagine aplicando a proteção adequada? Tudo isso sem prejudicar, de nenhuma maneira, a qualidade da iluminação do ambiente ou a saúde de quem trabalha no local.

Quais características tem as melhores luminárias herméticas LED do mercado?

Presilhas

As presilhas são responsáveis pelo fechamento das luminárias herméticas LED dos modelos mais antigos (luminárias + lâmpada) e geram muito problema. Com o abre e fecha para manutenção e troca das lâmpadas que queimam, estas presilhas se desgastam e também as guarnições de vedação, o que acaba gerando um enorme problema, precisando de trocas constantes.

As Herméticas de melhor qualidade não possuem presilhas e tem LEDs integrados, não sendo necessário abrir. Por isso estas opções são boas quando acompanhadas com alto tempo de garantia.

Ressecamento das vedações ou amarelamento do difusor plástico.

Este também é um problema comum, pois as herméticas de baixo tempo de garantia usam materiais inferiores que ressecam e se partem, ocasionando a entrada de água e poeira, ou mesmo ficam amarelados causando uma perda significativa na luminosidade inicial. Por isso as luminárias herméticas LED de 5 anos de garantia são as melhores opções de materiais e durabilidade do mercado mundial.

Fluxo luminoso

O fluxo luminoso em lúmens das melhores luminárias herméticas LED do mercado são muito superiores a herméticas com lâmpadas dentro, mesmo lâmpadas de LED. Isso devido a baixa troca de calor de uma lâmpada dentro de um local vedado como a luminária hermética LED.

Por isso escolha as luminárias herméticas LED integradas que podem alcançar o fluxo luminoso 4 vezes maior e possibilitar a redução de pontos, reduzindo o investimento na instalação, conectores e materiais em geral, alcançando a meta de LUX informada pela Norma NHO11 com maior facilidade.

Como avaliar a qualidade das luminárias?

Características que precisam ser levadas em consideração na escolha da luminária:

potência (W): consumo de energia elétrica;

fluxo luminoso (lm): quantidade de luz emitida;

eficiência luminosa (lm/W): relação entre o fluxo luminoso e a potência;

IRC: fidelidade das cores refletidas;

fator potência: relação entre a potência total e a potência ativa do circuito;

fornecedor: procedência e garantia do fabricante.

Discutimos cada item a seguir:

Potência (W)

A potência é o consumo de energia elétrica por hora. Representado pela letra W, o Watts é o seu valor é medido. Geralmente, quanto maior a capacidade de iluminação, maior o consumo de energia. Entretanto, a potência, por si só, não informa a luminosidade de maneira precisa.

Fluxo luminoso (lm)

O lúmen é a unidade que mede o fluxo luminoso de todos os tipos de luminária LED. Se considerarmos o último tópico, podemos obter o máximo de eficiência, adquirindo produtos com maior número de lúmens (mais luz) e menor número de watts (menor consumo).

Eficiência luminosa (lm/W)

Eficiência luminosa, por sua vez, é a razão entre o fluxo luminoso (lm) e a potência (W), um cálculo geralmente utilizado na avaliação de projetos. De maneira geral, as luminárias LEDs são os produtos que apresentam a melhor eficiência luminosa entre todas as tecnologias disponíveis no mercado. Porém, os valores podem variar de acordo com o modelo utilizado.

IRC (Índice de Reprodução de Cor)

IRC mede a fidelidade da cor de uma superfície ou objeto quando submetido a uma iluminação artificial. Seu índice pode variar de 0 a 100, sendo a luz do dia a referência para o seu valor máximo. O IRC das lâmpadas fluorescentes varia entre 70 e 85, já as lâmpadas e luminárias de LED apresentam IRC igual ou superior a 80.

Fator potência (FP)

O índice de fator potência, expresso por um número de 0 a 1, demonstra o aproveitamento energético de uma luminária LED. Aqui medimos a quantidade de energia utilizada que está sendo realmente transformada em trabalho (nesse caso, luz). Sendo assim, quanto maior o FP, melhor. O fator de potência de uma luminária de boa qualidade deve ser acima de FP>0.92.

Exemplo: se temos um equipamento com 40 W e FP 0.5 basta dividir a potência pelo fator potência. Ou seja: 40 W / 0.5 = 80 W. Na sequência, você precisa subtrair a potência de consumo do equipamento, que seria 80 W – 40 W = 40 W. Este resultado revela quanta energia reativa (não útil) é devolvida para a rede de distribuição, um valor que, quando elevado, é cobrado pelas concessionárias em uma espécie de “multa” pela má utilização da energia elétrica.

Fornecedor (garantia de fábrica)

As empresas podem variar a sua estratégia comercial de acordo com o perfil do seu público. O mercado costuma apresentar lâmpadas, luminárias e dispositivos de diferentes tipos, modelos e marcas.

O preço é o principal ponto negativo dos produtos de LED. Muitas vezes o investimento inicial é considerado elevado por muitos consumidores, mesmo que seu benefício seja bom para o cliente a longo prazo.

Sendo assim, muitas empresas optam por desenvolver produtos com peças e acabamentos de menor qualidade a fim de reduzir custos e praticar preços mais baixos, muitas vezes abrindo mão da durabilidade. O mais recomendável é dar preferência para produtos de marcas confiáveis e com garantia de cinco anos. (Dica importante: lembre-se de guardar as notas fiscais para eventuais trocas). Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui.

Os cinco principais modelos de Luminária Hermética LED.

1.Linear hermética LED para pé direito alto

Linear High Bay Led

2.Linear hermética LED para pé direito baixo

Eco Hermética Led

3.High Bay Hermético

Luminária Sky High Bay Led

4.Refletor Hermético

Refletor Led

5.Street Hermético

Street Light Led

Quais são os locais mais indicados para ser utilizada?

Apesar de ser extremamente eficiente, alguns fatores precisam ser levados em consideração para o uso mais eficiente da luminária hermética LED. O principal deles é o local a ser utilizada. Separamos, portanto, quais são os ambientes mais recomendados para utilizar o equipamento. Confira!

Cozinhas industriais

Normalmente, as cozinhas industriais de maior qualidade são planejadas com materiais que oferecem excelente resistência à corrosão. Por que, então, não pensar da mesma maneira quando falamos na iluminação do ambiente? Para garantir que todo o espaço esteja protegido, a luminária hermética LED também se encaixa muito bem em uma cozinha industrial.

Laboratórios

Dependendo das substâncias pesquisadas ou utilizadas em um laboratório, elas podem ser extremamente prejudiciais as lâmpadas ou luminárias existente no local, por exemplo. Com o isolamento completo, as chances de a luminária sofrer algum problema são menores. Dessa forma, qualquer substância ou partícula que possa atrapalhar o desempenho do equipamento fica impedida de adentrar.

Fábricas e indústrias

Imagine uma fábrica de cerâmicas ou uma serraria. Quantas substâncias e partículas não são produzidas diariamente para atender ao fluxo de trabalho? Esse problema, infelizmente, não pode ser contornado. Portanto, a melhor alternativa é montar um projeto de iluminação que conte com luminárias herméticas LED espalhadas pelo ambiente, reduzindo os gastos com manutenção.

Câmaras frigoríficas

As chamadas áreas frigorificadas totalizam mais de seis milhões de metros cúbicos no Brasil e a temperatura no ambiente varia entre -1°C e -40°C. Ou seja, essas condições podem prejudicar diretamente a qualidade e a duração da iluminação no local. Com a luminária hermética LED, porém, esse problema é resolvido com eficiência, sem perder qualidade e não exigindo uma manutenção regular do equipamento.

Cidades litorâneas

A tão temida maresia é uma dor de cabeça para qualquer gestor. Afinal, pode acelerar o processo de corrosão, até mesmo, de automóveis, certo? Quando falamos em luminárias, não é diferente. Assim, mesmo em um escritório corporativo, utilizar o produto hermeticamente isolado pode ser um diferencial para evitar o desperdício de recursos ou a redução do tempo de vida das lâmpadas.

Clubes sociais

Não é só a maresia que pode atrapalhar o seu projeto de iluminação. Em clubes sociais, por exemplo, piscinas e saunas são espaços muito comuns, e a umidade acaba sendo um empecilho quando falamos na durabilidade das lâmpadas. O investimento em uma luminária hermética LED vai assegurar a redução considerável nos gastos com manutenção, por exemplo.

Lava-jato e estacionamentos

Ambientes com alto fluxo de veículos também podem se aproveitar da luminária hermética LED. Os gases e poluentes dispersados pelos automóveis contribuem diretamente para um menor tempo de vida das lâmpadas. Além disso, o contato direto com água e outras partículas — como em um lava-jato, por exemplo — também são evitadas com a utilização de luminárias herméticas LED nestes ambientes.

Como é feito o processo de instalação da luminária hermética?

Na prática, o que deve ser considerado durante o processo de instalação da luminária hermética LED dentro da sua companhia? Para que você não tenha dúvidas em relação aos procedimentos que devem ser seguidos, listamos um passo a passo para seguir. Confira!

Localização

O primeiro ponto a ser avaliado, é claro, deve ser a localização. Afinal, de nada adianta investir os seus recursos em um equipamento de ótima qualidade se, na prática, os resultados não vão aparecer como o esperado. Uma dica pode ser o cálculo luminotécnico, determinando o nível em LUX ideal para atender a Norma NHO11 do Ministério do Trabalho e definir a posição adequada para que o equipamento seja instalado no ambiente.

Em um galpão logístico, por exemplo, essa dica pode ser ainda mais importante. Já que o posicionamento de cada equipamento interfere diretamente na qualidade da iluminação. O objetivo é assegurar que a iluminação no espaço seja ideal.

Encaixe

Durante o processo de instalação, é importante também verificar o encaixe da proteção de acrílico ou fibra de vidro. Afinal, caso esse procedimento não respeite as orientações, a lâmpada não vai ser devidamente isolada. Quando é feito de maneira errada, todos os benefícios do sistema hermético são perdidos, desperdiçando também todos os recursos investidos.

Esse procedimento não se aplica quando falamos em luminárias integradas, onde a luminária é uma peça única, sem utilização de lâmpadas. Para esse tipo de luminária hermética LED, as garantias de durabilidade são ainda maiores podendo chegar a 5 anos de garantia, já que ela vem “pronta de fábrica”, não dependendo de uma ação humana para garantir a vedação no momento da instalação.

Energização

Para fazer o teste, também é importante pensar no processo de energização. Evite acidentes ao desligar a chave do padrão, confira cada um dos fios que se conectam com o aparelho e utilize fitas isolantes ou conectores específicos a prova d’agua. Agora, basta fazer o teste para ver se tudo está funcionando exatamente como o planejado.

Conexão

Em alguns casos, de acordo com a necessidade do ambiente, as luminárias herméticas LED podem ser conectadas umas às outras. Dessa forma, um processo de automação pode ser executado, criando um sistema entre elas que seja, por exemplo, baseado em sensores. Se for esse o caso, é importante avaliar toda a rede elétrica no ambiente.

luminária hermética

Quais principais problemas das luminárias herméticas LEDs convencionais?

Alguns dos problemas observados com o uso luminárias LEDs convencionais são a perda rápida de sua luminosidade, a alteração da cor da luz (fica mais azulada), a queima parcial ou queima total do produto ou sua luz ficar piscando constantemente. Mas também existem problemas no material físico de uma luminária LED.

Luminárias herméticas LEDs com presilhas

Os modelos mais antigos de luminárias herméticas LEDs eram fechados com presilhas e acabavam tendo muitos problemas. Com o abre e fecha para manutenção e troca das lâmpadas queimadas, estas presilhas se desgastavam, gerando um enorme problema no material, precisando de trocas constantes. Além disso, ainda existia o problema com as guarnições de vedação, que também prejudicavam o produto.

Lâmpadas tubulares LED dentro de luminárias LED

Também temos problemas em alocar lâmpadas tubulares LED dentro de luminárias LEDs. As lâmpadas tubulares LED possuem temperatura ambiente de funcionamento de -20 a 45ºC. Já as luminárias herméticas antigas usavam lâmpadas fluorescentes, e quando utilizadas com lâmpadas tubulares LED, a temperatura internada do produto ultrapassava os 45º. O alto índice de temperatura reduz a vida útil das lâmpadas, proporcionando uma alta frequência de troca e manutenção.

Luminárias herméticas LEDs com PMMA acrílico

As luminárias herméticas LEDs com PMMA acrílico tem baixa resistência a produtos químicos e baixa resistência térmica, podendo assim causar uma rachadura no produto com menos de dois anos. Além disso, o material não tem resistência a raios-UV, causando amarelamento da luz entre dois a três anos de vida útil.

Quais cuidados devemos ter ao comprar uma luminária LED?

A resistência das luminárias de LED pode variar de acordo com a qualidade da sua fabricação e os materiais utilizados em sua fabricação. Mesmo assim, embora sua vida útil seja longa, temos que ter alguns cuidados para garantir o bom funcionamento do produto em seu tempo de uso. Veja aqui algumas dicas:

– não deixar as luminárias expostas à ação da umidade ou maresia, a menos que seu acabamento forneça proteção para tais intempéries;

– não instalar luminárias com pouca circulação de ar e em locais muito fechados;

– não expor as luminárias à impactos ou pressões mecânicas;

– não violar o produto.

Fique de olho na garantia oferecida!

Ter um produto com 5 anos de garantia é certeza de um material de qualidade. Empresas que ofertam maiores garantias possuem maior controle de seus produtos e processos, garantindo que o que foi oferecido não apresentará qualquer falha por um longo período de tempo. Lembre-se sempre que produtos de LED foram concebidos para serem DURÁVEIS e se as luminárias adquiridas não renderem por muito mais que um ano, há algo de errado.

Como encontrar a melhor solução para a sua empresa?

Apesar dos inúmeros benefícios da luminária hermética LED, alguns fatores devem ser considerados ao avaliar essa possibilidade — da localização mais adequada para iluminar todo o ambiente até o processo de instalação. Nem sempre, porém, a sua empresa tem a equipe ou a expertise necessária para garantir que todos esses pontos estejam adequados.

Uma alternativa, portanto, é terceirizar o serviço e procurar por uma empresa especializada em iluminação LED corporativa de alta performance. A Luter Led é uma das opções mais confiáveis para a sua companhia. A partir dos seus objetivos e necessidades, a empresa realiza um planejamento customizado para criar um projeto de iluminação eficiente e com 5 anos de garantia.

Outro dos diferenciais da empresa é o pagamento do investimento com a própria economia proporcionada pela escolha de equipamentos com melhor custo-benefício. Afinal, a iluminação não pode ser feita de qualquer jeito. A instalação errada ou os produtos de má qualidade podem interferir na produtividade do ambiente de trabalho e, até mesmo, na saúde dos profissionais.

Com o foco em eficiência e durabilidade, a Luter Led pode criar um projeto luminotécnico para atender a todas as necessidades da sua empresa. Assim, da adequação às normas técnicas exigidas até os benefícios diretos para os colaboradores, tudo passa a ser responsabilidade de quem realmente entende do assunto. Além disso, o processo de manutenção, por exemplo, torna-se mais eficiente. A Luter Led estipula o momento ideal para garantir que o sistema sempre esteja funcionando em alto nível.

Para quem enfrenta problemas com altos gastos de energia ou a troca constante de equipamentos, a luminária hermética LED surge como uma opção ideal. Com os seus recursos e diferenciais, é possível garantir a produtividade do ambiente e a economia de recursos. Ao estruturar o seu projeto de iluminação, esse modelo precisa ser contemplado como opção.

Agora que você já sabe tudo sobre luminária hermética LED e o que deve ser feito para encontrar a melhor solução para a sua empresa, que tal conhecer mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco, fale com um dos nossos consultores, confira o nosso trabalho e descubra como podemos ajudar com um projeto de iluminação corporativa de alta performance!

Siga nos no FacebookYouTube e LinkedIn para mais informações e torne-se um especialista em tecnologia LED.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.