Projeto corporativo de iluminação de LED: guia para eficiência

Blog

projetos corporativos

Projeto de iluminação para empresas requer muita atenção. Em empresas de médio-grande porte é fundamental planejar e executar um bom projeto de iluminação de LED devido aos inúmeros benefícios que ele traz, como: redução de custos e manutenções, automação de processos de medição e acompanhamento, maior durabilidade das lâmpadas e luminárias de LED, alta eficiência energética e muitos outros.

Há, por exemplo, cases de indústrias e negócios de outros segmentos que, com a ajuda de parceiros especialistas, conseguiram implementar projetos de iluminação de LED em 2013 e, ainda neste ano, em 2019, 100% das lâmpadas estão em funcionamento graças a um estudo muito bem estruturado e executado.

Após a implementação do projeto que, geralmente, dura em torno de 90 dias, a economia já poderá ser percebida e todos aqueles problemas que você vinha enfrentando com lâmpadas e luminárias queimando precocemente, conta de luz alta, LEDs que perdem a luminosidade rápido, dentre outros, deixarão de fazer parte da sua rotina.

Tendo então em vista a importância do projeto corporativo de iluminação de LED, nós elaboramos este guia completo para explicar o que caracteriza uma iluminação de alta performance, como é um projeto de LED, quais as suas aplicações e vantagens, como avaliá-lo, planejá-lo e implementá-lo e quais cuidados tomar ao contratar uma empresa parceira.

Ficou interessado? Vem com a gente e boa leitura!

O que caracteriza uma iluminação corporativa de alta performance?

A iluminação corporativa de alta performance é caracterizada, basicamente, pela economia de energia e pelo melhor aproveitamento da intensidade luminosa, gerando assim os ganhos apontados no primeiro parágrafo deste texto.

Porém, apesar disso soar simplório, não é! Afinal, se um ambiente corporativo possui a iluminação adequada e mais eficiente, isso impacta na produtividade dos colaboradores, na retenção de pessoas (clientes) no local, na saúde de quem está sempre presente ali, na arquitetura e etc.

Diante destes tópicos, veja a seguir o que caracteriza uma iluminação eficiente nos negócios!

Atende às normas técnicas

A primeira característica de um projeto de iluminação de alta performance é o atendimento às normativas, as quais especificam detalhes para execução de uso da luz em ambientes de trabalho.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regulamenta o assunto por meio da NBR ISO/CIEE 8995-1/2013, em que são tratados os parâmetros para uma boa luminosidade nas empresas. Temos também a NR 17 e a NHO 11 tratando de ergonomia e iluminação adequada.

Tais parâmetros englobam:

·        luz natural;

·        distribuição da luminância;

·        aspectos da cor da luz e superfícies;

·        ofuscamento;

·        iluminância (quantidade em lux e qualidade em IRC/RA);

·        direcionamento da luz;

·        manutenções a serem feitas;

·        cintilação.

Cada um desses fatores deve levar em consideração o conforto visual em um ambiente. Assim, o projeto de iluminação colabora para a promoção do bem-estar dos colaboradores e o melhor desempenho na realização de suas tarefas, já que eles se sentem mais dispostos.

Traz benefícios técnicos para a empresa

Quando se instala um projeto de iluminação de LED de alta performance, a empresa ganha bastante com relação ao gasto de energia. As lâmpadas de LED são caracterizadas por consumir menos energia para gerar luminosidade, tendo também uma durabilidade maior. Se você passa a utilizá-las em sua empresa, vai sentir a diferença na hora de pagar as contas de luz, pois o custo com eletricidade será bem menor.

Não serão necessárias muitas manutenções, já que as lâmpadas duram mais, como já foi citado, não queimando tão precocemente. Vale alertar também que é importante contar com o auxílio de um bom fornecedor, que ofereça boas soluções com relação a projetos de iluminação, para não ter problemas em sua empresa.

Considera as necessidades do ambiente

Um bom projeto de iluminação precisa, ainda, considerar as necessidades do ambiente corporativo, ou seja, ir além do que a norma técnica determina. Como, geralmente, os funcionários de um escritório ficam grande parte do dia no trabalho, eles não tomam sol regularmente, certo?

Sendo assim, é necessário que o projeto preveja o uso da luz natural dentro do espaço, a fim de propiciar o contato dos colaboradores com o sol. Afinal, a deficiência de vitamina D gera cansaço e falta de disposição.

Como fazer isso? Por meio de janelas, teto de vidro, claraboias, jardins de inverno, área externa (para os profissionais terem algum contato com o sol) e por aí vai. Porém, é preciso deixar claro que a luz natural não deve ser a única fonte de luminosidade no ambiente.

Além disso, um excelente projeto de iluminação deve levar em conta aspectos como a altura do pé-direito, a existência de cortinas, persianas ou espelhos e as cores que compõem o espaço (paredes, móveis e itens de decoração, entre outros).

Usa as lâmpadas e luminárias corretas

O uso das lâmpadas corretas também é um fator decisivo para o alcance da alta performance em um projeto de iluminação. É preciso não perder de vista que a luz artificial deve propiciar o conforto dos usuários em um espaço. Sendo assim, as lâmpadas brancas e frias são ideais, uma vez que estimulam a mente e mantêm o corpo alerta.

Isso quer dizer que a iluminação de LED é mais indicada para o ambiente corporativo. Afinal de contas, ela garante a luminosidade adequada, além de ser altamente durável e contribuir com a redução de gastos com energia elétrica.

As lâmpadas de LED de alta qualidae têm a cor estável e o desempenho superior, geram bem-estar, pois não emitem muito calor, e dispensam a manutenção recorrente. Elas são também sustentáveis, uma vez que em sua composição ou em seu processo de fabricação, não são utilizados materiais nocivos ao meio ambiente.

Distribui iluminação de forma eficiente

A distribuição da iluminação evita o excesso de luz no trabalho e, ao mesmo tempo, permite que todos os pontos do ambiente sejam iluminados adequadamente. Desse modo, a luminosidade uniforme promove o conforto visual e estimula os colaboradores durante a execução de suas tarefas.

Vale lembrar que, nas estações de trabalho, não é indicado colocar um ponto de luz acima dos olhos, pois a maior parte da luminosidade vem dos computadores. Assim, é possível evitar o ofuscamento e o reflexo de luz nas telas.

Já em salas de reuniões, uma luz geral difusa é o suficiente para que todo o local seja iluminado, sem o risco do aparecimento de sombras. A recomendação é lançar mão de vários pontos de iluminação com acendimento independente, uma vez que esses locais são usados para projeção em telas ou videoconferências.

Como é um projeto de iluminação de LED?

Um projeto de iluminação de LED é aquele que prioriza uma iluminação inteligente do ambiente. Para tanto, o principal material utilizado são as lâmpadas e luminárias de LED, as quais contêm componentes que melhoram a luminosidade dos espaços sem gerar calor.

Esse tipo de projeto deve oferecer um maior aproveitamento ao espaço. Logo, os pontos de luz precisam ser distribuídos uniformemente, a fim de proporcionar o conforto visual em um ambiente corporativo e melhorar o desempenho dos colaboradores.

Três tipos de iluminação englobam um projeto com lâmpadas de LED. São elas:

·        geral — o foco é direcionado para o ambiente como um todo;

·        direta — a luz é emitida diretamente para o local a ser iluminado;

·        indireta — o fluxo é dirigido para o tempo, a fim de iluminar totalmente o espaço.

Quais são as aplicações desse tipo de iluminação?

Um projeto de iluminação de LED eficiente pode ser aplicado em diferentes tipos de ambientes corporativos. Veja!

Indústria

O tipo de iluminação de LED adequada para um ambiente de trabalho, varia pela luminosidade necessária. Em uma indústria são realizados serviços mais brutos, em que a visão deve ser mais apurada para evitar erros e acidentes.

Portanto, a iluminação industrial deve ser pensada e planejada em que a luminância varia a qualidade da luz de 80 a 90 IRC/RA e intensidade entre 200 e 300 lux para operações brutas e de 500 a 1000 lux para operações finas ou procedimentos de inspeção de acordo com a tabela da Norma NHO11. É importante ressaltar que a luz natural também deve ser incluída no ambiente

Serviços de atendimento ao público

Por sua vez, em serviços de atendimento ao público, é necessário aplicar um bom projeto de iluminação para proporcionar um ambiente confortável não só aos colaboradores, mas também aos clientes que frequentam o local. Uma iluminação indireta é a mais indicada nessa situação.

Comércio

Como sabemos, os estabelecimentos comerciais recebem inúmeros clientes diariamente, além de empregarem diversos profissionais. Sendo assim, tais ambientes precisam de um projeto de iluminação eficiente, que beneficie as vendas e destaque os produtos, de forma a torná-los mais atrativos e fáceis de serem vistos.

Vantagens da iluminação de LED para as empresas

Descubra, a seguir, quais são as principais vantagens da iluminação de LED para o ambiente corporativo!

Longa vida útil

Um dos principais benefícios das lâmpadas LED é a alta durabilidade. Afinal, o tempo de vida delas chega a 50 mil horas de consumo — logo, duram 25 vezes mais que as do tipo incandescentes e três vezes mais que as fluorescentes, com pouquíssimas alterações de brilho ao longo do tempo.

Baixo custo com manutenção

Com longa vida útil, as lâmpadas de LED com 3 ou 5 anos de garantia dificilmente precisam ser trocadas e quase nunca causam interrupções nas atividades por algum dano. Dessa forma, elas evitam prejuízos e representam uma grande economia com manutenção.

Não é à toa que, além do uso em ambientes corporativos, essas soluções são indicadas para outros projetos, como pontes, altas estruturas e iluminações de segurança. Aliás, elas são muito práticas e eficazes nessas situações.

Sem risco de contato direto

Esse tipo de iluminação opera em baixa tensão, o que permite o seu uso em ambientes úmidos ou até mesmo debaixo d’água, como piscinas, banheiros e saúnas. Isso só é possível porque elas não oferecem risco de choque.

Sem emissão de raios infravermelhos e ultravioleta

As luzes de LED também produzem pouco calor e não emitem raios infravermelhos e/ou ultravioleta. Logo, são amplamente utilizadas em construções históricas ou áreas de vegetação, já que não causam danos. Sendo assim, seu uso em ambientes corporativos é totalmente seguro.

Amiga do meio ambiente

As lâmpadas de LED são recicláveis e, como já mencionamos, não contêm em sua composição nenhum material nocivo à natureza. Trata-se, portanto, de soluções sustentáveis, ao contrário da iluminação incandescente e fluorescente.

Redução de gastos com energia

Sem dúvida, o baixo custo com energia também está entre as grandes vantagens da lâmpada de LED. Por conta de seus componentes, tal alternativa oferece boa capacidade luminosa ao produzir muita luz com menos consumo. Sendo assim, a maior parte da corrente elétrica que passa por ela transforma-se em iluminação, em vez de gerar calor.

Como avaliar, planejar e implementar o projeto de iluminação?

Antes de elaborar um projeto de iluminação de LED, é fundamental avaliar o espaço para saber qual a melhor forma de aplicar a luminosidade nele. A recomendação é observar, com detalhes, todos os pontos disponíveis e a instalação elétrica, a fim de investigar o que precisa ser aprimorado.

Para planejar, é importante procurar uma empresa ou um profissional capacitado em soluções luminotécnicas. Afinal, eles são altamente qualificados para esse tipo de projeto e, sem dúvida, têm o know-how necessário para implementar uma sistema de iluminação eficiente em um ambiente corporativo.

Em geral, as empresas que atuam no ramo contam com um quadro de colaboradores formado por arquitetos, engenheiros eletricistas e luminotécnicos, os quais são habilitados para auxiliar o cliente em todas as etapas, desde a avaliação até o planejamento e a implementação.

O projeto de iluminação de LED é elaborado conforme cada espaço e leva em conta, entre outros aspectos, o número de funcionários que trabalham no local e os principais focos de luz a serem iluminados. É preciso observar, ainda, a quantidade de janelas e a necessidade de implementar a luz natural.

Para implementá-lo com excelência, é importante buscar por uma empresa que ofereça alternativas inteligentes. Afinal, as lâmpadas e luminárias de LED devem suprir por completo às demandas de um ambiente.

Projetos com a modalidade Turn-Key proporcionam maior segurança pois a mesma empresa que realiza o projeto luminotécnico fornece os produtos e a mão de obra de instalação. Entregando uma solução completa, funcionando e sem dor de cabeça ao tratar com várias empresas dentro de um único projeto.

Que cuidado tomar ao contratar uma parceria?

Como sabemos, um projeto de iluminação traz enormes benefícios a um ambiente corporativo. Porém, para que tudo saia perfeito, é essencial optar por uma empresa de confiança no mercado. Do contrário, há o risco de todo o trabalho gerar transtornos mais adiante, sendo necessário refazê-lo. Saiba aqui O que analisar ao escolher uma empresa de iluminação.

Sendo assim, a principal recomendação é procurar por um parceiro que ofereça soluções eficientes, duráveis e de alta qualidade em iluminação corporativa. Saiba que a Luter LED é referência nesse ramo. Além de fornecer produtos de excelência, a empresa é responsável por desenvolver projetos completamente alinhados às expectativas do cliente.

Agora, sim, você está a par de tudo o que envolve um projeto corporativo de iluminação de LED. E então, está esperando o que para aplicá-lo em sua empresa e usufruir de seus benefícios? Tenha a certeza de que obterá grandes resultados, afinal, o conforto proporcionado por essa alternativa influenciará diretamente na produtividade dos seus colaboradores.

Gostou deste guia sobre projeto de iluminação de LED? O conteúdo ajudou a esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto? Aproveite que chegou até aqui e entre em contato agora mesmo com a Luter LED. Estamos prontos para atender prontamente a sua demanda!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.