Afinal, o que é um projeto turn key em iluminação?

Blog

Muita gente já sabe que a aplicação de um bom programa luminotécnico faz toda a diferença em qualquer ambiente de trabalho. Aliás, uma modalidade que vem ganhando bastante espaço no mercado por conta dos seus benefícios é o projeto turn key. Você já ouviu falar nele?

O turn key traz um formato diferente já na contratação e vem de um conceito arquitetônico, que abrange todas as etapas do projeto, sendo o fornecedor contratado o principal responsável por implementá-lo.

Caso queira entender melhor sobre ele, como funciona e os benefícios dessa alternativa ao elaborar um projeto de iluminação, é só continuar a leitura. Neste artigo, vamos explicar os detalhes a respeito desse conceito. Confira!

O que é um projeto turn key?

O projeto turn key é uma nova modalidade de contrato que vem ganhando bastante destaque no país. De origem inglesa, o termo significa, em tradução literal, “vire a chave”, e isso já diz muito sobre o metodologia aplicada na negociação da proposta.

No contrato, fica determinado que o profissional será responsável por todo o projeto, deixando tudo pronto para o cliente no momento da entrega das chaves.

Esse modelo tem sido muito utilizado no setor de infraestrutura e é amplamente aplicado na construção civil, sendo prático e atrativo para os clientes, que conseguem concentrar o projeto todo nas mãos de um único parceiro.

O turn key também é conhecido como empreitada integral no ramo da engenharia, pois ele determina que o produto ou serviço contratado deverá ser entregue pronto para ser utilizado, independentemente de sua finalidade.

Não é à toa que tal modalidade tem sido aplicada na elaboração de projetos luminotécnicos, principalmente em ambientes corporativos e empresariais. Os clientes solicitam o serviço completo, desde a concepção do projeto ao desenvolvimento e à distribuição da iluminação, bem como ao fornecimento de materiais e à finalização.

Portanto, o projeto turn key é um contrato único, trazendo muito menos riscos do que os outros tipos de serviços oferecidos no mercado, de forma a garantir o compromisso da empresa pelo bom desempenho e pela alta qualidade na execução das tarefas.

Quais são as vantagens de um projeto de iluminação turn key?

Como falamos, o conceito turn key também tem sido implementado em projetos de iluminação, uma vez que proporciona diversas vantagens para o cliente. Tal metodologia traz mais segurança para esse tipo de serviço, além de uma maior transparência.

É válido lembrar que todos os detalhes do projeto são acordados antes da assinatura do contrato, levando em conta os preços, o prazo e a entrega, os resultados esperados pelo cliente, as condições técnicas para execução do trabalho e os materiais utilizados em todas as etapas.

Vale mencionar, que esse tipo de projeto traz benefícios a respeito dos problemas gerados pelo projeto, afinal de contas a empresa contratada ficará inteiramente responsável pelo resultados do projeto e pelo reparo de possíveis erros que possam vir a acontecer. Ou seja, é a melhor solução para garantir um bom resultado.

Outra ponto positivo é que a empresa responsável pelo projeto vai determinar os efeitos, intensidade luminosa em LUX, durabilidade necessária dos materiais, bem como todos os tipos de produtos que serão utilizados no projeto, além da instalação e o financiamento do projeto. E isso traz mais segurança para o cliente, pois as metas serão atingidas e mantidas a longo prazo.

Ciente disso, confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do projeto turn key!

Economia de energia

Uma das grandes vantagens de contratar um projeto de iluminação em turn key é a economia de energia gerada logo depois no ambiente projetado. Para isso, a empresa responsável pela elaboração deve concebê-lo de acordo com as suas necessidades, seja em um espaço empresarial, seja residencial.

Ela ficará por conta de fazer instalações adequadas para o seu tipo de ambiente, projetando todos os pontos de iluminação necessários com um material de qualidade. Falando nisso, é importante destacar que as lâmpadas e as luminárias de LED têm sido bastante utilizadas nesse tipo de projeto, pois proporcionam economia de energia em comparação com as convencionais.

Tais alternativas utilizam energia apenas para a iluminação, enquanto as incandescentes geram calor também, o que acarreta o consumo muito mais alto. Além disso, as lâmpadas de LED duram mais e dispensam manutenções com frequência.

Portanto, ao contratar esse tipo de projeto, é possível economizar energia e, por conseguinte, reduzir as despesas com as contas de luz e os gastos com a troca da iluminação.

Iluminação adequada para o ambiente

Um projeto turn key é voltado totalmente para a projeção de uma iluminação adequada para o ambiente. Para tanto, a empresa incumbida da tarefa vai analisar quais são as atividades realizadas no espaço e planejar a ideia a partir disso, colocando pontos que tragam a luminosidade necessária para cada local.

Em ambientes corporativos, por exemplo, é muito importante que a iluminação seja totalmente apropriada para contribuir com o aumento da produtividade e o bom desempenho dos colaboradores. Sendo assim, antes de adquirir os itens que trarão luminosidade a um local, é fundamental elaborar um plano que contemple da melhor maneira as necessidades do espaço.

Serviço executado em conformidade com as normas técnicas

Em um projeto turn key, é obrigação das empresas seguirem as normas técnicas como a NR17, que vai trazer quantidade de LUX para cada tipo de estabelecimento. Aliás, qualquer serviço precisa ser executado em conformidade com os padrões de excelência, mas, quando se trata de um trabalho amplo e abrangente, atentar para esse requisito é ainda mais importante.

Portanto, ao contratar o serviço, certifique-se de que ele atende plenamente às normas técnicas em vigor. Inclusive, é preciso que esteja de acordo com o padrão exigido para alcançar o desempenho acordado em projeto graças ao rigor na execução dos procedimentos. Essa é a única forma de garantir a durabilidade e a longa vida útil dos itens e das instalações ao usufruir deles.

É importante ressaltar que o turn key precisa ser feito em parceria com uma empresa de iluminação qualificada e experiente, formada por profissionais capacitados e altamente especializados, capazes de elaborar um projeto de iluminação completo e eficaz. Outro fator indispensável para o sucesso do trabalho é o emprego de materiais de qualidade. Atuando nesse segmento há sete anos, a Luter LED está apta a suprir com excelência às demandas de mercado.

Para finalizar, devemos ressaltar que o projeto turn key vem se tornando cada vez mais conhecido e ganhando terreno em vários ramos da infraestrutura. Contar com esse modelo de serviço é garantia de receber o que foi previamente acordado, com qualidade e adequação às normas técnicas vigentes.

E então, gostou deste conteúdo? O projeto turn key, de fato, tem grande importância em ambientes que precisam de uma iluminação eficiente e de qualidade, concorda? Aproveite a visita ao blog e conheça mais sobre os produtos e os serviços da Luter LED! Estamos prontos para atender você!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.