Automação de iluminação industrial: 5 vantagens e como fazer

automação de iluminação

A automação de iluminação consiste em soluções que mantêm o consumo de energia elétrica sob controle. Além disso, serve como um elemento providencial para garantir otimização a esse recurso sem nenhuma interferência humana.

Ou seja: você economiza, ao longo do tempo, e mantém os ambientes iluminados somente quando estiverem em uso. E isso causa um impacto muito positivo no seu negócio.

Para que você entenda, exatamente, todas as vantagens de contar com a automação de iluminação industrial, siga com esta leitura e aprenda tudo a respeito do assunto!

O que é automação de iluminação?

Dá para resumir a automação de iluminação como o uso estratégico e combinado de tecnologias e poder analítico para compor um projeto luminotécnico inteligente.

Assim, você ganha eficácia na utilização devido aos recursos oferecidos pelas luminárias e refletores instalados, com acionamento somente quando alguém estiver ocupando o ambiente ou, até mesmo, diminuindo o fluxo da iluminação após um período sem atividade no local.

Tudo isso, funcionando de maneira automática e sem qualquer tipo de interferência humana para entrar em funcionamento.

Você deve imaginar, então, os benefícios dessa aplicação no interior da sua indústria, certo? Afinal de contas, a automação de iluminação industrial agrega eficiência e também economia nas despesas do final do mês.

Conheça os produtos da Luter Led!

Quais as vantagens da automação de iluminação?

Existem múltiplas vantagens de automatizar a iluminação do seu empreendimento — e vão além das qualidades que citamos acima. Confira, a seguir, outros motivos para investir nesse tipo de solução para a sua indústria.

1. Conforto e comodidade

Esse é um benefício que, no dia a dia, sequer nos damos conta da conveniência, mas é fato que um projeto automatizado de iluminação agrega facilidades.

Por exemplo: você pode entrar e sair dos ambientes sem se preocupar em acender ou apagar a luz. Imagine a facilidade disso caso seus funcionários estejam com as mãos ocupadas ou apressados para levar algo através de ambientes e corredores? Tudo é feito com simplicidade e conveniência. E o melhor: automaticamente.

2. Iluminação personalizada

Vale ressaltar o poder do projeto luminotécnico com um sistema de automação de iluminação. Pois além de conveniência, você ganha um projeto focado nas suas necessidades e nas caraterísticas de cada uma das suas áreas de trabalho.

E essa personalização é determinante para colocar o seu negócio em um patamar elevado de eficiência e produtividade, já que toda a composição das luminárias e dos refletores é direcionada à otimização dos produtos, conferindo resultados relevantes para o dia a dia.

3. Durabilidade

Com a automação de iluminação industrial, você se preocupa cada vez menos com manutenções e substituições de produtos. Afinal de contas, o acionamento automático somente quando necessário permite aumentar a durabilidade dos refletores e das luminárias LED utilizadas.

E se essas soluções já têm longa vida útil, imagine o quanto isso se estende quando há um uso pontual e estratégico dos produtos? Daí, a economia não apenas na conta de luz, mas na reposição de itens de iluminação, como as luminárias LED. 

4. Mais segurança

Você deve se preocupar com a segurança dos seus colaboradores, certo?

Pois então, lembre-se que automação de iluminação personalizada faz com que as estações de trabalho estejam sempre conferindo total visibilidade a eles no manuseio de equipamentos e na realização de todo tipo de atividade.

Imagine, por exemplo, o risco de uma empilhadeira trafegando sem a devida iluminação em sua indústria? E você pode, inclusive, programar os sensores do seu sistema para que funcionem com cerca de 20% da iluminação quando não houver nenhum acionamento do sensor. Assim, é possível economizar, mas sem abrir mão da segurança em 100% do tempo.

Quais as vantagens da automação de iluminação?

5. Economia de energia

Esse é um fator de impacto na decisão de qualquer gestor. Com a automação de iluminação, as despesas com energia elétrica sofrem uma redução significativa — e sabemos o quanto isso é bem-vindo para direcionar seu orçamento para outras áreas da empresa e sem perder eficiência de iluminação em toda a sua indústria.

Também dá para reforçar o que havíamos mencionado sobre a durabilidade dos refletores: a automação faz com que os refletores entrem em funcionamento apenas quando alguém (ou algo) aciona o sensor. Dessa maneira, sua indústria tem menos despesas com a manutenção das peças de iluminação — que já são, por natureza, de longa vida útil.

Imagine, inclusive, o quanto essa economia se destaca quando o projeto de iluminação artificial é integrado a outros elementos, como a iluminação natural de um ambiente?

As possibilidades de redução de custos se acumulam e com o auxílio de profissionais e empresas especializadas, a sua solução de automação de iluminação pode realmente se mostrar como algo que vai mudar, por completo e positivamente, a rotina do seu negócio.

Como a automação da iluminação colabora para a eficiência energética?

Independentemente do porte da indústria, as despesas com energia elétrica fazem parte significativa da lista de custos. Só para você ter uma ideia do impacto disso em larga escala: a Energy Information Administration fez um levantamento e apontou que 40% dos custos do país com esse tipo de solução são centralizados em prédios residenciais e comerciais.

A redução de custos com energia elétrica se tornou uma situação emergencial e crítica, até, para a sustentabilidade de qualquer empreendimento — não importando seu porte ou ramo de atuação. Mas o mais interessante é que a automação de iluminação industrial oferece essa redução de custos sem negligenciar a segurança (como havíamos adiantado) e tampouco o nível de excelência de iluminação desejado e, muitas vezes, exigido por órgãos reguladores.

Além disso, podemos destacar o quanto esse tipo de solução valoriza o seu negócio, uma vez que a automação de iluminação pode garantir até 21 pontos na certificação LEED de impacto ambiental. E a eficiência energética está diretamente ligada a esse fator, mas à qualificação da rotina da sua indústria por meio de um sistema personalizado.

Esse é, inclusive, um diferencial e tanto. Pois como mencionamos em tópicos anteriores, a automação de iluminação é feita em alinhamento com as características e necessidades de cada área da sua indústria — e também com os objetivos de eficiência que cada ambiente exige e necessita.

A personalização faz com que a quantidade, a angulação e o posicionamento de cada luminária sejam os mais otimizados possíveis. Algo que tem tudo a ver com a eficiência energética: o melhor uso de cada elemento que consome energia elétrica, e com destacada redução de custos. Sem falar no alinhamento com a utilização mais estratégica de luz natural, fazendo com que toda a iluminação da sua empresa se torne mais:

  • econômica;
  • eficiente;
  • sustentável;
  • personalizada.

Quer um exemplo desse uso balanceado de luz artificial e natural? Digamos que os refletores e luminárias mais distantes das janelas sejam configurados para serem acionados, gradualmente, de acordo com a incidência de luz solar. Enquanto isso, as áreas com menos exposição solar são programadas para que, automaticamente, o controle de iluminação seja mais potente para garantir qualidade de luz o tempo inteiro (independentemente de como estiver o dia lá fora).

Como funciona a automação de iluminação?

As soluções de automação de iluminação industrial são variadas, hoje em dia, e graças ao advento tecnológico que tem oferecido ainda mais capacidade de adaptação às necessidades de cada ambiente.

Por isso, vale a pena ter esse auxílio especializado de empresas para identificar qual solução melhor se alinha ao perfil da sua indústria e de cada área que você considera a instalação de sistemas de automação.

A ideia básica do funcionamento desse tipo de sistema gira em torno de uma rede elétrica integrada por um receptor que vai passar a se responsabilizar pelo acionamento e/ou pelo controle do grau de iluminação das luminárias.

Isso, como já adiantamos, abre mão do uso de interruptores. Mas é possível, ainda, dispor de soluções com mais recursos — você pode, por exemplo, ter total autonomia para controlar a iluminação de cada ambiente por meio de teclados de controle de iluminação.

As possibilidades estão bastante relacionadas com as características da sua indústria e das necessidades e carências que você diagnosticar, já que a automação de iluminação pode ser usada para:

  • acionar os refletores/luminárias;
  • controlar a intensidade das luzes;
  • fazer combinações variadas na sua iluminação.

Hoje em dia, você pode até mesmo controlar o sistema de iluminação da sua indústria com o auxílio de dispositivos móveis — como smartphones ou tablets.

Como fazer automação de iluminação?

Para que a sua indústria usufrua de todos os recursos da automação de iluminação, conte com empresas especializadas que têm se tornado referência na realização de serviços personalizados e que, complementarmente, dispõem de produtos de qualidade para a sua empresa.

A partir daí, uma análise criteriosa vai ser realizada para levar em consideração os requisitos de cada setor (e da sua área de atuação) para compor o projeto luminotécnico. O que também vai garantir a eficiência energética do seu empreendimento e compor um sistema de iluminação que funciona a qualquer hora do dia e independentemente da incidência solar de cada setor — afinal, como já vimos, a automação pode ser feita tanto de modo individualizado quanto programável de acordo com as características de cada área.

Como fazer automação de iluminação?

Como funciona o controle de iluminação?

Basicamente, estamos falando de um sistema que vai configurar, detalhadamente, cada necessidade de iluminação da sua indústria. Para tanto, vamos levar em consideração:

  • os setores da empresa;
  • os horários de funcionamento e de expediente;
  • a incidência de luz natural;
  • as formas de acionamento e de controle de iluminação;
  • os métodos de controle e de automação de iluminação.

É importante ressaltar, ainda, o quanto esses dispositivos e sensores ajudam a criar mais flexibilidade para a sua operação para que nada fique no escuro ou mal iluminado quando necessário e o setor estiver em uso.

Saiba mais: sensores de iluminação de presença, luminosidade e movimento.

Flexibilidade é, inclusive, uma palavra de ordem nos sistemas de automação de iluminação industrial: a partir daquele auxílio de empresas especialistas em soluções assim, você vai entender, exatamente, o que cada área necessita e como alcançar o resultado mais otimizado para dar luz e plena visibilidade no interior do ambiente a qualquer hora ou situação.

O que pode ser automatizado?

Todo o sistema de iluminação da sua empresa pode ser revisto para ser otimizado por meio de uma ou mais soluções de automação de iluminação industrial.

Para isso, uma análise detalhada deve ser realizada a fim de identificar esses fatores particulares e compor o acionamento e/ou o controle dos refletores conforme a necessidade.

Vale destacar que a automação de iluminação predial funciona bem tanto em ambientes residenciais quanto comerciais e industriais — e em todo tipo de setor. Sistemas assim são, como já mencionamos, flexíveis e podem atender às características de cada área para se adaptar a elas, e não o contrário.

Quer saber mais sobre iluminação industrial? Podemos te ajudar!

Iluminação Industrial em centros de distribuição, galpões logísticos e fábricas

Quanto custa automatizar?

O investimento de automação de iluminação industrial é variável de acordo com:

  • a quantidade de áreas que serão automatizadas;
  • a complexidade do projeto;
  • o número de luminárias a serem instaladas e posicionadas.

Mas é sempre interessante reforçar que um bom projeto de iluminação tende a “se pagar” ao longo do tempo — seja com economia ou com mais eficiência, traduzindo-se em múltiplos benefícios. Daí, a análise de que um bom sistema de automação pode proporcionar um custo menor para a sua empresa.

Automatização e iluminação em LED: por que investir?

Falamos bastante aqui a respeito do uso de refletores que são usados para a automação de iluminação industrial. E a tecnologia LED é fundamental para que você absorva e potencialize todos os benefícios desse tipo de solução.

Além disso, produtos LED de qualidade são:

  • duráveis;
  • resistentes;
  • adaptáveis (por meio de diferentes modelos) de acordo com as características do ambiente;
  • econômicos;
  • eficientes para um bom projeto de iluminação.

Ou seja: você só tem a se beneficiar ao encontrar soluções de automação de iluminação e que são reforçadas por toda a versatilidade e qualidade dos refletores LED.

Automatização e iluminação em LED: por que investir?

Orçamento e projeto

Se você tem interesse em conduzir o seu negócio para as qualidades e benefícios aqui mencionados da automação de iluminação industrial, nós podemos ajudar. A Luter LED é uma das principais referências do ramo em projetos de iluminação inteligente. E convidamos você a conhecer mais a respeito dos nossos produtos e serviços acessando o nosso site!

Conclusão

A automação de iluminação é uma verdadeira revolução para as empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.

Por meio de um sistema inteligente assim, as características de cada ambiente são programadas para que sensores, dimmers e outros dispositivos sejam ativados para acionar a luz ou mesmo controlar a intensidade dos refletores. Algo que traz benefícios múltiplos para o seu empreendimento — e conte conosco para auxiliar tanto no planejamento quanto na execução do seu projeto de automação de iluminação industrial.

Se você chegou até aqui, aproveite e solicite seu projeto luminotécnico inteligente GRATUITO!