Por que investir em um projeto de iluminação de shopping?

Blog

Um projeto de iluminação de shopping tem como objetivo a criação de uma experiência visual estimulante e, ao mesmo tempo, confortável para os clientes. Esse tipo de empreendimento geralmente apresenta áreas amplas, pisos numerosos e diferentes tipos de ambientes. Características que exigem cuidados especiais em termos de arquitetura e luminotécnica.

Uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mercado, em especial nos projetos voltados para grandes centros comerciais, é a eficiência energética. Empreendedores de todos os segmentos estão mirando seus investimentos em práticas e tecnologias sustentáveis, não apenas pelo retorno financeiro no longo prazo, como também pelo prestígio do público por tais iniciativas.

Neste artigo, falamos sobre as principais exigências envolvidas em um projeto de iluminação de shopping e os aspectos que mais têm sido valorizados nessas instalações. Continue a leitura para conferir!

O que levar em consideração em um projeto de iluminação de shopping?

A beleza e a sofisticação são características marcantes em grandes shoppings de todo o planeta. A iluminação pensada em conjunto com a arquitetura é capaz de criar experiências únicas, conferir destaque às lojas e seus produtos, bem como aumentar a satisfação do consumidor, motivando-o a passar mais tempo no local e comprar mais.

O maior desafio nesse tipo de projeto é gerar sensações específicas nos diferentes espaços que compõem a estrutura sem comprometer a harmonia geral do ambiente. Afinal, fortes variações, como espaços muito claros entre outros mais escuros, provocam adaptações visuais constantes que acabam gerando estresse nos visitantes.

Cada área do shopping deve ser trabalhada estrategicamente, porém, de maneira integrada aos demais locais oferecidos pela estrutura. Veja alguns pontos importantes nesse sentido a seguir!

Iluminação das praças de alimentação

As pessoas permanecem nas praças de alimentação por um período relativamente longo durante suas visitas ao shopping, uma vez que precisam lidar com filas, aguardar o preparo dos alimentos e, finalmente, consumi-los, geralmente na companhia de amigos ou familiares.

O ideal, portanto, é trabalhar uma iluminação amena e aconchegante nessas áreas, mas que seja suficientemente clara para permitir uma boa visualização dos pratos. A aplicação de cores variadas para conferir identidade pode ser interessante de acordo com a proposta do local, mas deve ser feita com cuidado, pois a estética dos alimentos pode ser prejudicada.

Iluminação dos centros comerciais e de convivência

A iluminação amena também se aplica nesse caso, no entanto, é preciso garantir que a transição entre a luz central e a luz das lojas seja o mais natural possível. Por senso comum, pequenos shoppings costumam adotar uma iluminação demasiadamente fraca nos pontos de circulação de pessoas para dar maior destaque às lojas, mas isso é um erro.

Os profissionais costumam recomendar uma escala de um para três na iluminação das lojas e um para cinco na iluminação de vitrines, de acordo com a iluminância externa. Sendo assim, se fora da loja a intensidade da luz registrada é de 100 lux, a iluminação interna não deve ultrapassar 300 lux. Já as vitrines devem se limitar ao total de 500 lux.

Outro fator importante é o IRC das lâmpadas e luminárias de LED, este índice é de 0 a 100 e demonstra a qualidade da luz de LED. Para os corredores este índice deve ser superior a 80 e para as vitrines deve ser superior a 90 de IRC.

Iluminação de corredores

A proporção apresentada no tópico anterior também se aplica às lojas instaladas nos corredores ― que geralmente são maioria nos layouts tradicionais. No entanto, quando pensamos em um projeto de iluminação de shopping, precisamos criar meios para que as pessoas apreciem o ambiente e queiram se manter nele o maior tempo possível.

Sendo assim, ao adotarmos um sistema de iluminação suave devemos tomar cuidado para que ele não se torne monótono, afinal, os visitantes passam muito tempo nos corredores conferindo vitrines.

A saída encontrada por muitos arquitetos é criar efeitos de luz aproveitando detalhes do forro do teto ou utilizar luminárias especiais para valorizar a decoração e os arranjos do local.

Quais são os benefícios ao investir em um projeto luminotécnico dessa categoria?

Muitos benefícios de um bom projeto luminotécnico já foram citados, mas há alguns fatores merecem destaque. São eles:

  • valorização da arquitetura interna;
  • maior destaque e aprovação dos empreendimentos instalados no local;
  • maior tempo de permanência dos clientes;
  • maior consumo de produtos, alimentos e serviços;
  • maior satisfação dos consumidores e fidelização.

No entanto, além das vantagens imediatas observadas na adoção de um projeto luminotécnico profissional, precisamos mencionar os pontos positivos que tal investimento representa no médio e longo prazos.

Instalações bem planejadas, que usam produtos de qualidade e são amparadas por profissionais bem qualificados, tendem a apresentar menos falhas e exigir menos serviços de manutenção.

Outro ponto importante diz respeito ao consumo de energia elétrica. É também função da empresa responsável pelo projeto de iluminação de shopping verificar as reais dimensões e necessidades de cada ambiente para evitar o uso desnecessário de lâmpadas e outros equipamentos.

Com a definição correta das tecnologias utilizadas e das demandas do local, o investimento aplicado em uma instalação de pequeno ou grande porte tende a ser sentido por um longo período.

Quais são as principais tendências na iluminação de shoppings?

A principal transformação observada na iluminação de shoppings é a predominância da tecnologia LED. Lâmpadas e luminárias de altíssima eficiência são peças obrigatórias nas instalações, não apenas pelo seu ganho em custo e durabilidade em relação às demais, como também pela imensa variedade de opções que o mercado oferece.

O aproveitamento da luz natural também sido um ponto de destaque que se apresenta em perfeita consonância com os principais benefícios observados na adoção dos dispositivos LED. A eficiência energética está na pauta da maioria dos projetos e nunca houve tamanha disponibilidade de serviços e produtos para a implementação de práticas sustentáveis nos projetos de iluminação.

Nesse cenário, é fundamental contar com uma empresa especializada para garantir que a implementação desses recursos seja realizada da melhor maneira possível a fim de obter resultados máximos, seja em termos econômicos, sejam em termos ambientais.

Se você precisa de um projeto de iluminação de shopping, saiba que a Luter Led é uma empresa brasileira que investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer as soluções mais inovadores disponíveis em iluminação LED e eficiência energética. Com experiência no atendimento de empresas de vários segmentos, suas soluções são customizadas de acordo com as necessidades e os objetivos de cada cliente.

Este artigo foi útil? Aproveite que chegou até aqui e entre em contato conosco para saber como podemos contribuir com a elaboração e a implementação do seu projeto de iluminação!

Siga nos no FacebookYouTube e LinkedIn para mais informações e torne-se um especialista em tecnologia LED.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.