IP69k – O que é, origem e exemplos [Tabela de grau de proteção]

Operadores apontando para uma fábrica, simbolizando ip69k

IP69K: esse é um termo que vai ser cada vez mais comum entre empreendedores e gestores em busca de luminárias alinhadas às necessidades e características de ambientes voláteis.

Pois essa sigla corresponde a um índice de proteção focado exclusivamente para resistir às condições mais desafiadoras. Por exemplo: mudanças bruscas de temperaturas (ou temperaturas extremas) e ambientes potencialmente agressivos — como os quimicamente agressivos ou com alto teor de poeira e/ou umidade.

Nesse sentido, é importante saber o que é IP69K para que você entenda o quanto esse tipo de equipamento vai proporcionar iluminação de qualidade sem ter o seu desempenho e durabilidade comprometidos por causa do ambiente onde ele está inserido. Boa leitura!

O que é o grau de proteção IP69K?

O significado de IP69K está relacionado ao índice de proteção idealizado para proteger equipamentos contra condições adversas e/ou extremas.

No caso do índice de proteção 69K, estamos nos referindo a apenas um dos variados Graus de Proteção IP que seguem padrões internacionais segundo a norma IEC 60529.

Especificamente falando a respeito do IP69K, o significado do nome tem a ver com um código, sendo:

  • IP correspondente ao termo índice de proteção;
  • o primeiro dígito se refere à resistência contra partículas sólidas — 6, portanto;
  • o segundo à resistência contra líquidos — 9, no caso do IP69K.

Essa numeração, inclusive, obedece a uma ordem crescente de 0 a 9, sendo que o menor valor não oferece proteção alguma ao equipamento. Enquanto isso, o maior valor oferece proteção máxima contra as condições adversas que podem prejudicar a integridade e performance dos equipamentos.

Origem da classificação IP69K

Originalmente, esse índice de proteção tem base no padrão alemão DIN 40050-9 em complemento ao IEC 60529 e que, atualmente, é composto pelo padrão ISO 20653.

Como mencionado acima, esses padrões internacionais contribuíram para a definição da classificação IP69K, uma classe de classe de proteção hoje definida pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC – International Electrotechnical Commission).

Norma DIN 40050-9

A norma alemã é a base para a composição da IP69K e de outros índices de proteção. É por meio dela que se estabeleceram parâmetros decisivos para averiguar a resistência e durabilidade de produtos.

Norma ABNT NBR IEC 60529:2017

Já a norma ABNT NBR IEC 60529:2017 atende a uma classificação específica para graus de proteção (IP) em invólucros de equipamentos elétricos cuja tensão nominal não seja superior a 72,5 kV.

Essa classificação permite que tenhamos uma uniformidade com relação aos produtos internacionais e aqueles do mercado nacional.

Mas vale atestar que, atualmente, o IP69K é o mais elevado nível de proteção dado aos produtos. Por seguir tanto as recomendações e especificações da NBR IEC 60529 e da DIN 40050-9, esse índice de proteção oferece destacada resistência contra:

  • penetração de poeira;
  • jatos d’água;
  • vapor de alta pressão;
  • altas temperaturas.

Diferenças entre a norma europeia e a norma brasileira

O grande ponto em questão, aqui, é que o IP69K se alinha a duas classificações internacionais que são também seguidas para a produção nacional.

E, como já foi explicado, esse índice de proteção é considerado o mais alto nível de segurança e confiabilidade para os produtos. Algo que confere mais garantia de performance nos mais variados cenários e circunstâncias dos quais um equipamento pode ser submetido — como luminárias em ambientes industriais (como o setor alimentício), por exemplo.

Qual a diferença entre graus de proteção IP? IP65, IP66, IP67, IP68 e IP69K?

Você que tem pesquisado no mercado os produtos com índices de proteção mais recomendados, já deve ter se deparado com a questão “IP69k vs IP69” ou as sugestões de especialistas por outros modelos de grau de proteção.

Por exemplo: produtos com certificação IP67 ou também com a certificação IP68. Acontece que cada um deles tem as suas características específicas. Isso faz um melhor do que o outro se você submeter as suas luminárias a uma condição adversa que determinado grau de proteção não seja capaz de oferecer.

Daí, a importância em compreender a classificação IP. Na nomenclatura explicada anteriormente, o primeiro dígito corresponde à resistência contra partículas sólidas.

Assim, IP65, IP66, IP67, IP68, IP69 e IP69K, entre outras, têm a mesma equivalência de proteção e durabilidade com relação às partículas sólidas.

E não podemos dizer o mesmo sobre partículas líquidas. Com isso, revela-se a importância de entender a fundo a tabela grau de proteção — e veremos isso adiante.

Tabela grau de proteção IP69k

Teto de empresa com luminárias, simbolizando o que é ip69k

Para que você consiga avaliar melhor toda a nomenclatura do grau de proteção IP, use a tabela a seguir para nortear-se sobre o assunto:

Proteção contra objetos sólidos

  • 0: Não protegido;
  • 1: Proteção contra objetos com diâmetro superior a 50 mm;
  • 2: Proteção contra objetos com diâmetro superior a 12 mm;
  • 3: Proteção contra objetos com diâmetro superior a 2,5 mm;
  • 4: Proteção contra partículas sólidas com diâmetro superior a 1 mm;
  • 5: Proteção contra poeira perigosa acumulada;
  • 6: Proteção total contra poeira.

Proteção contra líquidos

  • 0: Não protegido;
  • 1: Proteção contra o gotejamento perpendicular de água;
  • 2: Proteção contra gotas perpendiculares em ângulos de até 15°;
  • 3: Proteção contra gotas perpendiculares em ângulos de até 60°;
  • 4: Proteção contra água projetada de todas as direções;
  • 5: Proteção contra jatos d’água;
  • 6: Proteção contra jatos de água potentes;
  • 7: Proteção contra imersão temporária em água;
  • 8: Proteção contra imersão contínua em água;
  • 9: Proteção contra jatos em alta pressão e temperatura;
  • E tem o 9K, também alinhado ao DIN 40050-9, que oferece proteção contra vapores e jatos d’água com alta pressão e temperatura.

Bom exemplo disso são os ambientes que têm lavagens pesadas internas em suas rotinas. Algo que acontece na indústria de processamentos de alimentos, por exemplo.

Assim, existem agentes (como a água, os produtos químicos e altas pressões e temperaturas) altamente prejudiciais contra circuitos eletrônicos e equipamentos em geral. E, assim, a Classificação IP69K é testada para garantir que o produto suporte essas condições e estejam em conformidade com a proteção prometida.

Assim, deve ter ficado claro que os parâmetros de teste de resistência para certificação IP69K são mais extensos e rigorosos, conferindo por consequência esse alto valor agregado ao produto.

Exemplos de luminárias IP69K

Na Luter LED, lidamos com a disponibilidade de luminárias que atendam, especificamente, às demandas do seu projeto luminotécnico e das características de cada ambiente.

De soluções residenciais às necessidades de um ambiente frigorífico ou de outro segmento industrial que seja volátil, temos produtos que transformam as particularidades de cada ambiente em uma solução de iluminação.

No caso de áreas que se beneficiam (ou exigem) a ambientação por meio de luminárias IP69K, podemos destacar a luminária hermética LED. Ela faz parte de uma linha de Luminária Industrial Led Tri-Proof Hermética IP69K que agrega eficiência e economia associadas à segurança das luminárias herméticas.

Ideal, por exemplo, para a iluminação de câmaras frias porque é resistente à umidade, poeira e temperaturas baixas.

Vale analisar, também, a luminária hermética LED IP69K! Um produto que, como demonstramos ao longo do artigo, pode atender às condições mais exigentes e adversas, mas que ainda assim demandam alta eficiência de iluminação.

Como um produto atinge a classificação IP69K?

O produto em questão deve passar por avaliações em laboratórios especializados e credenciados para conferir alinhamento às normas NBR IEC 60529 e DIN 40050-9.

Além disso, quando falamos no IP69K, é determinante que as luminárias sejam desenvolvidas levando em consideração todos os rigores relacionados à higienização e sanitização por meio de protocolos. Como exemplo, podemos citar o PPHO (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional) e o POP (Procedimento Operacional Padrão), regulamentados pelo Ministério da Agricultura e pela ANVISA, respectivamente.

Quais os ganhos de um projeto de Iluminação para frigoríficos com luminárias IP69K?

Ter um produto durável, resistente e que confira a capacidade de iluminação conforme o projeto luminotécnico pode parecer um desafio.

No entanto, esse é um obstáculo facilmente superado com o auxílio de empresas especializadas que levam toda a sua expertise para um planejamento luminotécnico totalmente alinhado às características de cada ambiente e aos seus objetivos.

Ambiente de trabalho bem iluminado, simbolizando a norma ip69k

E empresas assim — assim como a sua empresa — são beneficiadas por meio de soluções capazes de suportar qualquer circunstância característica do seu ambiente de trabalho.

Daí, o uso de luminárias com IP69K, que são capazes de agregar:

  • menor frequência de manutenção;
  • limpeza constante dentro das normas que regulam o produto;
  • Plug Conector macho e fêmea IP69K;
  • uso de lentes ópticas que permite o atingimento do lux da norma NOH11 com menos energia para melhor viabilidade do projeto.

Está à procura de uma solução que aproxime você dos seus objetivos? Acesse o nosso site e encontre as melhores luminárias com IP69K!

Conclusão

O IP69K é um selo de qualidade que atesta o elevado padrão de qualidade de produtos contra diversos tipos de adversidades.

No caso de uma luminária com IP69K, pode-se esperar mais resistência contra partículas sólidas e líquidas. O que também agrega durabilidade e longo tempo de vida útil ao produto, conferindo ampla capacidade de iluminação e com baixíssimos custos de manutenção no período.

E conte conosco para montar seu planejamento luminotécnico e oferecer soluções alinhadas à realidade do seu negócio!

Quer saber mais sobre índice de proteção, confira o conteúdo e compartilhe: Índice de Proteção (IP): Qual a importância dessa classificação na hora da escolha de sua luminária LED?