Índice de Proteção (IP): Qual a importância para luminária LED?

índice de proteção

O Índice de Proteção (IP) é uma escala adotada na classificação dos graus de vulnerabilidade ou resistência de luminárias LED contra a ação de partículas sólidas e líquidos. A partir de testes controlados em laboratório, os fabricantes classificam seus equipamentos a partir dos resultados obtidos.

A escala de IP é dividida em duas dimensões: a IPX, relativa à proteção contra sólidos, e gradação IPY que representa a resistência à ação de líquidos. Quanto maior for o IP de uma luminária LED, melhor será seu desempenho em situações de exposição a condições de contato com partículas e líquidos.

Desse modo, é fundamental saber o que significa o Índice de Proteção (IP) e sua importância na qualidade e possibilidades de instalação de luminárias LED.

A pedido da Luter LED, o time de engenheiros e técnicos elaborou este artigo abordando tudo sobre IP, seu significado, as características desta escala de classificação e a sua importância.

Confira!

Índice de proteção (IP), o que é?

O índice de proteção IP (Ingress Protection) é uma categoria de classificação de luminárias LED em relação ao seu nível de proteção contra agentes externos sólidos (IPX) e líquidos (IPY). Isto é, a vulnerabilidade ou proteção contra os danos ocasionados por partículas ou, por exemplo, a ação da água.

Esse índice se organiza em escalas de proteção. O IPX (sólidos) abrange de IPX0 a IPX6, sendo que quanto maior a classificação melhor a proteção. Já o IPY (líquidos) varia de IPY1 a IPY9K. Sendo as luminárias com IPY9K totalmente protegidas contra jatos de temperatura e pressão significativas.

·  IPX: índice 0 representa a vulnerabilidade completa e o grau 6 a proteção total contra partículas sólidas.

·  IPY: índice 1 indica a não proteção e classificação IPY9K a proteção completa.

Afinal, o que é grau de proteção IK?

A escala de proteção contra impacto (Kinetic, ou impacto cinético) de luminária LED é indicado pela categoria de classificação IK. Este índice se organiza também em escala gradativa, sendo o índice IK1 aplicado aos equipamentos com proteção inferior ao IK10, que representa uma resistência significativa aos impactos físicos.

As fabricantes estabelecem e classificam seus produtos a partir de métodos controlados em laboratório de medição de resistência ao impacto. Engenheiros e técnicos liberam, de maneira controlada, pesos de massa diferentes a partir de alturas diferentes.

Dependendo de como o equipamento responde ao impacto, os técnicos classificam na escala IK sua resistência.

Qual a importância da numeração IP para luminárias de LED?

importância da numeração do IP para luminárias de LED

Tendo em vista que a numeração IP indica o grau de resistência de uma luminária LED contra o ingresso de partículas sólidas de dimensões diferentes e de líquidos, esta escala permite que o consumidor avalie as melhores luminárias a depender do ambiente em que serão instaladas.

Por exemplo, em setores industriais em que há presença constante de partículas de poeira suspensas, é recomendado a instalação de luminárias LED com índice IPX6. Devido ao seu processo de fabricação e materiais utilizados, respondem bem à exposição à poeira.

Isso permite maior vida útil dos equipamentos LED e, consequentemente, maior durabilidade e redução de custos com manutenção ou substituição.

Do mesmo modo, em cenários de exposição das luminárias em ambientes úmidos ou com possibilidade de ação direta de líquidos, instalar luminárias como IPK9Y significa a conservação dos equipamentos mesmo em cenários de contato com líquidos.  

Qual a diferença entre as classificações de IP?

O índice de proteção IP apresenta duas modalidades: a escala de proteção contra partículas sólidas de diversas dimensões (IPX) e os índices de proteção contra agentes líquidos (IPY).

O IPX classifica as luminárias LED a partir de sua vulnerabilidade ou proteção contra os efeitos de agentes externos de natureza sólida. Isto é, desde objetos com diâmetros superiores a 50mm (IPX1) até partículas de poeira (IPX6).

Quanto maior for a numeração associada ao IPX maior será a proteção contra os efeitos prejudiciais que o contato entre o equipamento LED e estes objetos sólidos pode ocasionar.

Já a classificação de resistência à ação de líquidos é organizada na escala IPY. Esta abrange desde a vulnerabilidade total (IPY1) até a proteção contra vapores ou jatos de água de alta pressão e temperatura (IPY9K).

Assim como a escala IPX, a IPY também implica maior proteção quanto maior for a numeração associada. Ou seja, em gradação crescente que significa equipamento com nula, parcial ou total proteção.

Conheça a tabela de grau de proteção IP

Cada escala apresenta características específicas de proteção, testadas em laboratório pelas fabricantes e classificadas em cada produto LED.

Conheça a tabela e saiba identificar o significado de cada índice!

Tabela de índice de proteção IP
Tabela de índice de proteção IP

Índice de Proteção, qual a diferença entre eles?

Índice de Proteção, qual a diferença entre eles?

Atualmente as fabricantes adotam um procedimento de classificação que une tanto IPX quanto IPY no mesmo indicador, de modo que as luminárias LED sejam classificadas pelos seus índices de proteção contra sólidos e líquidos.

Essa escala de proteção é representada por algarismos numéricos compostos por dois números, sendo o primeiro de 0 a 6 (IPX) e o segundo de 0 a 9K (IPY).

Por exemplo, IP42: representa um índice de proteção nível 4 de IPX e nível 2 de IPY. Isto é, uma luminária com proteção contra objetos sólidos maiores que 1mm, assim como protegida contra quedas verticais de gotas d’água com inclinação máxima de 15°.

IP63 - índice de proteção 63

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra água aspergida em ângulo maior ou menor a 69° (IPY3).

IP64 - índice de proteção 64

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra projeções de água (IPY4).

IP65 - índice de proteção 65

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra jatos de água (IPY5).

IP66 - índice de proteção 66

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra ondas do mar ou jatos potentes (IPY6).

IP67 - índice de proteção 67

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra imersão (IPY7).

IP68 - índice de proteção 68

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra submersão (IPY8).

IP69K - índice de proteção 69K

  • Luminária totalmente protegida contra a ação de partículas de poeira (IPX6) e com proteção contra jatos de vapor em alta pressão (IPY9K).

Quais as diferenças de aplicações de luminárias com IP?

Tendo em vista as características do índice de proteção IP das luminárias LED, a sua aplicação dependerá do contexto e da necessidade identificada no projeto luminotécnico desenvolvido.

Em contextos identificados de necessidade de proteção constante contra a ação da água, é recomendado que sejam instaladas luminárias LED com IPY acima do nível 6. Já em cenários nos quais a ação de partículas de poeira é intensa, o IPX deve ser considerado.

Por isso, conte com o auxílio de técnicos qualificados na hora de avaliar qual a melhor solução para o ambiente, seja residencial ou industrial.

Como interpretar o grau de proteção em luminárias de LED?

Como interpretar o grau de proteção em luminárias de LED?

A interpretação do índice de proteção depende da leitura e compreensão de dois aspectos: a identificação do IP contra sólidos e contra líquidos. Essa classificação é apresentada em uma dupla de algarismos numéricos, sendo o primeiro relativo ao IPX e o segundo ao IPY.

Portanto, quando a luminária indica um IP66, por exemplo, o primeiro algarismos indica o grau de proteção contra sólidos e o segundo contra líquidos. Isto é, um nível de proteção total contra sólidos (IPX6) e um grau 6 contra líquidos (IPY6).

Pois então, com qual Índice de Proteção eu devo comprar uma luminária LED?

A resposta a esta pergunta depende, em última análise, do ambiente no qual seus aparelhos serão instalados. Se os seus acessórios ficam sujeitos à poeira, areia, detritos ou líquidos, é recomendável escolher um produto com uma classificação IP (Índice de Proteção) mais alta. Para decidir qual classificação IP é adequada para seu projeto, examine o espaço (ou peça para algum especialista) onde o dispositivo será colocado.

Normalmente, as classificações IP baixas são usadas para áreas como ambientes internos, onde jatos de água nunca serão um problema. Áreas com temperatura controlada, como edifícios de escritórios e edifícios municipais, não exigem produtos com Índice de Proteção altos. 

As luminárias LED com alto IP são usadas para locais externos sujeitos a grandes quantidades de líquidos e poeira, áreas com grande movimentação, locais úmidos,  locais não vedados, como estádios esportivos, áreas à beira-mar e  até mesmo locais que manuseiam alimentos, como em frigoríficos que necessitam de lavagem para higienização.

Exemplos de produtos com alto índice de proteção

Atualmente, luminárias LED de diversas aplicações e características são comercializadas numa gama de índices de proteção. Sejam aquelas próprias à instalação em locais com pé-direito alto, sejam aquelas destinadas às áreas externas.

Confira a seguir exemplos de luminárias LED com alto IP.

Luminárias High Bay LED

As luminárias High Bay são recomendadas para espaços amplos e com pé-direito de 6m a 25m. Possuem, comumente, IP66 e IP67. Ou seja, com proteção total contra partículas sólidas e parcial contra a ação da água.

Luminária Hermética LED

Devido ao isolamento total do equipamento, as Luminárias Herméticas LED são comumente instaladas em ambientes com potencial de exposição à ação de partículas sólidas e líquidos. Por isso, apresentam índices de proteção significativos.

Refletor LED

Por sua tecnologia associadas, os Refletores LED possibilitam estratégias de iluminação direcionadas em angulação de até 160°. Isso implica em possibilidades de direcionamento e foco em objetos específicos. Além disso, são instalados em ambientes abertos, como quadras esportivas, apresentando índices de proteção IP altos.

Qual a importância do cabeamento possuir IP de acordo com o produto?

importância do cabeamento possuir IP de acordo com o produto

Todos os aspectos envolvidos no processo de instalação das luminárias LED devem ser considerados, de modo que a melhor solução seja implementada. No caso de espaços com risco de exposição à ação de partículas sólidas ou líquidos, o cabeamento também deve ser avaliado.

Em projetos luminotécnicos estes fatores são avaliados e considerados logo no processo de elaboração do projeto. Desse modo, técnicos qualificados analisam todos os fatores envolvidos, indicando os melhores equipamentos, componentes e recursos necessários de acordo com o ambiente a ser iluminado.

Garantia de 5 anos: compromisso com a durabilidade

Já falamos anteriormente aqui em nosso blog da importância da durabilidade e da garantia na hora da compra de suas luminárias LED. É importante estar atento às especificações para adquirir um produto de qualidade. Afinal, cada modelo tem características distintas, apropriadas para o tipo de aplicação.

Por vezes, luminárias LED podem apresentar alguns problemas, por isso, é importante observar o tempo de garantia do fabricante, pois é ele que garante o funcionamento e qualidade do produto. Quando uma empresa oferece uma garantia de cinco anos, ela utiliza-se de componentes mais resistentes para, de fato, evitar problemas no fornecimento. Uma boa empresa de iluminação saberá qual o melhor tipo de projeto e produto a ser implementado no seu ambiente de trabalho.

Conclusão

O índice de proteção IP das luminárias LED classifica, em escala, a vulnerabilidade ou proteção contra a ação de partículas sólidas ou líquidos. Quanto maior a gradação melhor será a resposta da luminária quando exposta a agentes externos prejudiciais.

Consequentemente, equipamentos com IP elevado possibilitam uma redução de custos com manutenção ou, inclusive, substituição. Para isso, é necessário analisar e compreender as características e necessidade dos ambientes nos quais as luminárias serão instaladas.

Em projetos luminotécnicos elaborados por profissionais qualificados este e outros aspectos são avaliados previamente, de modo que a melhor estratégia e solução seja implementada. Possibilitando maior durabilidade das luminárias pela instalação adequada.

A Luter LED conta com um time de engenheiros e técnicos com expertise de mercado e capacitação profissional, elaborando e implementando as melhores soluções para clientes de diversos segmentos da economia.

Entre em contato hoje ainda com e solicite um orçamento!