Luz natural e luz artificial: saiba como utilizá-las na indústria!

Iluminação Industrial

A conjugação da luz natural e luz artificial em projetos luminotécnicos do setor industrial representa uma estratégia de redução de custos, aumento de produtividade e garantia do bem-estar e conforto dos colaboradores ao longo das atividades desempenhadas.

Por isso, é fundamental avaliar e compreender alguns aspectos desta estratégia de iluminação. Especialmente, quais as características da luz natural e luz artificial, a sua importância no ambiente de trabalho, seus impactos da fisiologia humana, assim como as vantagens de seu emprego no setor industrial.

Considerando estes aspectos, o time de especialistas da Luter LED desenvolveu este artigo abordando tudo sobre luz natural e luz artificial com o objetivo de orientar você às melhores práticas de mercado e às novas tecnologias disponíveis. Continue no artigo e compreenda como utilizar luz natural e artificial na indústria!

Luz natural e luz artificial, quais são as diferenças?

Todo projeto luminotécnico bem elaborado considera aspectos físicos dos espaços a serem iluminados, as características (se comercial, industrial, residencial etc.), assim como as atividades humanas desempenhadas nestes locais.

Desse modo, podem conjugar a luz natural com luz artificial ou, ao contrário, estabelecer o predomínio de uma sobre a outra, quando necessário.

Confira as diferenças entre luz natural e luz artificial.

Luz natural

É aquela emitida por fontes naturais, como o sol. Como não depende de fatores ou dispositivos adicionais, é essencialmente sustentável, barata, confortável e livre de custos energéticos. No entanto, gera calor e apresenta taxas de raios UV que podem ser prejudiciais à saúde humana.

Luz artificial

A luz artificial é produzida por luminárias e demais dispositivos de iluminação que, planejados em projeto luminotécnico eficiente, apresentam as melhores soluções para espaços de diversas dimensões e necessidades.

Por terem sua origem na indústria, estes dispositivos são fabricados de modo a simular e estender as possibilidades de iluminação natural. Por exemplo, produzidos com índices de IRC variáveis.

Afinal, o LED pode substituir a luz natural?

Apesar do avanço tecnológico na fabricação de dispositivos LED, é recomendado a conjugação entre luz natural e luz artificial. Por uma série de fatores, os projetos luminotécnicos sempre consideram esta possibilidade. Dentre eles:

·  redução de custos

·  saúde e qualidade de vida de colaboradores

·  conforto durante as atividades humanas desempenhadas no espaço

Por isso, a luz LED representa uma estratégia de ampliação das potencialidades de luz natural. Agindo como um fator adicional e complementar nos processos de iluminação de espaços de dimensões variadas.

Quais são as vantagens e desvantagens da luz natural e LED?

Desse modo, tanto nos recursos de iluminação por luz natural quanto luz artificial apresentam um conjunto de vantagens e desvantagens. Saber identificar e comparar é fundamental na elaboração de projetos luminotécnicos assertivos.

Confira!

 Luz natural

A luz natural é muito importante, pois muitas pessoas passam o dia em um ambiente de trabalho sem ter contato com o sol, e essa falta de luz solar acaba trazendo problemas para a saúde. Veja algumas vantagens:

·   economia, pois você acaba gastando menos com pontos de iluminação artificial, o que proporciona redução nos gastos com a conta de luz;

·   melhoria no desempenho dos funcionários;

·   consciência ambiental, uma vez que é feito um aproveitamento da luz do sol, ao invés do uso de fontes energéticas que trazem impactos para o meio ambiente.

E quais são as desvantagens? Entre as principais, estão:

·   baixa luminosidade natural em dias nublados ou de muita chuva;

·   ela é voltada apenas para o período diurno, já que não há possibilidade desse recurso à noite.

 

Luz de LED

luz natural e luz artificial LED

A luz de LED tem sido bastante utilizada como solução, pois traz muito mais benefícios do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Ela produz mais luminosidade para o ambiente sem gastar tanta energia. Os benefícios são:

·   gasta muito menos energia do que lâmpadas convencionais;

·   não emite radiação UV que contém em outras fontes de iluminação tradicionais, sendo uma forma de consumo consciente;

·   a iluminação traz um maior conforto visual ao ambiente de trabalho industrial, permitindo uma maior segurança nas atividades desenvolvidas ali.

E as desvantagens? São elas:

·   As luminárias LED possuem um custo mais elevado do que as convencionais lâmpadas, embora com o avanço da tecnologia os valores vem caindo consideravelmente.

Qual é a importância da iluminação em um ambiente industrial?

Muitas pessoas se questionam sobre a importância de uma boa iluminação, mas poucos sabem como ela pode afetar a produtividade em uma empresa. A luz é capaz de ajudar ou atrapalhar o desempenho dos funcionários, e impacta diretamente na ergonomia em um ambiente de trabalho. Portanto, é sempre bom se atentar sobre esse aspecto e tentar equilibrar tanto a luz natural quanto a luz de LED.

Os dois tipos de luz são importantes e devem ser pensados de modo que um complemente o outro para proporcionar a luminosidade necessária em um ambiente de trabalho, ainda mais na indústria, que traz atividades pesadas e que envolvem a concentração e o uso de máquinas pesadas.

Já um ambiente mal iluminado, que não fornece luz necessária para o desempenho das atividades, pode prejudicar a saúde dos funcionários, sendo possível até mesmo a ocorrência de acidentes. Portanto, é necessário sempre tentar evitar essas situações, optando por projetos de iluminação mais completos e eficientes.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Por fim, vale ressaltar que ambos os tipos de iluminação podem trabalhar juntos, de modo a promover uma melhor luminosidade no ambiente de trabalho industrial, trazendo benefícios tanto para os funcionários, quanto para a empresa.

 

Como escolher a melhor opção para iluminação de um ambiente industrial?

Ambientes industriais apresentam características variadas dependendo do setor, segmento, porte e atividades desempenhadas na planta da fábrica. Por isso, a escolha da melhor solução para estes locais depende de uma avaliação crítica e atenta de cada área a ser iluminada em relação às atividades nela desempenhadas.

Por isso, conte sempre com técnicos qualificados e com expertise de mercado na hora de elaborar um projeto luminotécnico assertivo, econômico, eficiente e que possibilite as melhores soluções.

Como a iluminação impacta o ambiente de trabalho?

Como a iluminação impacta o ambiente de trabalho?

Estudos no campo da Ergooftalmologia indicam a importância da avaliação atenta das necessidades do espaço de trabalho em relação às fontes luminosas dispostas no ambiente. Isso impacta tanto na produtividade dos colaboradores quanto na redução de custos com iluminação.

Dentre estes fatores, vale a pena analisar a natureza e tipo de dispositivo de iluminação utilizado. Estes podem ser: luzes quentes, luzes frias e luzes neutras, conhecidas como temperatura de cor. Cada um apresenta características específicas e com potencialidades também únicas.

Confira!

Luzes quentes

Fontes de iluminação caracterizadas como Luz Quente apresentam uma coloração que tende ao amarelo e que possibilitam maior conforto.

Luzes frias

Recomendada para ambientes que demandam concentração e foco contínuo, por exemplo em escritórios. Apresentam coloração que tende ao branco ou azul, sendo comumente adotadas em ambientes de leitura.

Luzes neutras

As luzes neutras se aproximam, com maior intensidade e característica, da luz natural. Por isso, representam uma ótima opção quando em projetos luminotécnicos de ambientes que demandam tanto atenção quanto conforto visual.

Smart Lighting, como aliar a luz natural e a luz artificial?

A tecnologia Smart Lighting permite que se reduza em até 80% o consumo com energia a partir de recursos e estratégias inteligentes de iluminação. Todo o sistema conta com luminárias dimerizáveis, controle por smartphones, hotspot com wifi, sensores de movimento, temperatura e luminosidade.

Em projetos luminotécnicos que adotam a tecnologia Smart Lighting é possível conjugar a luz natural e luz artificial, de modo que os espaços e áreas iluminadas apresentam ganhos significativos em qualidade de luz, economia, ergonomia e produtividade dos colaboradores.

Confira os impactos positivos da implementação do sistema Smart Lighting realizado pela Luter LED. Aproveite e entre em contato com o time de consultores e saiba mais sobre essa nova tecnologia!

Quais são as vantagens de aliar a luz natural e a luz artificial?

A associação entre luz natural e luz artificial em projetos luminotécnicos permite que espaços, de dimensões varias, sejam adequadas e eficientemente iluminados. Por um lado, possibilitam maior atenção ao ciclo circadiano, por outro, permitem maior conforto visual.

Confira as vantagens na conjugação da luz natural e luz artificial!

Ciclo circadiano

Relacionado à regulação orgânica do corpo humano, o ciclo circadiano é responsável pela organização fisiológica relacionada às atividades realizadas durante o dia e durante a noite. Avaliar e considerar este aspecto é fundamental na hora de se estabelecer estratégias de iluminação.

·  atenção aos ciclos fisiológicos do indivíduo

·  respeito e compreensão das necessidades orgânicas do corpo humano

·  impacto no desempenho das atividades, tendo em vista a atenção à natureza do corpo humano

Conforto visual

A partir de projetos luminotécnicos bem elaborados, é possível alcançar nível de conforto visual pela conjugação da luz natural e luz artificial. Este aspecto impacta, essencialmente, na qualidade de vida dos colaboradores, equipes e toda a cadeia de atividade humanas desempenhadas nos espaços.

·  aumento da produtividade

·  bem-estar do indivíduo

A Luter LED desenvolve projetos luminotécnicos de excelência para os mais diversos setores da economia, contando com uma equipe de engenheiros e técnicos com expertise de mercado e qualificação instrucional.  

Conclusão

 luz natural e luz artificial conclusão

A conjugação da luz natural e luz artificial nos setores produtivos da indústria apresenta benefícios que abarcam desde a redução de custos até o bem-estar dos colaboradores. No entanto, é crucial que sejam planejadas e executadas com base em projetos luminotécnicos profissionais.

Nestes projetos, técnicos qualificados avaliam toda a estrutura física do espaço a ser iluminado, assim como as necessidades e as atividades humanas desempenhadas no local. Avaliam as melhores soluções e implementam as melhores estratégias de iluminação, aliando luz natural e luz artificial.

Estas estratégias contemplam o conforto visual, o ciclo circadiano, os ganhos com a tecnologia Smart Lighting e o tipo de luz artificial mais adequada ao espaço: fria, quente ou neutra.

Entre em contato hoje ainda com o time de consultores da Luter LED e agende uma avaliação!