O Smart Lighting é uma técnica que vem ganhando mercado e gerando uma verdadeira revolução na forma de se iluminar e consumir energia. Na tradução literal, Smart Lighting significa ‘iluminação inteligente’. Portanto pode ser definido como um tipo de tecnologia de iluminação desenvolvida para promover a eficiência energética.
Enquanto o mundo todo tem ser tornado smart, a iluminação não poderia ser diferente. Por outro, lado temos os conceitos de smart city, smart industry e smart home. Ou seja, hoje tudo está conectado, integrado e mais inteligente.
A tecnologia Smart Lighting envolve equipamentos elétricos capazes de garantir uma alta eficiência. Além disso, integra controles automatizados para realizar ajustes inteligentes. Como resultado, analisam a área a ser iluminada, a luz natural, entre outros fatores.
Onde implementar?
A tecnologia de smart lighting é empregada em alguns casos para efeitos estéticos, como em shoppings e supermercados. Além disso, outra utilidade muito recorrente é para iluminação de tarefas ocupacionais por exemplo, nas linhas de produção de galpões das grandes indústrias e hospitais. Além disso, os ambientes externos também são bastante implementados, como em estacionamentos, ruas e avenidas para garantir a segurança dos passantes durante a noite.
A economia gerada com o Smart Lighting
Essa tecnologia tem a economia de energia elétrica como um dos principais diferenciais. Ela pode gerar uma redução de mais de 90% do consumo, graças aos altos índices de eficiência aplicados aos projetos. Em primeiro lugar, considera-se a energia natural gerada em cada ambiente. Programa-se o equipamento para manter sempre uma mesma intensidade de iluminação.
Enquanto o ambiente está bem iluminado pelo sol, utilizam-se menos recursos das luminárias. Quando a iluminação natural vai diminuindo, as luminárias passam trabalhar mais para compensar.
Menos necessidade de manutenção
Um fator importante é que com o smart lighting funcionando, a quantidade de manutenção é mínima. Não há necessidade de acompanhamento humano na maior parte do tempo.
Uma curiosidade! Os sistemas de smart lighting podem ser controlados via internet para ajustar o brilho da iluminação e os horários. Há uma tecnologia específica que envolve a rede inteligente, inclusive atribuindo endereços de IPs às lâmpadas. Assim, o controle se torna muito mais simples.
Como funciona na prática?
Para compreender como o smart lighting funciona, é preciso lembrar que uma característica essencial da tecnologia é o uso de sensores de ocupação. Temporizadores sinalizam a unidade de controle eletrônico após períodos de inatividade pré-definidos. Podem ser instalados sensores infravermelhos, ultrassônicos ou híbridos. Confira no link um dos cases da Luter LED com Smart Lighting aplicado.
Sustentabilidade x Smart Lighting
A iluminação inteligente possui também um papel fundamental quando falamos sobre sustentabilidade. Hoje, 19% de toda a energia produzida no planeta é utilizada para a iluminação e 6% das emissões de gases de efeito estufa derivam daí. Portanto, uma iluminação inteligente reduz também o impacto ambiental humano no planeta.
Quer saber mais sobre essa tecnologia e entender como implementar, sobretudo, no seu negócio? Fale com um de nossos consultores.
Também acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais: LinkedIn, Facebook e YouTube!
Comentários: