Qual a importância do Índice de Proteção (IP) na hora da escolha de sua luminária LED?

Blog

Você sabia que as luminárias LED que você compra tem níveis de proteção? O Índice de Proteção (IP) se refere à classificação e avaliação do grau de proteção de produtos eletrônicos contra a intrusão de resíduos sólidos como poeira e também líquidos como jatos de água e chuva. É crucial considerar as classificações de Índice de Proteção do produto, para quem estiver pensando em comprar acessórios para ambientes empoeirados ou úmidos e industriais agressivos.

Um Índice de Proteção é definido pelas letras IP, seguidas por dois números. Seu único objetivo é fornecer informações precisas sobre o nível de proteção que uma lâmpada ou equipamento elétrico oferece. O primeiro número oferece uma escala de 0 a 6 e está relacionado aos níveis de proteção contra sólidos como sujeira, areia, poeira e detritos, enquanto o segundo número (0 a 8) representa a proteção contra líquidos como umidade e água. Quanto maior o número, maior a proteção.

Os produtos mais comuns de se encontrar no mercado são com Índice de Proteção 65, 66 e 67 (IP65, IP66 e IP67). Mas qual a diferença entre eles?

Dependendo do seu projeto, as diferenças entre essas três classificações do Índice de Proteção podem ser muito importantes. Um acessório classificado com qualquer uma das três classificações é igualmente protegido contra poeira, sujeira, areia e detritos (conforme indicado pelo dígito “6”). Já a “proteção líquida” para cada uma é exclusiva:

IP 65: Água projetada de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais.

IP 66: Água projetada em fortes jatos de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais.

IP 67: A entrada de água em quantidade prejudicial não deve ser possível quando o invólucro está imerso em água sob condições definidas de pressão e 30 minutos.

Pois então, com qual Índice de Proteção eu devo comprar uma luminária LED?

A resposta a esta pergunta depende, em última análise, do ambiente no qual seus aparelhos serão instalados. Se os seus acessórios ficarem sujeitos a poeira, areia, detritos ou líquidos, é recomendável escolher um produto com uma classificação IP (Índice de Proteção) mais alta. Para decidir qual classificação IP é adequada para seu projeto, examine o espaço (ou peça para algum especialista) onde o dispositivo será colocado.

Normalmente, as classificações IP baixas são usadas para áreas como ambientes internos, onde jatos de água nunca serão um problema. Áreas com temperatura controlada, como edifícios de escritórios e edifícios municipais, não exigem produtos com Índice de Proteção altos. As luminárias LED com alto IP são usadas para locais externos sujeitos a grandes quantidades de líquidos e poeira, áreas com grande movimentação, locais úmidos e locais não vedados, como estádios esportivos, áreas à beira-mar e depósitos sujos.

Exemplos de produtos com bom índice de proteção:

High Bay
Luminária Hermética LED
Refletor LED

*Produtos com Norma 60529, publicado pela International Electrotechnical Commission (IEC) – no padrão brasileiro equivalente a NBR.

SAIBA MAIS: Índice de resistência a impacto: qual a importância do IK de sua luminária?

Uma boa garantia é essencial para a qualidade do produto

Já falamos anteriormente aqui em nosso blog da importância da durabilidade e da garantia na hora da compra de suas luminárias LED. É importante estar atento às especificações para adquirir um produto de qualidade. Afinal, cada modelo tem características distintas, apropriadas para o tipo de aplicação.

Por vezes, luminárias LED podem apresentar alguns problemas, por isso, é importante observar o tempo de garantia do fabricante, pois é ela que garante o funcionamento e qualidade do produto. Quando uma empresa oferece uma garantia de cinco anos, ela utiliza-se de competentes mais resistentes para, de fato, evitar problemas no fornecimento. Uma boa empresa de iluminação saberá qual o melhor tipo de projeto e produto a ser implementado no seu ambiente de trabalho.

ATENÇÃO: As luminárias com IP devem ter emendas à prova d’água de acordo com o número IP de proteção do produto. Por exemplo: luminárias de IP 65 devem ter emendas de IP 65 ou superior, que podem ser fita de autofusão, engate rápido com IP ou proteção de resina IPX8.

A Luter Led é uma empresa brasileira referência no desenvolvimento de projetos de iluminação LED industrial e outros segmentos. Oferecemos os mais variados tipos de produtos com garantia de 5 anos e serviços de instalação, inclusive sistemas automatizados (Smart Lighting). Além disso, temos as melhores luminárias LED do Brasil em durabilidade, com o Índice de Proteção que você necessita.

Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens de investir em um projeto luminotécnico para calcular o melhor número de luminárias LED, para atender a luminosidade em lux correta de acordo com a norma NHO11, para sua empresa.

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedIn, Facebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.