Lâmpadas e Luminárias de LED: durabilidade e garantia são mais importantes que o custo?

Blog

durabilidade lâmpadas led

Cada vez mais, as lâmpadas fluorescentes vêm dando lugar às alternativas em LED, que têm ganhado destaque nos projetos de iluminação industriais e em ambientes corporativos. Um dos fatores que contribuem para isso é a durabilidade de luminárias LED, afinal, ela é muito superior quando comparada com a de outros produtos encontrados no mercado.

Aliás, a troca de lâmpadas fluorescentes por modelos feitos em LED traz diversos benefícios, como economia no consumo de energia e iluminação mais bonita e eficiente. Porém, por exigir um investimento maior, muitos clientes questionam se a substituição pelo LED, de fato, vale a pena.

Preparamos este artigo para você que não conhece muito bem as vantagens das lâmpadas e luminárias de LED e está em dúvida em relação a essas alternativas. Vamos falar sobre os problemas mais comuns na compra de lâmpadas e luminárias, a importância da durabilidade e da garantia e por que contar com o auxílio de uma empresa especializada. Boa leitura!

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Quais são os problemas observados durante a compra de lâmpadas e luminárias?

Muitas dúvidas costumam surgir ao realizar a compra de uma lâmpada ou luminária. Por isso, é fundamental entender bem sobre o produto e saber qual é o ideal para o ambiente em que vive ou trabalha. Do contrário, você corre o risco de fazer uma má escolha, o que vai gerar transtornos mais adiante.

É possível que a lâmpada ou luminária não forneça uma boa iluminação para o espaço ou não tenha a durabilidade necessária, exigindo um número maior de manutenções. Logo, é preciso minimizar ao máximo a ocorrência desses problemas no momento da compra.

Alguns dos problemas observados com o uso de lâmpadas e luminárias comuns, são:

  • perda rápida de luminosidade;
  • alteração da cor da luz (fica mais azulada);
  • queima parcial ou queima total;
  • piscando constantemente.

Primeiro, é importante conhecer os tipos de luminárias existentes no mercado, como as lineares, high bays, low bays, down-lights, track-lights, street-lights. Feitas em LED, tais alternativas são indicadas para qualquer tipo de ambiente — principalmente o corporativo, que requer uma boa luminosidade para auxiliar na produtividade dos funcionários e também estar dentro das normas vigentes (NHO11).

Outra questão diz respeito ao custo. As luminárias de LED custam mais, logo, muitos clientes acabam optando pelos modelos mais baratos. Porém, devemos lembrar que as opções de menor custo têm qualidade inferior e podem oferecer mais prejuízos que vantagens.

Por sua vez, as lâmpadas e luminárias de LED proporcionam um excelente custo-benefício, ainda que o investimento inicial seja maior. Ao adquiri-las, será possível notar, no decorrer do tempo, o quanto elas são mais duráveis e econômicas, além de garantirem uma luminosidade mais eficiente e adequada ao espaço.

Qual a durabilidade das lâmpadas e luminárias LED?

Um dos principais benefícios de uma lâmpada ou luminária de LED é a sua durabilidade. Inclusive, esse fator é o que mais atrai os compradores interessados em projetos de iluminação muito mais duradouros se comparados aos convencionais, os quais empregam as opções fluorescentes.

Porém, qual a durabilidade de luminárias LED, afinal? A previsão da vida útil dessas alternativas depende de diversos fatores, embora seja de conhecimento geral que elas são produzidas para durarem de 25 mil a 50 mil horas — aliás, um tempo incrível em relação aos outros tipos de iluminação.

Ao longo do tempo elas simplesmente perdem o brilho e precisam ser trocadas. Isso so acontece anos depois de uso, no momento em que elas deixam de oferecer a luminosidade necessária para o espaço. lembrando que somente um produto com longo tempo de garantia (5 anos) pode garantir um tempo maior da durabilidade do LED.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Vida útil do LED

Para se obter a vida útil do LED, deve se aplicar um procedimento de teste chamado LM 80 que obtém informações por meio da manutenção do fluxo luminoso e das alterações que podem ocorrer com o tempo e a cromaticidade da lâmpada.

Esse teste é feito em medições com pelo menos 6 mil horas de vida, com intervalos de mil horas, em três temperaturas ambiente diferentes. Os resultados desse teste permitem verificar a depreciação do LED de acordo com tempo, assim podendo calcular sua vida útil. Para entender melhor baixe agora nosso e-book sobre LM 80!

Garantia das lâmpadas e luminárias de LED

Estar atento às especificações da lâmpada e luminárias é garantia de adquirir um produto de qualidade. Afinal, cada modelo de LED tem características distintas, apropriadas para o tipo de aplicação. De acordo com a finalidade, é preciso levar em conta a potência e a luminância, entre outros aspectos.

É importante observar o tempo de garantia do fabricante, pois é uma garantia sobre o funcionamento e qualidade do produto. Quando uma empresa oferece uma garantia mais prolongada, consegue passar mais confiança a respeito da qualidade do seu produto.

Por que é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Seja em uma indústria, seja no ambiente corporativo, ao elaborar o seu projeto de iluminação, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada, dotada de profissionais altamente capacitados, que supram plenamente às necessidades do cliente com o emprego de soluções apropriadas.

Saiba que a Luter LED oferece à sua clientela projetos de alto padrão, executados com itens duráveis e de qualidade, devidamente certificados. Se você preza por uma iluminação eficiente a um ótimo custo-benefício, a empresa é a opção certa.

E então, tirou suas dúvidas sobre a durabilidade das lâmpadas e luminárias de LED? Na hora de fazer a substituição dos itens de iluminação de sua casa ou sua empresa, avalie quais soluções são as mais adequadas para o seu ambiente. Lembre-se de que o barato pode sair caro, logo, a qualidade deve ser colocada em primeiro plano.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Agora que você está a par da importância de adquirir soluções certificadas e de alta durabilidade, que tal contar com o auxílio da Luter LED para elaborar o seu projeto de iluminação? Entre em contato conosco e conheça a nossa proposta já!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.