Como identificar a qualidade da Luz de LED?

Notícias

luz de led prisma cores

Diariamente somos influenciados por luzes e cores, seja em nossa casa, nosso trabalho, alimentação, atividades, descanso… elas afetam diretamente o comportamento humano estimulando nossos sentidos e emoções. Com o advento da tecnologia LED para iluminação artificial, temos um grande numero de produtos que emitem Luz de LED, mas como saber qual o ideal para sua aplicação?

 A luz do sol além de ser importante para nossa saúde, revitaliza as cores do nosso dia a dia tornando-as mais atraentes para nossos olhos, proporcionando bem-estar, conforto visual e estimulando as atividades. Nossa capacidade natural de visão é desenvolvida a partir da luz solar, que é a fonte de luz de maior qualidade que existe e seu índice de IRC é de 100%.

Todo nosso sistema biológico é influenciado pela luz e pelas cores que ela proporciona, durante nossas atividades diárias e repouso, cores mais frias nos deixam mais agitados e cores mais quentes são mais aconchegantes, por isso é importante usar uma iluminação adequada para cada ambiente, mesclando luz natural e artificial para obtermos melhor resultado em nossas atividades e saúde.

Porém, usar lâmpadas e luminárias LED com baixo IRC causa fadiga visual proporcionando cansaço e menor rendimento no trabalho.

Quer entender o que como identificar uma Luz de LED de qualidade (IRC) e como escolher a melhor iluminação para seu projeto luminotécnico? Continue lendo nosso artigo.

IRC frutas

O que é IRC?

O IRC é o Índice de Reprodução de Cores. Este índice é representando por uma escala de zero a cem (0-100) demonstrando a capacidade de reprodução de cores de uma determinada fonte luminosa artificial comparada a luz do sol.

A luz natural do sol ao ar livre possui um Índice de reprodução de cores (IRC) de 100 e, portanto, é o padrão de comparação para qualquer outra fonte de luz. Quanto maior o IRC (com base em uma escala de 0 a 100), mais naturais as cores parecem.  

Por que o IRC é importante?

O IRC é importante na escolha da iluminação de um ambiente pois como somos influenciados pelas cores, quanto maior for o IRC melhor a qualidade da luz, representando fielmente as cores e deixando-as mais vibrantes.

De forma geral um índice de IRC abaixo de 80 é considerando de baixa qualidade, igual a 80 é considerado de boa qualidade e índices de 90, 95 e 97 são de excelente qualidade luminosa, podendo trazer grandes vantagens de acordo com a aplicação. 

Vamos ver alguns exemplos em que o IRC pode alterar positivamente o ambiente:

  • Industria: o desempenho nas atividades, a saúde dos colaboradores evitando fadiga visual e cansaço, a segurança com as sinalizações mais visíveis, bancadas de inspeção iluminada com uma fonte de luz de led com IRC acima de 90 melhoram para redução de problemas de qualidade e atendimento as normas técnicas.
  • Shopping centers: bem-estar, conforto, destaque das lojas e seus produtos, um índice de IRC alto torna a experiência do consumidor muito mais agradável.
  • Supermercados: produtos mais vívidos para atrair mais consumidores, ambiente agradável, hortifrúti com cores vivas e saudáveis– nesse caso existem LEDs específicos para alimentícios.
  • Hospitais: ambientes com boa qualidade de luz proporcionam uma melhoria no tempo de recuperação dos pacientes, mesclando luz natural com artificial e deixando o ambiente mais humanizado, sem contar com a baixa manutenção evitando riscos de infecção.
  • Escolas: rendimento dos colaboradores e alunos, bem-estar, conforto visual.
Placas identificação industria

Agora que você já sabe como definir a qualidade da luz de led de uma boa lâmpada ou luminária, conte com a Luter Led para atender suas necessidades, preocupados com nossos clientes, todos os produtos da Luter Led contam com IRC acima de 80, entregando tecnologia de alta qualidade e funcionalidade, sempre em busca do projeto mais adequado para 100% de satisfação. Possuímos linhas especiais sobre encomenda com IRC de até 97.

Siga nos no Facebook, YouTube e LinkedIn para mais informações e torne-se um especialista em tecnologia LED.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.