O que é LUX?

Notícias

Luximetro

A iluminação é um fator considerável na vida das pessoas. Ela interfere diretamente na nossa saúde e em nossa produtividade. Por isso é muito importante nos atentarmos ao tipo de iluminação escolhida para cada ambiente, principalmente na área de trabalho onde temos que estar ativos e seguros.

Para cada tipo de atividade existe um nível de intensidade luminosa em LUX a ser atendido pelas normas, visando o bem-estar e a segurança do colaborador. Com a tecnologia LED ficou ainda mais fácil atender as necessidades associada a uma economia.

Nesse artigo vamos esclarecer alguns conceitos técnicos de iluminação que permitem entendermos melhor o que precisa para se ter um bom projeto de iluminação, visando reduzir custos e aumentando a qualidade luminosa.

Nem sempre o número de luminárias de LED está ligado a uma boa iluminação, é preciso observar a quantidade de lúmens que ela oferece e o ângulo de distribuição luminosa a fim de atingir os lux necessários para o ambiente com o mínimo de equipamentos e menor consumo.

Quer entender melhor? Continue lendo nosso artigo!

O que é Lux e como medi-lo?

Lux é a intensidade luminosa (iluminância) por unidade de área (m²). É igual à quantidade de lúmen por metro quadrado (lx = lm / m²). A distância entre a fonte de luz e a superfície interfere na quantidade de lux obtida.

Para medir a intensidade de luz em uma superfície usamos um instrumento chamado Luxímetro. Este mensura a quantidade de iluminamento de uma superfície e deve ser calibrado com a frequência indicada por cada fabricante.

Para que utilizá-lo?

A intensidade luminosa de uma superfície é utilizada para verificar se se atende a intensidade luminosa de uma operação a ser executada. Nos ambientes corporativos os níveis de iluminamento mínimos são regulados pelo ministério do trabalho através da norma NBR 8995-1 e mais recentemente (OUT/18) foi incluída na NR17 através da NHO11. O não atendimento dos níveis mínimos de iluminação pode acarretar em penalidades.

MAS ATENÇÃO!

LUX se refere apenas a quantidade de luz, e pode levar a decisões erradas. Lâmpadas e luminárias de boa qualidade possuem IRC maior que 80. Produtos com menor qualidade luminosa (IRC menor que 80) podem até atingir os níveis de lux exigidos, porém com uma iluminação deficiente em termos de reprodução das cores do ambiente, deixando opaco, sem vida e azulados.

Tanto iluminamento (intensidade luminosa) quanto IRC (qualidade da luz) são medidas importantes para as corporações. As normas de higiene ocupacional determinam a intensidade mínima de lux e de qualidade IRC, necessários para um bom desenvolvimento das tarefas, segurança, produtividade e bem-estar dos colaboradores e podem ser passiveis de multa caso não atendidas.

O esquema abaixo demonstra como uma fonte luminosa que possui a mesma intensidade de luz, aqui expressa em lúmens, com diferente ângulo de abertura, irá entregar uma quantidade de luz diferente no plano de uso.

A Luter Led realiza projetos luminotécnicos personalizados para cada tipo de ambiente seguindo todas as normas estabelecidas, com alta qualidade luminosa e economia.

Venha saber mais com a gente! Siga-nos no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.