Como aumentar a produtividade utilizando a iluminação certa!

Notícias

Proporcionar um espaço de trabalho bem iluminado e adequado colabora para o desempenho da equipe durante a execução de tarefas. Mas, afinal de contas, como aumentar a produtividade ao utilizar a iluminação certa em sua empresa?

Essa é a dúvida de muitos profissionais, gestores e empreendedores. Saiba que a intensidade e o tipo de luz no ambiente corporativo impactam não apenas no rendimento dos colaboradores, mas interferem também na saúde e na disposição para desempenhar as atividades.

Neste post, vamos mostrar por que a iluminação afeta a performance de sua equipe e como aumentar a produtividade com um local bem iluminado. Confira!

Afinal, por que a iluminação afeta a produtividade?

A iluminação — seja natural, seja artificial — varia de acordo com cada espaço (comercial, residencial, corporativo, entre outros) e saber aproveitá-la faz toda a diferença.

Quando bem trabalhada, a luz estimula o cérebro antes da execução de uma tarefa — aliás, a do tipo branca (fria) propicia um melhor desempenho profissional, enquanto a luz amarela (quente) proporciona mais conforto. Porém, é preciso lembrar-se de que a iluminação natural também oportuniza um espaço mais saudável e mantém o bom humor dos colaboradores em uma empresa.

Por outro lado, a aplicação incorreta da luz afeta a produtividade e, em alguns casos, torna o local de trabalho insalubre. Sendo assim, um projeto de iluminação precisa ser encarado como um investimento altamente benéfico, pois contribui para o alcance de bons resultados empresariais.

Como aumentar a produtividade ao usar a iluminação adequada?

Descubra, a seguir, como aumentar a produtividade em sua empresa com um ambiente bem iluminado!

Troque as lâmpadas comuns por LED

As lâmpadas fluorescentes gastam mais energia para gerar a luz e não oferecem uma luminosidade muito eficaz. Por isso, em muitos casos, os profissionais precisam forçar a vista ao desempenhar suas tarefas. Além disso, elas esquentam demais, o que compromete o conforto térmico em um ambiente.

Portanto, a recomendação é trocá-las por lâmpadas de LED, que proporcionam uma iluminação mais clara e menos quente, de maneira a contribuir com o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. Vale lembrar, ainda, que essas alternativas consomem pouca energia, o que representa uma economia para a empresa.

Evite manutenção constante

É importante ressaltar que as lâmpadas de LED se diferenciam entre si, pelo tempo de durabilidade, mesmo que a vida útil delas seja bem maior do que as lâmpadas comuns que muita gente costuma usar. Dessa forma, lâmpadas com menor tempo de garantia vão durar menos tempo, sendo necessário realizar mais manutenções para manter o ambiente bem iluminado.

O ideal é pensar em soluções que trazem uma garantia de no mínimo 5 anos, dessa forma, o seu ambiente de trabalho será mais produtivo por um bom tempo.

Invista em infraestrutura

É muito importante investir na infraestrutura de iluminação artificial e natural, pois ambas colaboram para o bom desempenho no trabalho. Para que a luz do dia se faça presente, a recomendação é pensar estrategicamente na quantidade e na disposição de janelas.

Por sua vez, nos locais onde o uso de lâmpadas é necessário, opte pelas de LED. A dica é espalhar o foco em mais de um ponto, de modo a oferecer luminosidade por toda extensão de um espaço.

E, então, aprendeu como aumentar a produtividade ao aplicar a iluminação certa no ambiente de trabalho? Por fim, lembre-se de buscar a ajuda de um bom fornecedor e consultor para solucionar as demandas de sua empresa, combinado? Os resultados do investimento logo serão sentidos pelos colaboradores.

Gostou de saber como aumentar a produtividade com uma iluminação adequada? Se você deseja ver outros assuntos como esse, siga-nos no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.