Projetor LED industrial: funções, tipos e o que saber antes de comprar

Projetor LED industrial

Ao falarmos em iluminação LED de alta eficiência e qualidade, certos nomes podem confundir o consumidor, e na hora de comprar um produto compreender as diferenças entre o refletor LED e o projetor LED industrial são essenciais.

Basicamente, estamos falando de produtos similares e com objetivos em comum, mas, em alguns lugares, eles possuem características que os diferenciam e podem alterar a qualidade da iluminação do ambiente.

É, inclusive, sobre isso que vamos tratar ao longo deste post. Nos tópicos abaixo, vamos explicar o que é e o que faz um projetor de LED — além de reforçar as suas qualidades quando instalados no ambiente industrial. Boa leitura!

Qual a diferença entre refletor e projetor LED?

Quando abordamos as diferenças entre os projetores LED comuns no mercado e os refletores LED, uma característica de extrema relevância se destaca: a ausência de lentes nos projetores. Esse fator causa alterações na qualidade de iluminação do ambiente.

Mas afinal, como os projetores refletem a luz?

Os modelos de projetor comuns presentes no mercado possuem uma peça interna feita em alumínio brilhante para refletir a luz. Estes modelos possuem vários ângulos de iluminação, como por exemplo 60, 90 ou 120 graus.

Por não possuir uma lente que conduza a luz ao ângulo correto, uma grande parte da luz é emitida fora do ângulo, com um desperdício de luz de aproximadamente 50%.

Já os refletores, possuem lentes direcionais, as quais permitem precisão e variedade de ângulos na iluminação, como por exemplo 7, 15, 30, 60 e 90 graus. Com as lentes, o aproveitamento da luz ocorre de forma eficiente, e podem chegar a emitir 95% da luz dentro do ângulo objetivado. Assim, quanto mais fechado o ângulo, mais longe a luz chegará.

Mas, hoje, é frequentemente visto em marcas, refletores com a nomenclatura de Projetor Industrial LED, algo que se tornou comum a fim de diferenciar produtos desenvolvidos para iluminação residencial.

Assim, sabendo a característica que os diferenciam, sendo a ausência de lentes nos projetores e nos refletores, a presença das lentes direcionais, fica fácil identificar o produto na hora da compra e escolher o ideal para o seu projeto de iluminação.

Aplicações: para que serve um projetor LED industrial?

Com base em tudo o que falamos até aqui, você ainda pode não saber, exatamente, qual é a função do projetor. E a verdade é que sua aplicação é tão ampla quanto diversificada, pois você pode usá-lo para iluminar:

  • áreas externas
  • pátios
  • estacionamentos
  • passarelas
  • áreas de docas
  • pontos focais de galpões
  • iluminação de letreiros e fachadas 

Uma solução diferenciada e que é capaz de agregar alinhamento e total eficiência às necessidades que cada setor da indústria pode precisar. Após a realização do projeto luminotécnico, todos os pontos de iluminação são determinados a fim de garantir total eficiência, alinhamento com as atividades realizadas, normas luminotécnicas e principalmente, gerar eficiência energética para a indústria.

Aplicações: para que serve um projetor LED industrial?

O projetor LED também tem facilidade de direcionar o feixe de luz para o local desejado (e necessário) e ainda dispõe de longa vida útil, o que reduz custos com manutenção e/ou reposição de peças — sem falar no índice de proteção IP existente nos projetores industriais LED, com opções IP65 e IP66 contra diferentes ameaças (líquidas e sólidas), além de ser sustentável em todo o seu ciclo de vida útil.

Vantagens do projetor LED industrial

A grande eficiência de iluminação torna o projetor LED industrial um grande aliado da indústria — independentemente do segmento e do porte do seu empreendimento. Ainda que esse seja um grande benefício, ele está longe de ser o único.

Em um bom projeto de iluminação, o projetor LED agrega de diferentes maneiras. E a seguir vamos mostrar o valor associado que ele traz (direta ou indiretamente) para a rotina da indústria, performance dos colaboradores e para a valorização do seu negócio como um todo!

Vida útil: Quanto tempo dura um projetor de LED?

Essa é uma dúvida comum: “quantas horas dura um projetor?”, e a resposta é relativamente objetiva e simples: quando faz um investimento assertivo em projetores industriais de alta qualidade, com 5 anos de garantia, você pode se tranquilizar por ter produtos com vida útil superior a 50.000 horas.

Projetores de alta qualidade, possuem diodos de LED que permitem alta eficiência luminosa, baixa manutenção e grande vida útil.

Qual o índice de proteção ideal para os projetores LED?

Os projetores LED geralmente são aplicados em áreas externas, e por esse fator, necessitam de uma proteção para garantir sua durabilidade.

O índice de proteção IP é um fator que ajuda a compreender exatamente o indicativo que garante a durabilidade do produto. Para isso, existe a composição da sigla IP (índice de Proteção), associados a uma sequência numérica que determinará as possibilidades para a instalação do projetor, também utilizado em outras luminárias LED.

Vamos entender o que eles significam tomando como base o IP69:

  • o primeiro dígito se refere à resistência contra partículas sólidas. Ou seja: seis, em uma escala que vai de zero a seis;
  • o segundo dígito está relacionado à resistência do projetor contra líquidos. Nove, o grau máximo de proteção.

Para que você tenha uma base precisa sobre o grau de proteção que o projetor LED industrial vai agregar, confira a tabela a seguir para compreender todos os índices de avaliação da iluminação LED.

Grau de proteção Proteção contra objetos sólidos Proteção contra objetos líquidos
0
Não protegido
Não protegido
1
Proteção contra objetos com diâmetro superior a 50mm
Proteção contra o gotejamento perpendicular de água
2
Proteção contra objetos com diâmetro superior a 12mm
Proteção contra gotas perpendiculares em ângulos de até 15°
3
Proteção contra objetos com diâmetro superior a 2,5mm
Proteção contra gotas perpendiculares em ângulos de até 60°
4
Proteção contra partículas sólidas com diâmetro superior a 1mm
Proteção contra água projetada de todas as direções
5
Proteção contra poeira perigosa acumulada
Proteção contra jatos d’água
6
Proteção total contra poeira
Proteção contra jatos de água potentes
7
-
Proteção contra imersão temporária em água
8
-
Proteção contra imersão contínua em água
9
-
Proteção contra jatos em alta pressão e temperatura

Existe também classificação 9K, que ainda traz proteção contra vapores e jatos d’água com alta pressão e temperatura.

Quer entender mais sobre as determinações dos índices de proteção, aproveite para ler nosso artigo sobre a classificação IP.

Menor custo de manutenção a longo prazo

Por ser durável, resistente e ainda dispor longa vida útil e de baixa necessidade de manutenção e reposição, o projetor LED industrial é o grande aliado da economia do seu empreendimento.

Sustentabilidade e consumo reduzido de energia

A tecnologia LED é descrita como “amiga do meio ambiente”. E algumas características determinam essa nomenclatura, são elas:

  • ausência de mercúrio e materiais nocivos à saúde;
  • menor emissão de calor;
  • alta eficiência energética;
  • aplicação em projetos inteligentes que otimizam a iluminação do ambiente;
  • vida útil prolongada, que evita o descarte de materiais a curto prazo

Por isso, é seguro dizer que um projetor de LED é amigo do meio ambiente.

Como escolher o projetor LED industrial?

Como escolher o projetor LED industrial?

Agora que você já sabe as funcionalidades dos projetores, suas aplicabilidades básicas, fica faltando compreender as principais formas para identificar a qualidade do projetor LED industrial.

A mais importante delas é por meio da garantia do produto: aqueles com 5 anos de garantia demonstram a total confiança dos fabricantes em suas soluções e são um bom indicativo de que você está diante de um projetor LED de extrema qualidade.

Além da garantia, um fator de extrema relevância para garantir a durabilidade do projetor, é a composição da sua estrutura.

Projetores LED com corpo em alumínio possuem maior durabilidade devido a dissipação térmica que evita o superaquecimento e queima precoce.

A variedade de ângulos irá determinar uma iluminação mais eficiente, precisa, garantindo que a iluminação não cause ofuscamentos, sombras e estejam direcionadas para os locais corretos, garantindo total aproveitamento da iluminação.

Como mencionado, o índice de proteção determinará sua aplicabilidade nos diversos ambientes, sendo resistentes ou não à água e agentes externos. E também o índice de resistência a impactos (IK), que determinará o grau de durabilidade a impactos.

Em geral, o investimento se mostra mais rentável, a médio e longo prazo. Com diversos benefícios para toda a indústria e o mais prezado pelas corporações, a redução de custos.

Veja também: iluminação industrial LED: o guia completo!

Quantos lúmens precisa ter um bom projetor?

A quantidade de lúmens não é algo determinado para um produto em si, mas a função a qual ele exercerá. A quantidade de LUX para um local será determinado através das atividades executadas no local, como para áreas de trabalho, segurança da área externa da empresa e até pontos focais.

Esses valores são determinados pelas normas luminotécnicas como a NHO 11, que estabelece os níveis de iluminamento para diversas tarefas.

Sendo assim, um projeto luminotécnico será o indicador de quantos Lux a indústria precisa ter em cada setor e quantos pontos de luz serão necessários no projeto para atingir os níveis de iluminamento corretos.

O que saber antes de comprar um projetor LED?

Agora que você já sabe tudo sobre o projetor LED industrial, é hora de colocar esses conhecimentos em prática!

Para contar com projetos luminotécnicos de alta performance e a melhor solução de projetores LED para aplicações industriais, conheça os produtos e serviços da Luter LED. Conte com o projeto luminotécnico gratuito e veja as soluções para a indústria!

Conclusão

Vimos que um projetor LED se diferencia do refletor por conta de suas características básicas e que podem ter muito valor associado quando usado em ambientes industriais. Além disso, apontamos as características relacionadas à sua durabilidade e à longa vida útil dos produtos, permitindo que você acumule benefícios com esse tipo de investimento. Conte conosco, agora, caso queira aprofundar-se no assunto e planejar o projeto luminotécnico para a sua indústria!