Empresa Sustentável: 5 dicas de Economia.

Blog

5 dicas de como tornar sua empresa sustentável

Como tornar sua organização um mundo melhor para você e seus colaboradores.

Muitos gestores dizem não saber como tornar a empresa sustentável. Temendo que adaptações, na infraestrutura e na operação do negócio, provavelmente representarão mais custos do que resultados. Aliás, a sustentabilidade parece ter se tornado um jargão da moda para as grandes companhias. Contudo, diferentemente do que se imagina, ela é cada vez mais acessível.

Pequenas atitudes de conscientização no ambiente de trabalho, como por exemplo, evitar desperdícios e apagar as luzes, podem gerar enormes benefícios. Por outro lado, da mesma forma, investimentos simples, como a substituição de lâmpadas e a adoção de sistemas de consumo inteligentes, trazem benefícios às empresas.

Neste post, vamos listar 5 dicas práticas para colocar sua empresa em dia com o meio ambiente e ainda reduzir custos fixos, como iluminação e água. Acompanhe!

1. Reduza o uso de descartáveis

Copo para água, copo para o cafezinho, copo para o refresco. Será mesmo necessário utilizar tantos copos? É claro que não, e a solução pode se tornar um instrumento de engajamento.

As famosas canecas personalizadas são um item adorado por pessoas de todos os tipos. Elas evitam o enorme desperdício com copos descartáveis e ainda ajudam a compor o ambiente de trabalho.

2. Providencie um descarte de lixo sustentável

Muitos negócios, como escritórios e gráficas, não conseguem impedir o uso e o descarte de papel, bem como o de outros materiais.

No entanto, é possível providenciar o descarte sustentável desses itens investindo em lixeiras separadas e solicitando a coleta de lixo reciclável com a empresa responsável da sua região.

3. Utilize luminárias de LED

O preço das luminárias de LED ainda é um argumento frequentemente utilizado para evitar ou postergar o seu uso.

Entretanto, tendo em vista o seu consumo reduzido de energia elétrica e a sua durabilidade em relação às demais opções do mercado, fica claro que o investimento é recuperado em questão de tempo. Isso sem falar na qualidade da iluminação, que é superior a outras.

4. Aposte em dispositivos de uso consciente

Existem vários tipos de soluções para reduzir o consumo de água e energia elétrica. A começar pelas torneiras arejadas e com fechamento automático, por exemplo.

Em relação à iluminação, os dispositivos mais acessíveis são os sensores de presença, que podem estar embutidos às lâmpadas. No entanto, há sistemas mais robustos e completos como o Smart Lighting, os quais geram uma enorme economia no curto e longo prazos.

5. Escolha fornecedores ecologicamente corretos

Não há como tornar uma empresa sustentável sem pensar em toda a cadeia de produção da qual ela faz parte. Aliás, a sustentabilidade só gera resultados significativos quando é adotada em ampla escala.

Nesse sentido, procure dar preferência para fornecedores que respeitam as leis ambientais e adotam medidas de apoio ao meio ambiente e à sociedade.

O mundo moderno exige que os gestores adotem posturas mais conscientes, como tornar a empresa sustentável e socialmente responsável. Os consumidores nunca estiveram tão atentos às atitudes das organizações e valorizam as marcas que abraçam causas importantes. Talvez a sustentabilidade já tenha sido um luxo de grandes corporações, mas hoje ela é uma obrigação de todos.

Gostou do post? Então, não perca novos conteúdos! Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em primeira mão! Também acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.