Aprenda Fazer Descarte de Lâmpadas de LED Corretamente

Blog

descarte de lâmpadas de led

Os cuidados com o descarte de lâmpada de LED ainda são frequentemente negligenciados, um fato incentivado pelas próprias características sustentáveis desses produtos. Além de durarem muito mais tempo do que as lâmpadas convencionais, a construção dos dispositivos de LED não leva nenhum material pesado, como o mercúrio.

Em rigor, estima-se que 98% dos componentes de uma lâmpada de LED podem ser reutilizados na fabricação de outros materiais e até novas lâmpadas. Entretanto, isso não significa que elas podem ser descartadas como item reciclável, muito menos jogadas no lixo comum — o que tornaria seus recursos irrecuperáveis.

A questão é que a separação dessas peças exige tecnologias especiais cuja presença ainda é escassa entre as empresas do setor. Sendo assim, o destino ideal para descarte de lâmpadas de LED com defeito ou que atingiram seu período máximo de uso são os próprios fornecedores.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Seja você um consumidor, seja um fabricante ou varejista, esse assunto é muito importante. Por isso, confira algumas dicas para fazer o descarte lâmpada de LED de forma correta!

Fique de olho na legislação

Várias normas foram acrescentadas à legislação brasileira nos últimos anos para conter o avanço dos resíduos poluentes nas cidades, em especial o Plano de Metas definido pelo Comitê Gestor de Indicadores de Níveis de Eficiência Energética.

Uma das suas mais famosas determinações foi a proibição da comercialização de lâmpadas incandescentes e lâmpadas fluorescentes que não atendem aos níveis mínimos de eficiência energética estipulados pelos órgãos de fiscalização. Além dos claros benefícios ambientais, essas medidas também impulsionaram o mercado de dispositivos de LED em geral.

Embale os produtos corretamente

Por se tratarem de peças relativamente sensíveis, o descarte das lâmpadas de LED não pode ser feito de maneira abrupta e sem a devida preparação. A quebra de componentes plásticos e metálicos não só diminui o valor dos itens, como também coloca em risco a segurança dos profissionais que farão o manuseio desse material.

Portanto, embale as lâmpadas com jornais, folhas de revista ou papelão, tal como uma peça de vidro, e esclareça o tipo de produto que está descartando. Assim, o profissional que o recolherá poderá conduzi-lo com o cuidado apropriado.

Dê preferência a pontos de descarte de lâmpadas de LED

Embora a quantidade de empresas que realizam a reciclagem de produtos LED seja pequena, existem muitas organizações e entidades que recolhem esses materiais e os armazenam em locais apropriados para posterior doação ou venda.

Até mesmo estabelecimentos comerciais como shoppings, lojas e supermercados, por exemplo, disponibilizam espaços para esse tipo de recolhimento. Sendo assim, informe-se sobre esses locais e dê preferência a eles ao realizar o descarte das suas lâmpadas.

Cobre ou invista na logística reversa

Voltando à legislação, também precisamos destacar a Política Nacional de Resíduos Sólidos que, entre outras determinações, prevê a adoção de sistemas de logística reversa por todos os fabricantes de lâmpadas do país.

Isso significa que os fornecedores são obrigados a recolherem e darem uma destinação apropriada para todos os produtos que comercializam. Nesse processo, a ponte entre os consumidores e os fabricantes no descarte também pode ser feita pelo varejista. Ou seja, o cliente pode devolver os seus produtos no mesmo estabelecimento que ele os comprou.

O descarte de lampadas de LED e outros dispositivos é um problema global. Governos e organizações do mundo inteiro estão investindo em práticas e tecnologias capazes de reduzir o impacto ambiental e os riscos à saúde provocados pelo lixo eletrônico. Nesse cenário, também cabe às empresas e aos consumidores fazerem a sua parte optando por produtos mais eficientes e descartando-os da maneira correta.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Quer saber mais sobre lâmpadas e luminárias de LED? Então, continue conosco e entenda agora mesmo por que durabilidade e garantia são mais importantes que o custo!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.