Eficiência Energética: entenda o que é e as principais vantagens

Eficiência energética

Otimizar o consumo de energia das empresas e indústrias é o sonho de muitos líderes e empreendedores. Afinal, dessa forma é possível economizar recursos no final do mês. A verdade é que o melhor caminho para atingir esse objetivo é investir em eficiência energética. 

Entender o que é, como funciona e como melhorar a eficiência energética da sua empresa ou comércio é o segredo para obter muitos resultados, além da redução de despesas com contas de energia elétrica. 

Pensando nisso, para te ajudar a entender tudo sobre o tema, nós, da Luter LED, desenvolvemos esse conteúdo completo, com dicas e passos para garantir a eficácia energética da sua indústria. Acompanhe! 

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é a capacidade de otimizar a utilização de energia, fazendo com que itens e produtos corriqueiros utilizem menos energia, mantendo o desempenho. 

Desse modo, é possível utilizar as fontes de energia de modo consciente e racional, sem desperdiçá-las ou utilizar mais do que o necessário. 

É possível traçar planos de eficiência energética através da troca de luminárias, lâmpadas, motores e climatização, que são os maiores consumidores de energia e normalmente podem ser otimizados e melhorados. 

Essa otimização utilização de energia traz tantos benefícios e impactos positivos que o Governo, através da consolidação de Leis e iniciativas procura incentivar projetos de otimização de energia, como é o caso do PEE. 

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), legalizada pela Lei Nº 9.991, de 24 de Julho de 2000.

Esse Programa exige que as Concessionárias locais de distribuição de energia elétrica destinem, pelo menos, 0,50% do seu faturamento no ano (Receita Operacional Líquida) para o financiamento de projetos de eficiência energética

O principal objetivo desse programa é incentivar o uso consciente de energia elétrica, além de demonstrar os impactos disso na economia e no desempenho de empresas que o adotam. 

Existe também a opção do Contrato de Performance, para  empresas que utilizam a iluminação por mais de 360 horas mensais. 

Isso significa que o Contrato de Performance se aplica quando o valor de aquisição do projeto é pago de forma parcelada utilizando a própria economia com custos de energia e manutenções geradas pelo projeto).

Qual é a importância da eficiência energética?

É imprescindível debater sobre a otimização energética, especialmente no Brasil, que tem como principal matriz energética a hidráulica, utilizando em grande escala um recurso cada vez mais escasso e precioso: a água. 

Um relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), prestadora de serviços para o Ministério de Minas e Energia, do Governo Federal, fez um levantamento acerca das matrizes energéticas do Brasil em 2020. Os resultados foram compilados no gráfico:

Assim, a promoção do consumo consciente de energia, através de iniciativas do Governo, pode garantir a segurança energética das próximas gerações.

Atitudes como essa beneficiam tanto as empresas quanto o meio ambiente, já que reduzem custos com energia e causam um impacto menor na produção e distribuição de energia local.

Ainda outros incentivos podem ser vistos, como é o caso do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), elaborado em 1985 pelo Governo Federal e executado pela Eletrobras. 

O programa analisa os eletrodomésticos e equipamentos que consomem energia, a fim de classificá-los conforme seu nível de eficácia energética. 

Os aparelhos que consomem menos energia do que o esperado tem o Selo Procel, que informa o consumidor final e o ajuda a decidir entre os produtos que consumirão menos energia elétrica em seu cotidiano. 

Quais os benefícios da eficiência energética?

Os benefícios da eficiência energética, além da redução do impacto no meio ambiente, são:

  • criação e otimização de planos de negócios, que se tornam cada vez mais preocupados com a sustentabilidade da empresa;
  • aumento da competitividade das empresas, que podem investir a quantia antes usada para manutenção e obtenção de energia em outros pontos estratégicos do negócio;
  • economia de recursos para as empresas, que podem baratear os produtos e serviços vendidos;
  • benefícios à sociedade e economia local, com a oferta de itens mais baratos ao mercado consumidor.

Todas essas vantagens são muito importantes para a lucratividade e competitividade das organizações, que podem otimizar seus processos produtivos e até mesmo negociar os excedentes de energia que não foram utilizados, gerando mais um ativo para a empresa. 

Como é possível melhorar a eficiência energética de um negócio?

Melhorar o consumo de energia de um negócio é uma tarefa que envolve a avaliação do consumo de energia local e o direcionamento de estratégias para solucionar e melhorar pontos específicos. 

Isso só é possível quando a empresa tem um bom controle do consumo de energia, acompanhando dados e métricas que servirão como indicadores de desempenho. 

Além disso, as próximas escolhas da empresa devem ser pautadas em itens projetados para consumir menos energia, como equipamentos de climatização com selo de eficiência energética, por exemplo.

Outros passos inteligentes, que podem ser adotados, são:

  • identificação de ambientes em que a iluminação natural pode ser usada com mais intensidade;
  • desenvolvimento de estratégias para facilitar a circulação de correntes de ar natural no interior dos cômodos ou setores da empresa;
  • substituição de lâmpadas de LED por por luminárias LED de alto desempenho com garantia de 5 anos;
  • escolha de aparelhos e equipamentos mais eficientes, com o Selo Procel;
  • conscientização dos funcionários e colaboradores acerca da importância do consumo responsável de energia, através de treinamentos e palestras periódicas.

A iluminação é um dos pontos mais importantes quando o assunto é eficiência energética. A simples substituição de lâmpadas incandescentes por luminárias LED de alta qualidade e com 5 anos de garantia faz toda a diferença. 

LED X Eficiência Energética: entenda a relação

LED X Eficiência Energética

As luminárias LED de alta durabilidade e alta eficiência energética são a opção mais inteligente para garantir a eficiência energética em uma empresa, comércio ou indústria. 

Afinal, sua vida útil chega a 50 mil horas de consumo, o que representa 25 vezes mais durabilidade do que as lâmpadas incandescentes.

Mas, cuidado com a escolha a ser feita, pois não adianta comparar uma luminária LED que oferece 1 ano de garantia com uma luminária LED que oferece 5 anos de garantia e maior durabilidade e eficiência energética. 

Mesmo entre os produtos com tecnologia LED, existe uma grande diferença de qualidade e eficiência.

Essa economia é apresentada em apenas uma fonte de luz — para calcular os benefícios que sua empresa terá com a LED, basta analisar quantas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes estão presentes no ambiente. 

Além disso, ao final de sua vida útil, elas são descartadas de modo adequado, onde seus componentes podem ser reaproveitados, respeitando o meio ambiente. 

Apesar disso, é importante ter cautela ao adquirir as luminárias LED — escolha empresas confiáveis, como a Luter Led, que oferece garantia de 5 anos sobre seus produtos e conta com feedbacks de clientes 100% satisfeitos. 

Conheça os produtos Luter Led e quais vantagens oferecem!

Conclusão

Percebeu como é importante considerar a eficiência energética da sua empresa? Um bom modo de otimizar o consumo de energia é através da iluminação industrial ou comercial com LED. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e conversar com um de nossos consultores especializados, que terá o maior prazer em solucionar suas dúvidas e ajudá-lo a promover a economia de energia elétrica na sua empresa. 

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.