Iluminação de Escritórios: a importância de um projeto alto padrão

Todo bom projeto de arquitetura leva em conta a luz que vai incidir no local, por isso que a iluminação de escritórios é parte importante para a estética do ambiente, mas também influencia na produtividade e bem estar do colaborador.

Por isso, um projeto de alto padrão faz muita diferença, já que os funcionários passarão horas do seu dia no escritório, criar uma atmosfera acolhedora será muito positivo.

Vem entender mais sobre como elaborar um projeto de iluminação de escritório e fazer as instalações seguindo as normas técnicas pré-estabelecidas.

Boa leitura.

Iluminação de Escritórios: qual é a norma brasileira?

A norma NBR ISO 8995-1 é a que especifica os requisitos mínimos para a iluminação de escritórios e outros locais de trabalho.

Basicamente, nesta norma consta quais serão as condições para que os trabalhadores possam exercer as tarefas visuais com todo o conforto e segurança.

A norma leva em conta o tamanho do ambiente, luz artificial direta e luz externa. Orienta também que as empresas busquem soluções profissionais para elaboração de um sistema de iluminação de escritórios eficiente e que atenda os requisitos.

Mas, afinal, existe uma iluminação ideal para escritórios?

Além das normas que regem sobre as especificações de iluminação de escritórios, tem outras formas de incrementar tanto visualmente quanto pensando em conforto e produtividade.

O ideal é que as luzes componham a arquitetura do ambiente e que valorizem todos os elementos ali, por isso é um elemento que deve fazer parte do projeto desde o início.

O tipo da lâmpada, as cores e a intensidade fazem muita diferença no ambiente, e podem ajudar o colaborador a ter mais conforto visual na realização das suas tarefas, ajuda na diminuição de estresse e também pode aumentar a produtividade.

O que é melhor para escritórios: luz direta ou indireta?

Ambas as opções precisam ser usadas de forma bem pensadas, e a escolha vai depender do tamanho do escritório e da disposição dos móveis.

Na iluminação direta você tem uma disposição de lâmpadas ou LEDs, onde a luz será dirigida nas superfícies específicas, evitando absorção da parede e do teto.

Essa opção traz destaque aos elementos que compõem a sala e pode favorecer muito trabalhadores que precisam de um foco maior, pois minimiza as distrações visuais a sua volta, uma vez que direciona o fluxo luminoso para uma superfície específica.

Já a luz indireta, foca na iluminação do teto e parede e só depois reflete para o ambiente, o que dá uma sensação de amplitude.

Geralmente usa-se lâmpadas ou LEDs mais intensos, pois será refletido pelo teto e ficará mais como luz de ambiente.

É indicado para as áreas comuns da empresa, como sala de espera, refeitório e recepção, e recomendamos apostar em luzes de cor mais quente que passam uma sensação de aconchego, principalmente em lugares de descanso ou convívio social no escritório.

O que avaliar em um projeto de iluminação para escritórios

O que avaliar em um projeto de iluminação para escritórios?

Temos que partir do princípio que a iluminação de escritórios tem que atender o objetivo de garantir conforto e segurança para realização e tarefas visuais.

Ou seja, o colaborador não pode ficar forçando a vista para executar uma ação, pois isso pode acarretar problemas no futuro.

Depois que esse requisito é atendido, você pode pensar na iluminação também como estética, compondo uma decoração única em consonância com a proposta visual da empresa.

Vamos a algumas dicas para começar elaborar um projeto eficiente e bonito de iluminação.

Depreciação das luminárias

Para garantir que o seu projeto de iluminação sofra pouca depreciação luminosa, é preciso avaliar as opções que serão duradouras, como o uso de luminárias LED de alta durabilidade e qualidade com garantia de 5 anos. 

Além de serem uma opção bem mais econômicas, quando se tem um fornecedor de qualidade, o nível de depreciação luminosa é bem inferior quando comparado ao de luminárias LEDs de baixa qualidade e garantia de 1 ano ou menos. 

Isso acarreta em um maior número de luminárias para suprir a perda luminosa e gastos constantes com manutenção.

Garantia dos produtos

Para a instalação de um projeto de iluminação de escritórios, é imprescindível que você considere a qualidade de todos os produtos utilizados, pois o que você não quer é que do nada uma luminária queime e pare sua produção até trocar.

A qualidade dos equipamentos, produtos e do serviço de instalação em si, contam muito nesse ponto, por isso é importante buscar empresas profissionais para a implementação de um projeto desses.

Há horas que você não pode ficar na mão, principalmente por culpa de uma luminária mal instalada ou de qualidade duvidosa.

Eficiência

Não só para estar dentro da norma, mas também para oferecer um ambiente agradável aos seus funcionários, é preciso pensar na eficiência da sua iluminação.

Tem até projetos LED em que as cores podem ser alteradas, assim é possível ir dando um tom para o ambiente a cada momento do dia, seja para oferecer conforto maior ou focar em produtividade.

Ter o controle da intensidade da iluminação também é uma boa forma de ser eficiente, principalmente se a escolha for de uma iluminação direta, assim é possível até personalizar uma iluminação para cada tarefa ou colaborador.

Por que é importante uma boa iluminação em escritórios

Por que é importante uma boa iluminação em escritórios?

Cada vez passamos mais horas do nosso dia fechados numa sala do que ao ar livre, então a iluminação artificial é grande parte do que vemos no nosso dia a dia.

Pensar nisso já não é mais só algo estético ou arquitetônico, já existe um componente aí de saúde envolvido e também de sustentabilidade, já que é preciso pensar no consumo de energia elétrica que só aumenta.

Listamos 3 coisas que reforçam a importância de uma iluminação de escritórios eficiente em todos os sentidos, conforto, produtividade e economia de energia.

Confira:

Produtividade

Toda função que exija o uso constante da visão pode ser beneficiada com uma iluminação adequada.

Tarefas que necessitam de um foco maior para detalhes, vão se dar bem com uma luz direta, mais focada.

É bom para evitar distrações ao redor, mas também para que possam ser vistos os detalhes pequenos de um trabalho manual, por exemplo.

Algumas cores de luz como o tom azul, podem estimular o cérebro e ajudar na execução de tarefas de lógica e cálculo.

Normas trabalhistas

Como já falamos, hoje já não é mais opcional, pois as normas trabalhistas demandam uma iluminação de escritórios que seja saudável para o funcionário.

A exposição por horas a fio a luzes artificiais, vai demandar que o projeto disponha de uma iluminação na intensidade e tom adequados para que a visão não seja prejudicada.

É importante que seja bem equilibrado, sem luzes ofuscantes, mas também sem baixa iluminação, ou seja, o objetivo é não fazer o colaborador forçar a visão, senão pode ocasionar em fadiga visual.

Outro ponto também são os acidentes de trabalho, que ocorrem com muito mais frequência em ambientes mal iluminados.

Por isso, um bom projeto profissional de iluminação de escritórios antecipa todas essas questões para você ter eficiência e segurança na sua empresa.

Sustentabilidade

O consumo consciente é uma pauta cada vez mais abrangente e todos os setores corporativos precisam ter soluções estabelecidas em suas diretrizes.

Iluminação para escritórios com LED por exemplo, já são mais eficientes e consomem bem menos energia elétrica

E quando feitas de forma profissional, podem ainda entregar um desempenho personalizado para cada ambiente da sua empresa.

Vale também considerar iluminação natural, ou seja, de fontes externas, pensando em janelas amplas, por exemplo, assim, ao menos no período diurno é possível dispensar a luz artificial.

Lembrando que vai variar de caso a caso, por isso é tão importante a etapa do projeto.

O projeto de iluminação de escritórios que considera a utilização de produtos de alta qualidade e durabilidade já é um fator sustentável por si só.

Se pensarmos que a durabilidade é superior e a qualidade também, haverá menos descarte das luminárias e componentes, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.

Luminárias para escritórios corporativos

Quais as luminárias mais utilizadas em cada ambiente corporativo?

Existem opções que valorizam mais a arquitetura, outras que tendem apenas a entregar sua função de eficiência.

Cada tipo de operação vai demandar uma luminária diferente, mas é importante considerar para criar a ambientação certa para cada ocasião.

Iluminação Salas de Reunião

Nas salas de reuniões, coisas importantes acontecem, como assinatura de contratos importantes, contratações e demissões de colaboradores, e claro, as reuniões.

Idealmente, uma iluminação geral mais difusa e pontual funciona bem, já que é um ambiente que preferivelmente não deve passar muito tempo.

Para as reuniões de negócios com cliente, é importante deixar o ambiente agradável e aconchegante, para que o prospecto não se sinta incomodado durante a negociação.

Luminárias suspensas de iluminação indireta vão compor melhor o ambiente da sala de reunião.

Iluminação Estações de Trabalho

Principalmente para os funcionários que executam tarefas que demandam maior foco, vale usar a iluminação direta, com ponto focal bem na superfície de trabalho.

Isso o ajuda a focar e não se dispersar tanto.

Luminárias suspensas podem oferecer um bom resultado, ainda mais se o controle de intensidade ficar com o funcionário – assim, ele decide a melhor forma de usar a luz.

Iluminação Áreas Comuns

Refeitórios, sala de espera e recepção, por exemplo, são locais que precisam passar tranquilidade e aconchego, por isso uma boa iluminação indireta pode fazer maravilhas nesses ambientes.

É importante pensar também nas cores, pois uma iluminação mais quente favorece o conforto nesses locais.

Luminárias suspensas de LED dispostas no teto e parede serão ótimas para o tom desses ambientes.

Iluminação Fachadas

As fachadas precisam de bastante destaque, por isso luzes de maior intensidade direcionadas para a frente da empresa vão dar um impacto necessário para esse ponto importante do prédio. Recomendamos o uso de refletores com ângulos especiais, dependendo do destaque necessário.

Vale também usar backlight para fazer um recorte nos elementos da fachada, porém vale sempre consultar o projeto arquitetônico para melhor resultado.

Benefícios de um projeto de iluminação Inteligente para escritórios

Quais os benefícios de um projeto de iluminação Inteligente para escritórios?

Uma boa iluminação de escritórios vai valorizar muito o ambiente da sua empresa, não só para os colaboradores, mas para os clientes também.

Um projeto de iluminação inteligente, também conhecido como smart lighting, tem como objetivo principal aumentar a eficiência energética da iluminação do local. 

No caso de iluminação inteligente para escritórios, podem ser aplicados os sensores de movimento para o acionamento eletrônico das luminárias enquanto o colaborador passa pelo ambiente, reduzindo custos de energia elétrica, que será acionada somente quando necessária.  

A aplicação desses sensores num ambiente de trabalho é recomendada para áreas de transição de pessoas como halls de elevadores, corredores, estacionamentos e copas, por exemplo.

Além dos sensores de presença, os projetos smart lighting também contam com sensores de luminosidade que se adaptam à mudança do nível de luz natural durante o dia, gerando também economia de energia.

Em áreas comuns como refeitório, a ambientação mais aconchegante oferece aos colaboradores uma opção de descanso revigorante.

Pense na iluminação do seu escritório como um ativo, pois ele vai auxiliar seus funcionários e encantará os clientes.

Sem falar que um projeto inteligente de iluminação ainda pode gerar economia nas despesas, como veremos a seguir.

Por que investir em iluminação em LED para seu projeto de escritório?

Projeto de Iluminação em LED para escritório

Uma boa iluminação em LED feita dentro de um projeto profissional, vai valorizar muito o ambiente do seu escritório, mas não só isso, ainda vai trazer muita economia na sua conta de energia.

A iluminação em LED também oferece muito mais qualidade de vida para os funcionários, que convenhamos, passam um bom tempo no escritório expostos a luzes artificiais.

Por isso que a Luter LED trabalha a anos com projetos personalizados em iluminação de escritórios com LED, para agregar uma ambientação confortável às áreas da sua empresa e de quebra dando uma bela abaixada no valor da sua conta de luz.

Todos nossos projetos são de iluminação inteligente de alta eficiência e ainda temos garantia de até 5 anos para fazer valer o seu investimento.

Saiba mais sobre a Luter Led e como podemos ajudar no seu projeto de iluminação de escritório!

Conclusão

Enfim, ficou claro que a iluminação de escritórios quando feita de forma inteligente, pode resultar em maior produtividade e também mais economia.

Mesmo que não houvesse a obrigatoriedade da norma trabalhista, valeria a pena ter uma iluminação adequada para o conforto e bem estar dos seus funcionários, pois é um investimento que só traz retorno positivo no médio e longo prazo.

Portanto, pense em como um projeto inteligente de iluminação em LED pode valorizar sua empresa, criando ambientes agradáveis, de forma personalizada e ainda com uma boa economia nos custos com energia elétrica.

A Luter LED será sua parceira nesse projeto, saiba mais e ilumine suas ideias.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.