Iluminação para Comércio: entenda a importância para o negócio

Iluminação para Comércio

Sua iluminação comercial tem tudo para ser eficiente, impactante e econômica, até. Especialmente, com o uso de luminárias LEDs integradas, que podem reduzir as despesas com energia elétrica em até 90%(quando comparadas com as lâmpadas e luminárias de LED tradicionais).

Mas, como iluminar um ambiente comercial? Essa é uma das principais dúvidas que vemos por aqui. E existem diversas respostas, mas a boa notícia é que você pode encontrá-las neste post.

Nos tópicos abaixo, vamos discutir a importância e as vantagens em planejar uma iluminação para lojas. Você ainda vai descobrir qual é a melhor luminária LED integrada para comércio e como aplicar em diferentes áreas, conforme os seus objetivos.

Acompanhe-nos nesta leitura e aprenda tudo sobre as melhores práticas em um projeto de iluminação para comércio!

Qual é a importância da iluminação comercial LED?

Importância da iluminação comercial LED

Já reparou na importância da luz em uma peça de teatro ou mesmo em exposições? Normalmente, o feixe de luz sugere, exatamente, para onde queremos direcionar o olhar.

Sua iluminação comercial LED deve seguir o mesmo exemplo. Pois as suas “obras de arte” são as soluções que você organiza dentro de sua loja. E, com planejamento, você constrói uma narrativa campeã de vendas para atrair, reter e encantar o olhar do seu público-alvo.

Sem falar na versatilidade que um bom projeto luminotécnico para empresas possui. Uma iluminação para vitrines, por exemplo, possui mais focos de luz direcionados para ressaltar os produtos e algumas fontes de luz difusas para evitar sombras. 

Em comum, ambas as ideias podem agregar valor à sua estratégia e economia no orçamento. Além de algumas vantagens particulares que discutiremos adiante.

Lembre-se, por enquanto, que a iluminação comercial LED deve ser tão direcionada a um ou mais objetivos e também ser agradável. Ou seja: capaz de gerar uma atmosfera agradável, sem criar uma sensação de pressa ou desgaste nos visitantes.

Daí, a importância em realizar um projeto luminotécnico especializado no comércio para destacar os produtos e evidenciar suas cores aos olhos dos clientes com uma iluminação utilizando fontes de luz com alto índice de reprodução de cores.

Quais os principais problemas das lâmpadas de LED tradicionais encontrados na iluminação comercial?

Os problemas mais comuns que podemos encontrar em um projeto de iluminação mal implementado estão relacionados à escolha das lâmpadas de LED. 

As lâmpadas de LED encontradas nas lojas são direcionadas à residências, que utilizam a luz poucas horas por dia, e por isso possuem 1 ou 2 anos de garantia. 

Já os produtos especializados para o comércio, precisam ter uma durabilidade maior do que nas residências e por isso, possuem garantia de 3 a 5 anos.

Esses fatores normalmente não são levados em consideração na hora da tomada de decisão do responsável pela loja ou comércio e é aí que, de fato, começam os problemas. Abaixo, listamos os mais comuns e preocupantes desses problemas:

  • Queima precoce das lâmpadas LED;
  • Perda acelerada da luminosidade;
  • Alteração da cor da luz da luminária (azulada);
  • Lâmpadas LED piscando;
  • Instalar mais luminárias que o necessário;
  • Gastos com manutenção recorrente;

Queima precoce das lâmpadas LED

Um problema que é muito recorrente em lojas, onde a causa é a tomada de decisão relacionada exclusivamente ao preço unitário da luminária LED resultando na escolha de luminárias LED de baixa qualidade que apresentam a queima precoce da lâmpada de LED. 

Se formos pensar na loja como um todo, são várias lâmpadas de LED, certo? 

O problema é que essa queima precoce acontece na maioria das vezes de forma gradual e compromete a qualidade da iluminação da loja e consequentemente também prejudica a visualização dos produtos que são o foco principal das vendas.

Ou seja, a queima precoce acarreta na necessidade de troca recorrente das luminárias LED e a economia idealizada do valor da unidade da luminária não compensa e se torna uma grande dor de cabeça para o comerciante. 

Por esse e outros motivos, se torna muito importante utilizar luminárias de LED integradas com alta qualidade e durabilidade com garantia de 5 anos.

Perda acelerada da Luminosidade

Perda acelerada da Luminosidade

A perda de luminosidade acelerada é outro fator importante que não costuma ser levado em consideração na hora da escolha da luminária de LED. Por isso, a durabilidade e a eficiência luminosa da luminária LED são menores, prejudicando assim a iluminação da loja e a visualização dos produtos. 

Por esse motivo, é importante se atentar e questionar sobre o nível de depreciação luminosa de acordo com o tempo de vida útil da luminária de LED.

Quanto menor o nível de depreciação luminosa, melhor e por mais tempo a luminária LED irá atender às normas de iluminação e garantir a qualidade da luz no ambiente. 

Alteração da cor da luz da luminária

Alteração da cor da luz da luminária

Devido à procedência duvidosa de algumas luminárias LED de baixa qualidade e preço baixo, um problema comum encontrado é a mudança da cor da luz. 

Com o passar do tempo, ela começa a variar, ficando azulada ou esverdeada, prejudicando o índice de reprodução de cores da luz em relação aos produtos expostos na loja. 

É mais um caso que se faz necessário realizar a troca das luminárias LED, acarretando em mais gastos com a compra de novos dispositivos com a necessidade da manutenção recorrente, pois nem sempre as luminárias LED apresentam o mesmo problema todas de uma só vez. 

Ou seja, cada vez que o problema acontece é indicado comprar uma nova luminária e contratar o profissional para fazer a instalação corretamente e muitas vezes acaba de reinstalar e outra – ou outras –  luminária começa a apresentar o mesmo problema. 

Por isso, recomendamos a utilização de produtos com alta performance e durabilidade com 5 anos de garantia.

Lâmpadas LED piscando

Um problema que se torna muito incômodo tanto para os clientes que visitam o estabelecimento quanto para os funcionários que nele trabalham é quando a lâmpada de LED apresenta este defeito devido à baixa durabilidade.

O famoso defeito que faz a lâmpada de LED ficar piscando está presente somente nas lâmpadas de 1 a 2 anos de garantia e isso compromete a visualização dos produtos e do ambiente em si.

Esse problema causa um desconforto visual instantâneo, onde o resultado naturalmente é o cliente saindo da loja e indo procurar outra que ofereça conforto visual adequado e melhor exposição dos produtos.

Para não passar por essa situação, escolher uma luminária com LED integrado com garantia de 5 anos de alta durabilidade é essencial.

Instalar mais luminárias que o necessário

Instalar mais luminárias que o necessário

Para iluminar uma loja de forma adequada nem sempre significa que será necessária uma quantidade enorme de luminárias LED, pois é possível optar pelas luminárias LED de alta qualidade que atendam às normas de iluminação corretamente e de forma duradoura. 

Ou seja, com luminárias LED que iluminam mais é possível diminuir a quantidade e aumentar significativamente o nível de iluminação em lux dos ambientes gerando maior economia e uma drástica diminuição de manutenção além da redução dos pontos de iluminação.

Gastos com manutenção recorrente

Uma das maiores consequências de todos esses problemas listados acima, além da perda de vendas que o estabelecimento mal iluminado sofrerá, são os gastos com a manutenção recorrente que se faz necessária quando se utilizam luminárias e lâmpadas de LED de baixa qualidade.

Muitas vezes, quando o comerciante pensa que resolveu um problema, outro aparece e isso causa um desgaste desnecessário, além do prejuízo envolvido.

Por isso, ressaltamos a importância da atenção na hora de escolher o fornecedor de luminárias LED.

Recomendamos a elaboração e implementação de um projeto luminotécnico bem executado, que irá atender com excelência as normas de iluminação e garantir uma experiência satisfatória aos seus clientes e melhor destaque dos produtos nas prateleiras.

Vantagens de uma boa iluminação comercial LED

Vantagens de uma boa iluminação comercial LED

Uma boa iluminação para lojas traz benefícios que só têm a somar às suas estratégias de vendas. Confira, abaixo, algumas das principais:

  • aumenta a visibilidade do seu comércio;
  • apresenta seu espaço e soluções de maneira esteticamente agradável e moderna;
  • transforma os ambientes de acordo com os seus objetivos, independentemente da metragem de sua loja e do seu segmento de atuação;
  • durabilidade avantajada das luminárias de LED com 5 anos de garantia. Isso promove mais economia ao investimento no seu projeto de iluminação comercial;

Quer entender como aplicar esses benefícios na prática? Abaixo, vamos ver como você pode transformar suas dúvidas em certezas nas escolhas ao aprender como iluminar um ambiente comercial!

Como avaliar um projeto de Iluminação comercial LED?

Projeto de Iluminação comercial LED

Para avaliar um projeto comercial LED é necessário ir além do aspecto técnico de um projeto de iluminação para lojas e o comércio em geral. E, abaixo, vamos mostrar o que mais deve ser considerado antes de implementar um projeto de iluminação eficiente.

Produtos com 5 Anos de Garantia

Vamos lá: a iluminação comercial é um investimento. Assim como ocorre com a sua decoração, o estoque e também a manutenção do seu espaço físico.

Como tal, vale a pena considerar a aquisição de produtos duráveis, resistentes e que ofereçam assistência especializada, se necessário. 

Na Luter Led, por exemplo, você encontra um portfólio variado e com garantia de 5 anos nos produtos e também em serviços de instalação – inclusive, nos sistemas automatizados (ou Smart Lighting). 

Se tiver alguma dúvida sobre a garantia de 5 anos em nossos produtos e serviços, fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Alta Qualidade e Durabilidade das Luminárias LED Integradas

Já falamos, anteriormente, a respeito da importância em ter produtos com alta qualidade e durabilidade. Eles agregam tanto em valor para a sua marca quanto fortalecem o benefício nesse tipo de investimento.

Quanto melhor, e mais durável, um produto, menor vai ser a sua recorrência em manutenção e substituição de peças. 

Avalie e compare as lâmpadas de LED de 1 ano de garantia com as luminárias LED integradas de 5 anos de garantia e verá a diferença na valorização dos seus produtos. 

Isso tudo influencia, diretamente, na percepção de marca e na eficiência do seu projeto luminotécnico, sem dúvidas.

Depreciação Luminosa da luminária

Depreciação Luminosa da luminária

A depreciação luminosa está associada ao percentual de redução do fluxo luminoso. É, basicamente, o potencial de emissão de luz dela ao longo do tempo. Algo que ocorre naturalmente por meio do uso do produto, que dá início à sua capacidade de vida útil.

Caso você ainda não conheça as aplicações e classificações das luminárias LED, aí vai um rápido tutorial. Normalmente, as luminárias LED de 5 anos de garantia oferecem cerca de 50 mil horas de uso até perder 30% de sua luminosidade.

Assim, você pode entrar em contato com luminárias de LED com a classificação LM80 ou L70, entre outras. 

E o que isso significa?

No caso da L70, a garantia do produto está associada a uma eficiência de até 70% ao longo dessas 50 mil horas de utilização. Como parâmetro para compreender melhor, 50 mil horas correspondem a cerca de 2.083 dias ininterruptos em funcionamento (quase 6 anos).

Portanto, as luminárias com vida útil L70 e 5 anos de garantia vão apresentar uma depreciação de até 30% ao longo desse período. Assim, a L80 desponta com um potencial de 80% de eficiência energética no final de sua vida útil.

Para suas pretensões de iluminação para comércio, convém analisar caso a caso. Mas a L80 possui uma depreciação luminosa naturalmente menor, em comparação com a L70.

Luminárias com lentes ópticas e redução de pontos de iluminação

Seu projeto de iluminação para vitrines, fachadas ou para a área interna da sua loja deve ser diversificado conforme seus objetivos. Contudo, vale a pena ter um planejamento para cada, a fim de obter eficiência e economia.

Esse equilíbrio é possível e, quando muito bem orquestrado, oferece resultados diferentes por meio das lentes ópticas. Os downlights podem trazer escopos distintos, como:

  • divergentes, que são os feixes de luz que ampliam a disposição dos raios;
  • convergentes, quando a luz é direcionada para pontos específicos de acordo com suas intenções.

Qual a temperatura de cor mais adequada para lojas?

Qual a temperatura de cor mais adequada para lojas

A temperatura de cor das luminárias LED mais adequada para lojas depende muito do objetivo do lojista.

Se o objetivo é reter o cliente por mais tempo de checkout na loja, o indicado é utilizar luminárias LED com temperaturas mais quentes. A temperatura de cor mais quente promove a sensação de conforto e bem estar fazendo com que o cliente permaneça por mais tempo no estabelecimento. 

No caso do objetivo ser que o cliente faça um checkout mais rápido, o ideal é utilizar luminárias de temperatura de cor mais fria, pois promovem agitação no cliente, fazendo com que ele permaneça pelo menor tempo na loja. 

Então, por isso é importante ter bem definido e claro esse objetivo para fazer a escolha certa das luminárias LED.

Muitas vezes, para enaltecer a qualidade da luz e a intensidade das cores dos produtos, uma prática dos lojistas é utilizar luminárias com facho de luz extremamente fechado e com índice de reprodução de cores alto. 

Mas alguns lojistas, para ressaltar a valorização dos produtos, usam um outro método que é misturar duas luminárias LED com temperaturas de cores diferentes, por exemplo 3000K e 4000K, para valorizar as cores de determinados produtos.

Essa prática não é a mais indicada, pois basta ter uma luminária de LED integrada com 5 Anos de garantia e IRC alto > 90 que o efeito será melhor e mais duradouro, evitando que o comerciante passe por outros problemas utilizando luminárias LED de baixa qualidade. 

Por que investir em um projeto de iluminação comercial?

Por que investir em um projeto de iluminação comercial

Vimos as vantagens de um projeto de iluminação comercial. Inclusive, já mostramos algumas soluções específicas para alinhar design e funcionalidade à iluminação do seu negócio.

Mesmo assim, vale a pena reforçar o quanto o seu empreendimento é valorizado com um bom projeto luminotécnico. Veja, abaixo!

Iluminação adequada para vitrines

Iluminação adequada para vitrines

Um bom projeto luminotécnico guie e orienta o olhar. Assim, quem está de passagem pode reter sua atenção para onde suas luminárias, spots e downlights estão apontando.

Como já destacamos acima, isso tende a atrair mais visitas dos clientes e, possivelmente, finalizar mais vendas para o seu negócio.

Iluminação Comercial focada no Aumento de vendas

A iluminação comercial é um bom auxiliar de vendas: desperta o interesse e convida o cliente em potencial a entrar na sua loja.

Em seguida, seus vendedores têm o trabalho de seguir suas estratégias de atendimento. Pois a iluminação eficiente já criou o efeito de interesse. A partir daí, é a negociação que vai manter esse encantamento vivo até a finalização da compra.

Atendimento às Normas de iluminação comercial

Projetos luminotécnicos feitos por especialistas têm duas missões principais: valorizar o seu ambiente (e objetivos) e alinhar-se às normas de iluminação.

Por isso, é tão importante ter, ao seu lado, profissionais de renome no mercado, e referências em seus respectivos ramos de atuação. Algo que evita imprevistos e problemas que vão exigir mudanças no seu projeto.

E, como você deve imaginar, isso se traduz em prejuízos financeiros e de outros recursos indispensáveis (como o seu tempo e o de sua equipe).

Redução de pontos de luz nas lojas

Um projeto de iluminação profissional também permite a redução de pontos de luz. 

E isso é ótimo, porque reduz o consumo energético sem perder em eficiência de iluminação do ambiente.

A iluminação para comércio é ainda mais valorizada por isso, já que a iluminação tem participação ativa no crescimento da sua marca. E isso deve ter ficado evidente ao longo do artigo.

Redução de consumo de energia nas lojas

Resultado complementar ao que discutimos no tópico acima. A iluminação para comércio preparada por especialistas contribui com a redução no consumo de energia elétrica.

Parte disso se deve à redução dos pontos de luz, mas também é influenciada pela escolha de produtos de qualidade. O que favorece tanto a iluminação de sua loja quanto o retorno do seu investimento em curto, médio e longo prazo.

Precisa de ajuda com a iluminação para comércio? Saiba mais sobre a Luter Led e como podemos ajudar no seu projeto de iluminação comercial!

Conclusão

E então? Deu para entender a importância de um projeto de iluminação para comércio e o valor agregado de um trabalho de especialistas no assunto?

Com boa dose de planejamento e escolhas que alinham, perfeitamente, resistências, durabilidade e qualidade no projeto luminotécnico, todos saem ganhando: sua marca e os seus clientes e consumidores em potencial, que vão se encantar com todo o ambiente.

Para entender como a Luter LED pode ajudar na composição do seu projeto, entre em contato com os nossos especialistas!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.