Iluminação Linear: entenda o que é e como escolher as luminárias

Impacto visual, conforto para os olhos e distribuição agradável de pontos de luz: a iluminação linear tem qualidades que fazem bem a qualquer projeto luminotécnico.

Com esse potencial de construir linhas contínuas de luz, esse modelo consegue se adaptar a diferentes estilos e projetos. 

O que inspira perguntas de todos os tipos. Por exemplo: quais são os tipos de iluminação linear? Ou, ainda, quais são as vantagens em contar com uma iluminação linear LED.

Tranquilize-se, porque temos essas respostas (e muitas outras) distribuídas ao longo deste post. Acompanhe-nos nesta leitura e aprenda tudo sobre a iluminação linear!

O que é a iluminação linear?

Muito utilizada pelos arquitetos e lighting designers atualmente em projetos de iluminação que têm como objetivo uma iluminação homogênea e eficiente com requinte moderno e possibilidades criativas.

A iluminação linear trata-se de um sistema de iluminação que permite a criação de linhas contínuas de luz que oferecem um apelo visual agradável e por vezes, até mesmo um efeito cênico ao ambiente. Podendo ser utilizada tanto em ambientes corporativos quanto em lojas e supermercados, por exemplo.

Trata-se de um modelo bastante adequado para quem privilegia a funcionalidade — e sem perder o apelo estético. A iluminação linear é uma tendência duradoura em design, sendo considerada para diversos estilos de composição luminotécnica.

Isso porque, com base na versatilidade de aplicação do modelo, sua utilização se adapta facilmente em projetos de:

Do corporativo ao industrial, portanto, com um fluxo luminoso que valoriza o espaço arquitetônico e as funcionalidades de cada ambiente.

Isso ocorre a partir da instalação de luminárias contínuas em direções variadas. O que afeta, diretamente, na sensação criada para cada cômodo.

Por exemplo: se você sabe o que é iluminação indireta deve também compreender o impacto de focos de luz que compõem atmosferas mais intimistas. Ou, ainda, que você pode direcionar o olhar de quem entrar em um ambiente por conta do tipo de iluminação.

É exatamente isso que propõe a iluminação linear.

Sistemas de Iluminação Linear de LED

A iluminação linear é com certeza uma tendência atualmente por sua característica estética e também pelas opções de design que podem ser criados ou até mesmo personalizados nos mais diversos espaços onde elas podem ser aplicadas. 

Dentre os sistemas de iluminação linear LED, podemos destacar os três tipos de iluminação linear, são eles: iluminação linear sobreposta, iluminação linear embutida e iluminação linear pendente. 

Nos próximos tópicos, iremos apresentar as características e aplicações desses diferentes sistemas de iluminação linear LED que podemos encontrar atualmente:

Iluminação Linear Sobreposta

As principais diferenças entre os tipos de iluminação linear estão nas maneiras em que elas ficam dispostas no ambiente e a altura que precisam estar para iluminar bem o local. 

A iluminação linear sobreposta é composta pela utilização de luminárias lineares que ficam ligeiramente de fato sobrepostas em relação ao teto do ambiente, seja ele corporativo, comercial ou até mesmo industrial. 

A indicação para esse sistema de iluminação linear está também de acordo com a necessidade de iluminação do ambiente em relação ao pé direito do mesmo.

A luminária linear LED de alta qualidade consegue iluminar com eficácia o espaço e com isso, atender às normas de iluminação e a quantidade de lux exigida de acordo com o projeto de iluminação do ambiente.

Iluminação linear LED de Embutir

Normalmente, para efeitos de design, alguns ambientes utilizam a iluminação linear de embutir, onde, desta vez, as luminárias lineares LED de alta qualidade ficam embutidas no teto do local.

A recomendação de aplicação é para ambientes de até 6 metros de altura, para que a iluminação seja eficaz e atinja a quantidade de lux exigida pelas normas de iluminação.

Um ponto a ser considerado está relacionado ao fato da instalação dessas luminárias ser um pouco mais trabalhosa em relação às outras, pois normalmente elas estão acopladas ao forro ou de fato à construção do teto. 

Então, investir em luminárias de alta qualidade, eficiência luminosa e garantia de 5 anos se torna ainda mais importante, visto que a manutenção não é tão fácil e rápida de ser feita, quando se utilizam luminárias lineares de baixa qualidade.

Iluminação Linear Pendente

A aplicação de iluminação linear pendente se faz necessária uma vez que a iluminação do ambiente precisa estar de acordo com a altura em que a luminária precisa estar.

Para isso, considera-se o pé direito do local e confere-se se o foco de luz está atendendo de forma satisfatória às normas de iluminação vigentes. 

Por exemplo, para iluminar um corredor de supermercado com um pé direito alto, se a luminária linear LED for instalada sem um projeto de iluminação, por mais que tenha alta eficácia luminosa, a possibilidade de deixar o espaço mal iluminado é alta. 

E analisando essa necessidade, se faz altamente precisa a realização de um projeto de iluminação de qualidade para que esses espaços tenham uma boa iluminação, eficiente e apropriada.

Como avaliar a qualidade de uma luminária linear LED de qualidade?

Adquiriu luminárias lineares LED para utilizar no seu negócio e não sabe se fez a escolha certa? Esse tópico irá explicar de forma concisa como avaliar a qualidade da sua luminária linear LED e as principais diferenças de qualidade atualmente oferecidas no mercado.

Muitas pessoas analisam primeiramente a questão do valor unitário da luminária, sem prestar atenção a eficiência luminosa das luminárias num modo geral e esse pode ser um grande erro.

Isso porque, o preço está diretamente relacionado à garantia e à finalidade que essa luminária será utilizada.

Para exemplificar, uma luminária linear para residência pode ter as mesmas características de design e de qualidade aparente, mas oferece somente 1 ano de garantia.

Para a finalidade residencial, esse produto pode até atender, mesmo podendo sofrer com perda acelerada de luminosidade. Mas, mesmo em residências com pé direito baixo, podem não ser tão eficazes, dependendo da qualidade do LED. 

Agora, se formos considerar um ambiente corporativo, comercial ou até mesmo industrial, esse tipo de produto não é viável por oferecer baixo fluxo luminoso, mesmo se considerarmos pé direitos baixos ou altos. 

A grande vantagem de contar com luminárias LED de alta qualidade e garantia de 5 anos é que, além do fluxo luminoso ser superior e tempo de vida útil também, as luminárias podem ser facilmente conectáveis em caso de necessitar de troca.

Como é uma luminária linear de LED?

As luminárias lineares de LED são uma tendência e, por esse motivo, muito utilizadas pelos lighting designers atualmente.

Esse sucesso se deve ao seu design, que traz modernidade ao ambiente e também a possibilidade de montagens dessas luminárias LED. 

Dependendo da necessidade das dimensões e da iluminação que o local exige, elas podem ser inteiriças ou conectáveis, permitindo assim a personalização de aplicação das luminárias para a composição do espaço. 

Como vimos, elas podem ser instaladas de diferentes maneiras e assim podemos destacar também diferentes modelos e acessórios de luminárias lineares LED.

A linha Arq Line da Luter LED tem o design idealizado para oferecer iluminação homogênea com baixo ofuscamento. Elas podem ser aplicadas em supermercados, escritórios de alto padrão, auditórios, entre outros. 

Sua instalação pode caracterizar iluminação linear sobreposta ou também pendente a depender da altura do pé direito do local e do nível de iluminação exigido pelo local.

A luminária Arq Line possui corpo feito de alumínio e o difusor em policarbonato. Seu design garante a sofisticação e modernidade, sem falar na iluminação que valoriza os detalhes do ambiente. 

Para aplicação de luminária linear de embutir, o modelo de luminária conect de embutir se adequa perfeitamente ao seu projeto de iluminação garantindo a eficiência luminosa e o design moderno para o seu ambiente.

 Utilizado somente para embutir aos tetos e paredes dos ambientes, a luminária conect de embutir da Luter LED também permite a conectividade, que pode ser personalizada de acordo com a necessidade do local.  

Luminária Hermética

Como escolher uma boa luminária linear para o seu projeto de iluminação?

Materiais de considerável resistência são ótimos aliados de qualquer projeto luminotécnico. Isso permite que seu investimento seja feito para uma utilização de longa duração.

Outra dica para compor sua estratégia de iluminação linear tem a ver com a finalidade de uso das luminárias LED. Alguns exemplos de aplicação podem auxiliar em ideias inspiradoras para você, como:

  • a luminária linear pode ser usada para criar um efeito suave, destacando o ambiente. Basta instalar os produtos sob o forro, por exemplo, para trazer esse impacto de serenidade;
  • enfileiradas em linha reta tendem a criar a sensação de amplitude ao cômodo. Também potencializa o fluxo luminoso;
  • avalie itens produzidos em alumínio, no corpo, e policarbonato. Assim, você pode usar a iluminação linear em todo tipo de ambiente — inclusive, em câmaras frias, se assim quiser.

Lembre-se, ainda, que seu projeto luminotécnico deve vir acompanhado de um estudo completo. O que inclui a temperatura de cor para garantir a eficiência no efeito desejado.

Diferentes aplicações da iluminação linear

Deve ter dado para perceber que a iluminação linear tem aplicações distintas.

Não importa, então, se você vai considerar a iluminação linear pendente, a iluminação linear de sobrepor ou usar as luminárias como uma iluminação de orientação: é possível adaptar os modelos desse produto para os mais variados fins.

E aí vão algumas das ideias mais populares, atualmente, no uso da iluminação linear!

Iluminação Industrial

Considere produtos que podem trazer eficiência, economia e poder de iluminação no seu projeto. Idealmente, você pode enfileirar a luminária linear, uma na outra, criando uma composição uniforme e padronizada para iluminar todo o ambiente por igual.

Iluminação Supermercados

Valorize produtos que ofereçam boa distribuição de luz, garantindo um efeito homogêneo e com baixo ofuscamento. Ideal para tornar a visita dos clientes de um supermercado ainda mais agradável.

Iluminação Escritórios

Ambientes de alta sofisticação, modernos e com design planejado podem se beneficiar da iluminação linear. 

Quer uma boa indicação nesse sentido? A linha de luminárias ARQ LINE da Luter LED carrega todas essas qualidades para conferir um impacto positivo em iluminação e no complemento estratégico à sua decoração.

Iluminação Comercial

Lojas e outros tipos de estabelecimentos comerciais precisam de uma iluminação eficiente. E já apresentamos, aqui, a versatilidade da iluminação linear, que pode ser instalada no teto, nas paredes ou mesmo no chão. Tudo para tornar o seu projeto de iluminação um sucesso!

E você pode encontrar tudo aquilo que procura em iluminação aqui!

Conheça os produtos da Luter LED e faça um upgrade no seu projeto de iluminação!

Conclusão

Vimos o quanto a iluminação linear pode modificar a aparência de ambientes e compor um design arrojado e eficiente, equilibradamente. Fique de olho nos produtos da Luter LED e aplique técnicas variadas para o seu projeto luminotécnico ser um diferencial e tanto para valorizar a sua marca!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.