Refletor LED: Tudo o que você precisa saber!

O refletor LED é um elemento muito importante para se conhecer no universo da iluminação. Também chamados de holofote em algumas regiões, além de apresentarem um aspecto funcional muito importante, iluminando de maneira adequada os espaços, os refletores podem ser utilizados para garantir outros tipos de benefícios dependendo da finalidade do seu uso.

Assim, como todo produto de iluminação, é muito importante saber avaliar as principais características técnicas, as funcionalidades, os tipos de aplicação e quais as principais soluções tecnológicas oferecidas no mercado de iluminação LED de alta qualidade para fazer a melhor escolha e não se arrepender depois.

Mas afinal, o que você sabe sobre os refletores LED?

Suas perguntas serão respondidas nesse artigo completo que foi desenvolvido especialmente para que você possa se inteirar quando o assunto é: refletor LED de qualidade.

Continue lendo e confira!

O que é um refletor?    

Refletor é um modelo de luminária, que pode apresentar potências distintas, tecnologias diversas, formatos diferentes e que são utilizados na iluminação externa e interna em um determinado local.

Os estilos de refletores podem ser redondos, quadrados, ovais e outras formas. Além disso, eles podem ser instalados na parede ou no chão, oferecendo ao projetista uma infinidade de opções para a decoração de espaços como fachadas de edifícios comerciais, shoppings, escritórios, jardins, entre outros.

Normalmente, anterior à tecnologia LED, os refletores utilizavam lâmpadas de alta potência como as antigas lâmpadas halógenas, as lâmpadas de mercúrio, as lâmpadas de sódio ou as mais recentes lâmpadas, que eram as de vapor metálico.

Cada uma destas tecnologias possui uma diferente qualidade de iluminação e eficiência luminosa. Esta eficiência luminosa está diretamente relacionada ao consumo por hora em relação a quantidade da luz fornecida como também a sua vida útil.

A água e a poeira que poderiam ser grandes incômodos com infiltrações afetando a qualidade do produto, não chegam a ser problemas, pois os refletores são vedados de acordo com sua classificação IP. Todavia, é necessário ter atenção na classificação IP correta de acordo com a aplicação e necessidade de resistência.

Quando falamos em refletores, também é importante comentar sobre os cuidados com a segurança que esses equipamentos fornecem. Os melhores refletores são feitos de alumínio para facilitar a dissipação térmica da fonte luminosa e possuem um fechamento em plástico ou vidro temperado. O fechamento feito por vidro temperado e,
quando quebrado, se desfaz em pequenos pedaços não cortantes sendo probabilidade de se machucar com a quebra desse vidro próxima de zero.

Em alguns casos, o uso de refletores também torna mais efetivo o uso de câmeras de segurança, especialmente em ambientes como corredores externos, cantos escuros do jardim e fachadas de edificações. Fazendo essa combinação, torna-se mais fácil enxergar o que está acontecendo na área externa da edificação.

O que é um refletor LED?

Refletores de LED – Luter LED.

Traduzindo para o nosso idioma, podemos dizer que LED significa diodo emissor de luz. Dessa forma, trata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visível, transformando a energia elétrica em energia luminosa.

Esta nova fonte luminosa mudou a direção da luz, pois todas as outras tecnologias anteriores emitiam luz em 360º graus e agora com o LED, o maior ângulo possível é de 160° graus, o que diminuiu muito a perda dos refletores antigos que usavam partes de alumínio para refletir a luz.

Este processo de reflexão da luz das fontes antigas, proporcionava uma grande perda de iluminação e consequentemente um grande desperdício de energia.

Outro fator importante foi o “teórico” aumento de durabilidade. Como as outras fontes estavam enclausuradas, tinham grande dificuldade de dissipação térmica e com isso diminuía a vida útil do refletor.

O conceito de uma lâmpada dentro de um refletor, onde a lâmpada era de um fabricante e o refletor de outro que não

O conceito de uma lâmpada dentro de um refletor, onde a lâmpada era de um fabricante e o refletor de outro que não conhecia e nem respeitava o espaço necessário para a correta dissipação térmica, ocasionando em um refletor de menor custo, menor de tamanho e com menos materiais para comercializar, com menor preço, mas sem se preocupar com a vida útil da lâmpada que seria utilizada neste refletor.

Consequência = altos custos de manutenção e consumo de energia.

Agora com o chip de LED, o fabricante é capaz de fazer desde a inserção da fonte luminosa até o desenvolvimento da carcaça apropriada para dissipação térmica, direcionando uma maior parte da luz para o objeto a ser iluminado, sem desperdícios e com a dissipação térmica adequada.

Mas tenha cuidado, pois os fornecedores não são todos assim, os de baixo tempo de garantia não são desenvolvidos para durarem e sim para terem menores custos, o que ocasiona novamente em maiores gastos de energia e de manutenção.

E por esse motivo, o refletor LED é uma luminária externa/interna especialmente desenvolvida para resistir de forma eficaz aos efeitos da água e da poeira direcionando a luz para onde é realmente necessário.

Quais são as principais vantagens dos refletores LED?          

Refletor Halógeno x Refletor LED Foto: Pixabay.

Diversas são as vantagens inerentes aos refletores de LED. A primeira delas é destacar que os refletores tradicionais, ao contrário do que alguns podem imaginar, não são equipamentos resistentes.

Contudo, com a união do equipamento à tecnologia LED, é possível aumentar a durabilidade do aparelho em até 10 vezes. Ou seja, um dispositivo que duraria cerca de 1,5 anos pode durar até 15 anos.

No mercado brasileiro, a durabilidade do refletor LED está relacionada ao tempo de garantia e a idoneidade da empresa. Muitas marcas dizem ter uma vida útil de 50.000 horas, mas com apenas um 1 ano de garantia, o que é totalmente incoerente. Os refletores LED de maior durabilidade possuem 3 anos de garantia e os de alta durabilidade e resistência, por sua vez, oferecem 5 anos de garantia.

Além disso, a iluminação provida pelo LED não esquenta, pois não possui raios UV, o que torna a iluminação mais eficiente, evita o desperdício de energia e diminui substancialmente a ocorrência de falhas na iluminação.

O refletor LED também evita gastos desnecessários com energia, pois ilumina mais com menos potência, e possui uma maior vida útil proporcionando menos gastos com manutenção ou mesmo menor número de trocas ao longo do tempo. Por fim, podemos destacar a questão da sustentabilidade para a escolha desse dispositivo, pelo fato de não transmitir raios UV e também não apresenta metais tóxicos em sua composição.

Quais as diferenças entre os refletores LED residenciais e empresariais?  

É importante destacar que existem diferenças entre os refletores de uso residencial e empresarial. Falaremos agora sobre as principais diferenças entre esses usos.

Fotos Ilustrativas: Pixabay

Tempo de utilização

A primeira diferença está relacionada ao tempo de utilização dos refletores. Os refletores de uso residencial não precisam ser utilizados na mesma frequência que os refletores de uso empresarial.

A fachada de um shopping, por exemplo, não interessa somente aos lojistas e aos donos do shopping, mas a todos potenciais clientes do espaço. Isto é, todos aqueles que passam pela fachada. Dessa maneira, o refletor neste espaço deve servir para atrair a atenção das pessoas em relação ao espaço.

Em resumo, refletores LED para corporações devem ter maior vida útil e maior qualidade da luz do LED.

Valor e certificados de mão de obra

Outro ponto importante sobre as diferenças do uso do LED em espaços residenciais ou empresariais, está no que nos espaços empresariais o uso dos refletores deve estar de acordo com as Normas Regulamentadoras vigentes como a NR10 e NR35.

Isso não quer dizer que os refletores de uso residencial podem estar em desacordo com as normas, devido a menor exigência da legislação residencial, mas que os espaços empresariais devem apresentar uma atenção maior, pois não podem ser instalados por profissionais não qualificados, pois são usualmente aplicados em maiores alturas e isso demanda um maior investimento na manutenção destes equipamentos, justificando o investimento em um refletor de maior durabilidade.

Normativas de segurança  

Outra diferença está relacionada às normativas de segurança. Novamente, isso não quer dizer que os refletores utilizados em residências não devam apresentar segurança, mas que aqueles instalados em ambientes empresariais devem ter uma atenção a mais em relação a essa questão.

Então, para implementar um projeto de iluminação comercial, deve ser levado em consideração as exigências feitas pela normativas de segurança dependendo de vários fatores como: a análise do local de instalação, a altura das luminárias, a intensidade luminosa em LUX necessários entre outros.

Quais avanços foram aplicados aos refletores LED?

Quando falamos sobre refletores LED, devemos destacar que alguns avanços foram aplicados a esses equipamentos, como trataremos no texto abaixo:

  1. Maior dissipação térmica
  2. Acendimento instantâneo
  3. Não depende da reflexão da luminária para maior desempenho
  4. Direcionamento
  5. Direcionamento por reflexão em alumínio
  6. Direcionamento com lentes de alta tecnologia

Maior dissipação térmica

A alta concentração de calor é um dos principais problemas de qualquer lâmpada. Nos refletores halógenos, essa questão era ainda mais problemática. O aquecimento desses equipamentos gerava grandes problemas para a iluminação, desde o consumo muito alto de energia até a ocorrência constante de curtos-circuitos, o que aumentava a necessidade de troca dos refletores.

Ao contrário dos refletores com lâmpadas tradicionais, o LED apresenta grande vantagem nesse sentido, pois os refletores de LED geram menos calor e usam a carcaça de alumínio para dissipar esta energia.

Acendimento instantâneo

Os refletores antigos que utilizavam lâmpadas de alta potência precisam de aproximadamente 7 minutos para poder emitir a luz necessária para uma boa iluminação. Já os refletores LED possuem acendimento instantâneo.

Para uma residência isso pode não afetar muito, mas para empresas como indústrias e centros comerciais isso pode ser uma vantagem à segurança, visto que os sistemas de emergência dependem de iluminação instantânea para funcionar adequadamente, impactando até mesmo na segurança das pessoas e no valor dos seguros a serem contratados por uma corporação.

Não depende da reflexão da luminária para maior desempenho

Antes, para aumentar o desempenho do refletor, era necessário contar com a reflexão da luminária para obter um resultado mais eficiente. Com a adoção dos refletores LED, essa reflexão tornou-se opcional, pois somente o diodo de LED já é capaz de emitir a luz em 160º graus sem usar o componente de alumínio reflexivo de um refletor convencional. Desta forma, caso o refletor LED apresente ângulo de iluminação de 120º graus, a perda de luz e de energia será muito menor.

Direcionamento

Os refletores LED apresentam um avanço no que diz respeito ao direcionamento da luz. Não à toa, esse equipamento é muito utilizado para iluminação de fachadas. Isso ocorre pois o refletor LED pode ter lentes que direcionam a luz de acordo com a altura de fixação da luminária, respeitando o layout do ambiente. Dessa maneira, deve ser levado em consideração a quantidade de iluminação em Lúmens e o ângulo de distribuição luminosa destes equipamentos.

Esse aspecto é, sem dúvida, uma das maiores vantagens desse tipo de refletor LED. Com lentes que proporcionam luz direta, é possível realizar a instalação do refletor em diferentes espaços. E dependendo do caso, até mesmo usar lentes de longo alcance para a luz atingir locais que não eram possíveis com as tecnologias anteriores.

Direcionamento por reflexão em alumínio

Os primeiros modelos de refletores em LED utilizam o alumínio para refletir a luz no ângulo desejado, porém este tipo de reflexão é antiga e não consegue direcionar totalmente a luz, o que acarreta também na emissão de luz também fora do ângulo desejado ocasionando em desperdícios, refletindo diretamente no consumo de energia deste tipo de equipamento. Porém são mais baratos, pois não utilizam lentes. Quanto melhor o aproveitamento das lentes dentro do ângulo desejado melhor a eficácia deste equipamento quando aplicado.

Direcionamento com lentes de alta tecnologia

Uma característica do LED que o coloca em grande vantagem em relação a outros refletores, é que estes não precisam necessariamente de refletores de alumínio e podem direcionar a luz com melhor eficácia com lentes de alta tecnologia.

Este direcionamento da luz, feito por uma lente, cria a curva fotométrica da luminária. Essa curva fotométrica gera uma maior qualidade no projeto luminotécnico se utilizada por um profissional experiente. Existem lentes com ângulo de iluminação fechado que projetam a luz em até 300 metros, distância muito superior as possibilidades com refletores que utilizem alumínio como material reflexivo.

Empresas especializadas em iluminação corporativa de alta eficácia desenvolvem lentes que permitem que a curva luminotécnica tenha o formato que desejarem e permitem muitas maneiras para novas modalidades de aplicações.

Como avaliar a qualidade dos refletores LED?

Foto Ilustrativa: Unsplash.

Para avaliar a qualidade dos refletores, é necessário levar diferentes aspectos em consideração, tais como:

  1. Potência
  2. Fluxo Luminoso
  3. Eficiência luminosa
  4. Ângulo de distribuição luminosa
  5. IRC (Índice de reprodução de cores)
  6. Fator de potência
  7. Fornecedor (garantia de fábrica)
  8. Garantia de 5 anos
  9. Temperatura do ambiente a ser instalado
  10. Grau de proteção (IP)
  11. Nível de resistência a impactos (IK)
  12. Dispositivo de proteção contra surto (DPS)

Potência

A potência corresponde ao consumo de energia elétrica em uma hora. Esse consumo é representado pela letra W de Watts, que é a unidade de medida do consumo de energia elétrica. De forma geral, a potência nos informa sobre o consumo de energia de determinado dispositivo a cada hora de funcionamento.

Todavia, a potência por si só não informa a luminosidade de forma precisa, pois existem equipamentos capazes de gerar uma maior quantidade de iluminação com menor consumo de energia. Estes podem ser diferenciados pela informação lúmens por watt, mas lembre se de adicionar o ângulo de iluminação, pois a medida lúmens só pode ser compreendida quando junto ao ângulo de iluminação.

Fluxo Luminoso

O fluxo luminoso é determinado por meio do lúmen. Essa unidade é responsável por medir a quantidade de luz emitida por todos os tipos de luminárias LED, incluindo os refletores. Se levarmos em consideração a potência, podemos subentender que para obter o máximo de eficiência, os produtos com maior número de lúmens e menor quantidade de watts (menor consumo), temos equipamentos mais eficientes.

Eficiência luminosa e eficácia luminosa

Outro ponto relevante para se levar em consideração durante a avaliação da qualidade dos refletores está relacionado à eficiência luminosa. Este critério está relacionado pela razão entre o fluxo luminoso e potência. Esse cálculo é geralmente utilizado para a avaliação de projetos de iluminação nos mais variados ambientes.

Em geral, os refletores LED são produtos que contém maior eficiência luminosa entre todas as outras opções de refletores apresentados no mercado. Contudo, os valores costumam variar de acordo com cada produto. Além disso, os níveis de qualidade dos refletores LED são demonstrados pelo período de garantia que o fabricante fornece.

A eficácia luminosa vai depender do aproveitamento da lente para o redirecionamento da luz, ou seja, quanto menor a perda dentro do ângulo de iluminação desejado ao direcionar, mais facilmente será atingido o objetivo, que no caso seria o atingimento de uma maior intensidade de iluminamento em LUX com o menor consumo de energia possível.

Com o valor da energia cada vez mais alto, economizar utilizando luminárias sem lentes seria ter um gasto de energia maior por um longo período e na maioria das vezes não vale a pena. Para ter uma noção em relação aos benefícios de uma maior eficácia basta ver o número de horas de utilização diária deste equipamento, visto que o consumo é de acordo com as horas em que o refletor ficará ligado. Em empresas normalmente o número de horas de utilização é maior e vale a pena investir em um produto de maior eficácia.

Ângulo de distribuição luminosa

O ângulo de distribuição luminosa é referente à abertura do feixe de luz  que o refletor LED é capaz de projetar. Quanto maior esse ângulo, maior a abertura da luz e menor será a distância que a luz atingirá. Os refletores comuns tem 120 graus de abertura e os com lentes especiais podem ser fechados em até 7 graus de acordo com a tecnologia aplicada.

IRC (Índice de reprodução de cores)

O Índice de Reprodução de Cor (IRC) tem como finalidade medir a cor de uma superfície ou objeto quando este é submetido a uma iluminação. Esse índice varia de 0 a 100. A luz do sol é a referência para a criação deste

O IRC dos refletores LED de melhor qualidade é igual ou superior a 80. Os produtos com IRC inferior a 80 são considerados de baixa qualidade luminosa.

Aqueles refletores de luz sem vida e azulada possuem IRC menor que 80, ou são modelos de 1 ano de garantia, que começam com IRC 80 e sofrem uma depreciação luminosa, perdendo IRC rapidamente.

Saiba mais!

Fator de potência

O índice de fator potência varia dentre 0 a 1. Este índice é referente ao aproveitamento energético do equipamento. No caso, um refletor LED com baixo fator de potência irá, além de consumir a potência informada em watts pelo equipamento, também transformará uma parte da energia em energia reativa, considerada energia suja pois não realiza tarefas e acaba por voltar para a rede. As concessionárias cobram por esta “sujeira”, e vem na conta o valor pela energia transformada, determinada como energia reativa. Dessa maneira, o consumo em watts não considera o desperdício de energia e para conhecê-lo deve se analisar o fator de potência.

Portanto, quanto maior for o fator potência, mais eficiente é o refletor. Refletores de boa qualidade apresentam FP superior a 0. 90 (FP>0.9).

Fornecedor (5 anos de garantia de fábrica)

As empresas que fornecem os refletores LED variam a sua estratégia comercial de acordo com o perfil do público. Dessa maneira, existem diversas opções existentes no mercado, adaptadas para os mais variados públicos.

Os refletores de baixo custo possuem somente 1 ano de garantia. São mais baratos, mas não são confiáveis, visto que o LED é uma tecnologia que “deveria” ser duradoura. Em todos os produtos de LED, sejam lâmpadas de LED ou qualquer tipo de luminária LED é possível perceber a qualidade pelo tempo de garantia que o fornecedor provê.

O preço inicial é o único ponto negativo dos refletores LED de 5 anos de garantia, quando comparado a outras alternativas presentes no mercado. Todavia, esse alto custo inicial é recuperado com o baixo consumo, alta eficácia luminosa e a vida útil prolongada desse equipamento, reduzindo os gastos no médio e longo prazo com energia e manutenção.

Garantia de 5 anos

É necessário que o refletor LED apresente uma garantia razoável no que diz respeito à sua vida útil. Em geral, os produtos que apresentam uma garantia de 5 anos são uma boa alternativa para os usuários.

No entanto, não são todos os fornecedores que oferecem essa garantia. Alguns oferecem uma garantia de 1 ou 2 anos, especialmente as marcas que trabalham com produtos a um preço mais baixo. Reduzir a durabilidade do produto é uma maneira de compensar esse baixo preço inicial para aquele público que busca preço, mas não conhece sobre a tecnologia.

Temperatura do ambiente a ser instalado

Para o bom funcionamento de um refletor LED é importante notar a temperatura de operação do equipamento e analisar se está de acordo com a temperatura do local a ser instalado. É importante que sejam adquiridos equipamentos preparados para cada tipo de ambiente. Os refletores que conseguem trabalhar em ambientes acima de 50º C costumam ser mais caros, mas a probabilidade de um problema em ambientes quentes é reduzida de maneira substancial, aumentando a vida útil do equipamento, e com isso reduzindo muito a frequência de trocas para cada local.

Grau de Proteção (IP)

O grau de proteção IP  demonstra a proteção que o equipamento tem em relação à água e poeira.

Muitos eletricistas adquirem refletores com IP65 de baixa qualidade (1 ano de garantia) e o produto acaba sofrendo infiltrações de água. Na segunda compra o eletricista muda o IP, mas isto não ocorreu pelo IP e sim pela baixa qualidade do refletor. Modelos com 5 anos de garantia e IP65 são extremamente resistentes à água e poeira.

Nível de resistência a impactos (IK)

Como destacamos diversas vezes ao longo deste texto, os refletores LED são colocados principalmente em ambientes externos, como fachadas e jardins. Portanto, é necessário que estes apresentem uma boa resistência contra impactos, que podem ser causados por inúmeros fatores, desde a queda de uma fruta no equipamento até mesmo o impacto de animais ou pessoas.

Saiba mais sobre o índice IK sobre impactos.

Dispositivo de proteção contra surto (DPS)

A maioria dos refletores de qualidade elevada apresentam proteção contra surtos elétricos (DPS) internamente. Esse dispositivo é fundamental para proteger os refletores de surtos na rede de energia, evitando assim que eles queimem por conta da oscilação de energia e outros fenômenos similares.

Quais características tem os melhores refletores LED do mercado?

Entre as características que são comuns aos melhores refletores do mercado, destacamos:  

  1. Baixo consumo de energia com maior fluxo luminoso
  2. Possuem lentes adequadas para projetar a luz conforme a necessidade do local
  3. Possuem 5 anos de garantia
  4. Índice de proteção adequado IP
  5. Vida útil e a depreciação luminosa

Baixo consumo de energia com maior fluxo luminoso

Quanto maior o fluxo luminoso, melhor a iluminação gerada pelos refletores LED. Além disso, quanto mais baixo o consumo, maior a economia de energia. Dessa maneira, quanto maior for essa relação lúmens por watt, mais eficientes são os refletores.

Possuem lentes para projetar a luz conforme a necessidade do local

Conforme destacamos anteriormente, existem diversas luminárias LED que podem ser aplicadas nos ambientes. A utilização de uma ou outra pode variar desde o uso do local até o tipo de evento, sendo passível a mudança. Por isso, é importante fazer um projeto luminotécnico para escolher a lente capaz de projetar a iluminação conforme a necessidade local.

Possuem 5 anos de garantia

O refletores LED com 5 anos de garantia são vendidos pelos melhores fornecedores. Lojas que vendem refletores de baixo custo apresentam uma garantia muito menor, de 2 ou até mesmo 1 ano. Essa garantia menor serve para compensar o baixo preço do material, além de ser um indicativo claro da baixa qualidade do material.

Índice de proteção adequado IP

É necessário também que o índice de proteção seja adequado, a fim de garantir maior vida útil do equipamento, especialmente para aqueles que serão colocados em ambientes externos como fachadas, estacionamentos ou jardins.

Vida útil e a depreciação luminosa

É necessário que o material conte com a informação da vida útil, informando como a intensidade luminosa do equipamento se comporta ao longo de toda a sua vida. Assim é possível planejar a manutenção ou troca dos equipamentos de maneira antecipada.

Como escolher o refletor LED corretamente?  

Escolher um modelo adequado de refletor LED pode ser um desafio para as pessoas que não estão acostumadas com este material. A variedade de potência dos refletores é muito variada (desde 10 até mais de 1000 watts de potência).         

Os refletores de 10 watts produzem cerca de 600 a 1800 lúmens em seu fluxo luminoso de acordo com sua eficiência luminosa. Seu uso é indicado para pequenas aplicações, como iluminação de jardins ou áreas externas de baixo pé direito.

O modelo de 50 watts é um dos mais populares, a aplicação desses refletores LED pode substituir refletores halógenos antigos de 500 watts de potência.

Este modelo é mais adequado para iluminação de locais de fixação com altura entre 4 a 5 metros . Caso exista necessidade de maior fluxo luminoso, refletores de maior eficiência luminosa são indicados (geralmente o uso civil não ultrapassa os 200 watts). Para cada escolha, é necessário um levantamento técnico que justifique a decisão com base na altura de fixação e na área a ser iluminada.

Além dos refletores led com opção de luz branca fria e luz branca quente, existem

opções coloridas, como amarelo, verde, azul, vermelho, violeta, entre outras. O uso de cores distintas pode ser aplicado tanto sobre fachadas como em jardins, criando sensações distintas e quebrando a monotonia.

Os refletores LED mais comuns são capazes de emitir somente uma cor. Isto é, a cor branca ou uma iluminação colorida (verde, azul ou vermelho). No entanto, para muitas outras aplicações, a variação da cor emitida é essencial para ambientes como iluminação de fachadas, jardins ou mesmo a iluminação de eventos como shows, concertos, entre outros. Por apresentarem uma natureza eletrônica, os refletores LED resolveram muito bem essa questão, pois existem muitos modelos que são controlados de forma automática ou mesmo por controle remoto, que oferecem ao operador uma grande variedade de opções de iluminação.

Além dos modelos de refletores LED RGB coloridos, os refletores de LED também contam com sensores de presença, que apresentam como finalidade auxiliar o monitoramento do uso dos espaços que recebem a iluminação, reduzindo o consumo de energia de acordo com a utilização do local.

Existe uma grande variabilidade na qualidade dos produtos que utilizam a iluminação LED, tanto no mercado global quanto no mercado nacional.

Para os usuários do equipamento, é notável que os produtos de baixo custo ou de baixa qualidade estão muito presentes no mercado. Contudo, é necessário excluir essas opções para obter apenas materiais de alta durabilidade. A qualidade dos refletores LED pode ser percebida pelo tempo de garantia, onde os de 1 ano de garantia são baratos, mas com pouca durabilidade e os com 5 anos de garantia são os melhores do mercado.

Os refletores genéricos apresentam baixa durabilidade e eficiência questionável. Isto é, o gasto de energia é semelhante a um refletor de qualidade, contudo, a quantidade de lumens é abaixo do ideal e sofre depreciação luminosa acelerada, perdendo em quantidade de luz ou mesmo qualidade da luz de LED, ficando com a luz azulada e opaca.

Alguns sinais evidenciam que o refletor é de baixa qualidade, como o peso do produto muito inferior a outras opções, fio de ligação fino em relação a outras opções, não possuem dispositivos anti surto e etc.

É necessário também pedir para que os refletores sejam ligados para serem analisados aspectos como a luminosidade do equipamento. Ou seja, analisar se um refletor apresenta luminosidade de qualidade inferior em relação a outros. Refletores de iluminação branca que apresentam luz mais azulada, por exemplo, são inferiores, pois geram uma iluminação mais pálida e sem vida aos ambientes (baixo IRC).

Dessa maneira, para evitar problemas em conviver com um refletor de baixa qualidade, é necessário se atentar a estes detalhes antes do momento de compra.

Opções de compra online podem e devem ser utilizadas, mas é necessário ter uma atenção redobrada. A reputação da loja pode ser verificada por meio de sites como ReclameAqui.

Aliás, nesse quesito, as opções genéricas apresentam grande desvantagem, pois as especificações técnicas apresentam informações bastante equivocadas, favorecendo o produto e o posicionando com uma qualidade que ele não apresenta.

Qual a diferença entre os refletores LED e os projetores LED?

A diferença principal entre os refletores LED e os projetores LED está relacionada ao direcionamento da luz. Enquanto, os refletores LED utilizam a reflexão do alumínio que promovem a dispersão da luz e consequentemente um nível de iluminação mais baixo, os projetores LED utilizam as lentes ópticas que direcionam a luz elevando o nível de iluminação no local desejado.

Como é feita a instalação de um refletor LED?  

Foto Ilustrativa: Freepik

Para fazer a instalação do refletor, é necessário levar diferentes parâmetros em consideração, como:

  1. Localização
  2. Energização
  3. Conexão

Localização

A localização do refletor é um fator fundamental a ser levado em consideração para a sua instalação. Para isto devemos nos atentar à altura de fixação e o nível de iluminamento em LUX a ser objetivado, por isso o melhor é realizar um projeto luminotécnico simples.

Energização

Para energizar corretamente os refletores LED deve se ter um cálculo de potência em cada circuito, para não sobrecarregar os circuitos e desta forma danificar os refletores. A distância de cabeamento também é necessário colocar no calculo e desta forma é necessário um bom eletricista.

Conexão

A conexão dos refletores deve ter material a prova d’água. É comum pessoas não qualificadas instalarem os refletores e fazerem uma conexão com fita isolante. Desta forma quando chove, a conexão é molhada, gerando uma fuga de corrente e consequentemente danificando o equipamento.

Foto Ilustrativa

O ideal é ter emendas à prova d’água de alta durabilidade. Até mesmo as fitas de alta fusão são boas no início, mas ressecam e perdem a resistência à água com o tempo. As emendas de engate rápido com IP65 ou IP67 são mais indicadas para refletores de alta durabilidade. 

Quais os principais problemas de um refletor LED convencional?

O refletor LED convencional apresenta alguns problemas que devem ser evitados com a escolha de um material mais moderno e eficiente. Falaremos agora sobre esses aspectos:

  • Depreciação luminosa acelerada
  • Mudança de cor da luz
  • Entrada de umidade/água
  • Escolha errada de emenda, sem conector à prova d’agua
  • Fica piscando
  • Queima precoce         

Como escolher a melhor solução para sua empresa?  

Para escolher a melhor solução em refletores LED para a empresa é importante levar aspectos como:

  1. Normas Técnicas
  2. Intensidade Luminosa
  3. Otimização de Recursos
  4. Escolha Correta de Empresa como Fornecedora

Normas Técnicas

É importante que as empresas escolhidas como fornecedoras dos refletores LED sigam as normas técnicas específicas para a aplicação da iluminação em um determinado ambiente. Além disso, é necessário que a empresa use o produto de forma adequada, seguindo os padrões estabelecidos para cada tipo de iluminação. Entre as principais normas que devem ser analisadas, destacamos:

  • NBR 5382 – Verificação de iluminância de interiores;
  • NBR 8995-1 – Iluminância de interiores;
  • NBRIEC 60598-1 – Luminárias
  • NHO11- Norma de Higiene Ocupacional
  • NR17 – Norma Regulamentadora de Ergonomia
  • NR10 e NR35

Intensidade Luminosa

Intensidade luminosa nada mais é que o Fluxo Luminoso irradiado na direção de um determinado ponto. A intensidade luminosa é demonstrada pelos Lumens, porém não é uma medida fácil de compreender, devido precisar do ângulo de iluminação para ser compreendido.   

Otimização de Recursos – melhora na eficiência, redução de custos

Otimizar recursos não é apenas um diferencial competitivo para os negócios, mas também uma necessidade. Enxugar as contas serve para inúmeros fatores, como aumentar a margem de lucro, melhorar o capital de giro da empresa e também para aumentar o potencial de investimentos do negócio, o que permite planejar um crescimento no longo e médio prazo.

Portanto, é necessário fazer uma escolha racional que leve em consideração três aspectos essenciais na equação: a melhoria na eficiência (da iluminação) e a redução de custos, alcançada tanto pela redução na conta de energia quanto pela melhora na eficiência da iluminação e redução nos custos de manutenção, alcançado através de uma menor frequência de reposição dos equipamentos.

Analisar em médio e longo prazo permite a escolhe de produtos com maior investimento inicial, porém com maiores ganhos durante a vida útil. Para isso é necessário escolher refletores LED com 5 anos de garantia.

Empresa correta como fornecedora                 

Para escolher a melhor solução para a sua empresa, é necessário que se faça a escolha do fornecedor correto. Além de aspectos como preço e qualidade, é necessário avaliar a oferta de garantia do produto e se há uma boa relação com o cliente. Isso serve para que sejam tiradas as dúvidas pertinentes sobre o uso do material e outras dúvidas que possam surgir. Escolher fornecedores com mais de 5 anos de experiência ajuda muito nesta questão.

Quais as vantagens da aplicação de refletores LED? 

Agora iremos abordar as vantagens que a aplicação dos refletores LED representa para as construções. São elas:

  1. Iluminar ambientes amplos
  2. É uma opção ecológica
  3. Oferece um ótimo desempenho de iluminação
  4. Conta com maior vida útil
  5. Reduz os gastos com manutenções
  6. Menor consumo de energia
  7. Auxilia a prevenção de acidentes
  8. Reduz os custos
  9. Fique de olho na garantia oferecida
  10. Projeto Luminotécnico

Iluminar ambientes amplos

A primeira vantagem desse elemento está relacionada à sua capacidade de iluminação. Em geral, costumava-se utilizar diversas lâmpadas para a iluminação de grandes ambientes, tanto externos quanto internos. Além de gerar um resultado menos eficiente, tínhamos também problemas de natureza logística.

Afinal, se uma lâmpada queimasse, toda a iluminação ficaria comprometida por algum tempo, até que ela fosse trocada. Em ambientes como parques, essa questão pode ser problemática.

Dessa maneira, o refletor LED mitigou o problema pois a manutenção é feita de maneira rápida, uma vez que a quantidade de refletores necessários para iluminação de grandes ambientes reduz de forma significativa.

É uma opção ecológica

A ecologia ou mesmo a sustentabilidade não era um elemento muito importante para a construção civil até pouco tempo atrás. Afinal, ainda não tínhamos o amplo conhecimento sobre os reais impactos da ação humana no meio ambiente.

Contudo, a partir do momento que essa noção começou a melhorar, a sociedade civil (que abrange o mercado consumidor) passou a exigir soluções ecológicas.

Um dos principais resíduos das edificações humanas eram as lâmpadas, que precisavam ser trocadas com certa frequência. Mesmo as lâmpadas fluorescentes geram certo transtorno nesse sentido, pois seu descarte em aterros é inadequado (o que ocorria na grande maioria das vezes).

Desse modo, para alternativas mais sustentáveis, é necessário incluir as luminárias LED em projetos e construções.

Oferece um ótimo desempenho de iluminação

O desempenho de iluminação também deve ser levado em consideração. Esse desempenho é medido por meio da taxa de iluminação obtida por um único refletor.

Esse é um ponto importante em diferentes aspectos. Tanto para melhorar a iluminação nos espaços, quanto para reduzir a quantidade de refletores necessários.

Assim, o ambiente se torna menos preenchido por objetos, o que aumenta a liberdade para projetar no espaço, abre lugar para inserção de outros elementos, como mobiliários, vegetação, etc.

O desempenho de iluminação também contribui para redução do consumo de energia e otimiza a aplicação do refletor LED para iluminação de grandes obras. 

Conta com maior vida útil

A vida útil do refletor LED é significativamente maior que a vida útil de refletores que utilizam outros tipos de tecnologia para as suas lâmpadas. Além de ser um fator importante para a economia e menos gastos com mão de obra, essa característica é muito importante para outros aspectos, como é o caso de projetos em espaços públicos.

Em espaços públicos, é necessário prezar por escolhas que contam com maior vida útil pois a manutenção ou troca de materiais costuma ocorrer de maneira demorada.

 

Reduz os gastos com manutenções

A vida útil do refletor LED costuma ser de acordo com a garantia do fornecedor. Todavia, a média de vida útil desse elemento é bem maior, podendo ultrapassar os 10 anos. Ou seja, refletores LED com 5 anos de garantia terão no mínimo 5 anos sem se preocupar com gastos extras causados pela troca do equipamento, com grande potencial para que o prazo seja estendido.

Menor consumo de energia

O consumo de energia é um dos grandes vilões da economia de uma edificação. Além disso, o custo da energia aumenta em 5 a 10% todo ano no mundo inteiro, direcionando a tecnologia para criar soluções cada vez mais eficientes e econômicas.

Os refletores de LED são como computadores, todo ano a tecnologia LED inova com maior eficiência de lúmens emitidos a cada Watt consumido, por isso fique de olho nos fornecedores de alta tecnologia.

Além disso, as crises hídricas geram aumento na conta de energia no Brasil, que é muito dependente desta fonte geradora de eletricidade. Por isso, prezar pela economia de energia é sempre importante.

Auxilia a prevenção de acidentes

A iluminação é importante para evitar acidentes de diferentes gravidades no contexto dos espaços construídos. Isso ocorre, pois, grande parte dos acidentes ocorrem por decorrência da baixa visibilidade em ambientes mal iluminados, seja eles em espaços internos ou externos.

Os refletores de lâmpadas antigas de alta potência precisam de 5 a 7 minutos para emitir sua luz, prejudicando momentos de evacuação em casos de acidentes. O refletor LED tem seu acendimento instantâneo, é mais seguro e esquenta menos que outras alternativas. Dessa forma, momentos de evacuação por acidente não sofrem falta de iluminação em situações de emergência.

Outro ponto importante está relacionado à redução de índices de atividades violentas, especialmente em áreas públicas como parques. Estudos apontam que ambientes mais iluminados são menos suscetíveis a atividades criminosas que utilizam a violência para atingir determinado fim.

Reduz os custos

Os custos com a obra são aspectos mais importantes, tanto sob o ponto de vista do cliente quanto do ponto de vista da empresa que executa o empreendimento.

Pelo cliente, a conclusão é óbvia, pois é necessário prezar pela economia de custos desta parte envolvida, evitando desperdícios e gastos inadequados, tanto no que diz respeito ao dispositivo em si quanto aos gastos gerados pelo refletor (consumo de energia).

Além disso, a redução de custos é importante sob o ponto de vista da empresa que executa a obra, pois contribui para enxugar o orçamento. Assim, há maior competitividade do negócio, assim como aumento da taxa de lucratividade da obra.

Reduzindo os pontos de iluminação com refletores de alto desempenho, permite menores gastos e menos acesos e, com a alta durabilidade também reduz drasticamente a frequência de manutenções destes equipamentos.

Fique de olho na garantia oferecida

Para que as vantagens listadas sejam de fato o diferencial do material, é importante que o interessado pela aquisição fique de olho na garantia oferecida pelo fabricante.

A garantia varia de acordo com cada produto, mas é um indicativo de confiabilidade do material. Os produtos do mercado com 5 anos de garantia são os de melhor qualidade e durabilidade.

Projeto Luminotécnico

Outra vantagem que vale a pena ser comentada no uso do refletor LED para construção, está na melhoria dos projetos luminotécnicos pelos mais diferentes fatores, como a possibilidade de criar atmosferas diferenciadas, economia de energia, durabilidade, melhor custo-benefício, entre outros.

Contudo, o uso desse elemento não garante a qualidade do projeto luminotécnico, pois este deve ser acompanhado de outras ações, como escolha de outras luminárias adequadas para compor o projeto, adotar os princípios corretos de iluminação, além de fazer os cálculos de maneira correta.

Sendo assim, o refletor LED é um elemento fundamental para projetos luminotécnicos para diferentes espaços e usos. Esse produto oferece grandes vantagens em comparação às outras opções de refletores disponíveis do mercado, aliando excelente funcionalidade, baixo consumo e alta durabilidade.

Como escolher o melhor refletor LED? 

Durabilidade e garantia

A durabilidade e a garantia dos refletores LED são itens importantíssimos na hora de avaliar um bom refletor e estão diretamente relacionados, pois quanto maior o período de garantia do dispositivo, maior a durabilidade oferecida pelo fornecedor. Recomendamos a escolha de refletores com 5 anos de garantia.

Eficiência Luminosa 

Para reduzir o número de pontos de luz e mesmo assim ganhar maior luminosidade, a recomendação da Luter LED é para se atentar ao nível de eficiência luminosa do refletor e também ao fator de depreciação luminosa que pode ocorrer com o passar do tempo. É um dos fatores determinantes para a boa experiência com o dispositivo.

Fornecedor de Confiança

Escolha um fornecedor que ofereça transparência, a garantia de 5 anos e que, de preferência, seja responsável pelo projeto de iluminação, pela implementação e acompanhamento do mesmo.

Qualidade da luz de LED IRC

A qualidade da luz de LED ou IRC (Índice de Reprodução de Cor) é outro fator de extrema importância na hora de escolher o refletor LED, o IRC abaixo de 80 é considerando de baixa qualidade, igual a 80 é considerado de boa qualidade e os índices de 90, 95 e 97 são de alta qualidade luminosa.

Índice de proteção IP66 

O Índice de proteção define a resistência do refletor LED. IP66 significa que o refletor é resistente a jatos potentes de poeira e de água. Dependendo do uso e do local de aplicação do refletor esse número de classificação IP altera.

Como escolher um refletor LED para área externa? 

A escolha do modelo de refletor LED deve ser feita de acordo com a utilização do dispositivo e o local onde ele irá iluminar, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a altura do pé direito do local de aplicação, a distância entre os refletores, as dimensões do local a ser iluminado e a sua necessidade de iluminação em lux.

Como saber a potência de um refletor LED? 

 A variação da altura está diretamente ligada à necessidade de iluminação. De acordo com a altura, o modelo de refletor LED utilizado irá precisar de maior emissão de LÚMENS, que pode estar relacionado ou não à potência do refletor LED. Quanto maior a altura do espaço, maior deve ser a emissão de LÚMENS do refletor para atingir o índice de lux exigido pelas normas. E tão importante quanto os LÚMENS , é necessário também se atentar ao ÂNGULO DE ILUMINAÇÃO utilizado no refletor LED para garantir o melhor direcionamento da luz dependendo da finalidade desejada.

A potência simplesmente é o consumo de energia elétrica que o refletor LED exige por hora. 

Por exemplo: um refletor LED de 50W pode ter de 3000 a 7000 lúmens de emissão, uma grande diferença hein! Por isso na hora de escolher a potência, analise quantos LÚMENS você precisa.

Quanto tempo dura um refletor LED?

O tempo de durabilidade do refletor LED está diretamente ligado ao tempo de garantia do refletor oferecido pelo fornecedor, ou seja, quanto maior o tempo de garantia ofertado, maior será a durabilidade do refletor LED e vice e versa. Os refletores LED de um ano de garantia são os mais baratos, porém utilizam materiais de baixa qualidade e em pouco tempo sofrem com o ambiente, entrando água ou começando a piscar. Já os refletores LED de alta qualidade possuem 5 anos de garantia e os fabricantes utilizam materiais de alto padrão, evitando problemas indesejáveis com relação a durabilidade da luminária e até mesmo em uma menor DEPRECIAÇÃO LUMINOSA.

Além disso, na instalação dos refletores sugerimos atenção para as emendas de energia que devem ser à prova d’água com classificação IP 65 ou maior para garantir a durabilidade do dispositivo.

Quantos metros Ilumina um refletor LED? 

A abrangência luminosa de um refletor LED depende da relação entre a altura e a emissão luminosa em LÚMENS do mesmo. Além desses fatores, devemos observar se o refletor LED possui lentes ópticas que promovem o melhor direcionamento da iluminação de acordo com a necessidade de lux a ser atingida no local.

Um refletor LED sem lentes sempre tem uma abrangência de iluminação menor por não promover esse direcionamento mais preciso. De modo geral, é utilizado o ângulo de 120 graus e em casos específicos é imprescindível fazer um projeto de iluminação considerando refletores LED de 30W, 50W e 100W.

Foto Ilustrativa: Luter LED

Levando em consideração todos os fatores mencionados acima, podemos resumir que, para escolher o refletor LED que melhor atenderá a necessidade luminosa e também o cumprimento das normas técnicas de iluminação, é preciso se atentar à distância entre os refletores, à altura do pé direito de cada local, ao ângulo de iluminação ideal e à emissão luminosa em LÚMENS do refletor LED. Via de regra, a iluminação externa ideal deve ter iluminamento em LUX de acordo com as normas técnicas de iluminação, que sugerem a aplicação de 20 a 40 lux. Veja abaixo na imagem as três diferentes aplicações/alturas:

Foto Ilustrativa: Luter LED

Podemos observar na imagem que existem 3 galpões de alturas diferentes. O menor galpão tem 4 m de altura e conta com um refletor LED de 30W, já o galpão mediano tem 7m de altura e um refletor LED de 50W e o mais alto 12m e o refletor de 100W.

Foto Ilustrativa: Luter LED

Na imagem a cima, podemos observar que existe uma variação de altura entre os galpões e consequentemente variação de distância entre os refletores, diferentes potências e abrangência luminosa. O aspecto comum a ser observado é o ângulo de iluminação, que é de 120 graus em todos os casos.

Foto Ilustrativa: Luter LED

Podemos observar na imagem acima, a eficiência luminosa que cada refletor abrange na área ao redor da fachada dos galpões e a distância de 20 metros entre um galpão e outro também.

Para facilitar a leitura da imagem podemos dizer que a área vermelha de luz corresponde a 40 lux que é a maior abrangência luminosa e a área mais turva corresponde a 1 lux que é considerada a área que não recebe iluminação nenhuma gerada pelo refletor. Analisando os três galpões e fazendo um comparativo entre a relação Potência do Refletor X Altura do Galpão, podemos notar que o maior galpão com refletor de 100W é o que fornece a maior abrangência luminosa.

Como posicionar o refletor LED 30W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

Para atingir às normas de iluminação de no mínimo 20 lux, o refletor LED de 30W deve ser aplicado à uma altura máxima de 4,5 metros e com ângulo de 120° e a distância entre um refletor e outro pode variar de 7 a 7,5 metros. 

Quantos metros ilumina o refletor LED 30W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

Para analisarmos a abrangência luminosa emitida pelo refletor de 30W nos arredores do galpão 1, devemos considerar as chamadas “cores falsas” que servem como parâmetro de medida da quantidade de lux atingida de acordo com a distância observada na imagem acima, por exemplo. Ou seja, para contemplarmos as exigências das normas de iluminação, que seriam de 20 lux, a abrangência luminosa do refletor de 30W é de 6 metros de distância do galpão 1.

Como posicionar o refletor LED 50W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

O refletor LED de 50W deve ser aplicado à uma altura máxima de 7 metros e com ângulo de 120°. A distância entre um refletor e outro pode variar de 9 a 9,5  metros. Dessa forma, o refletor de 50 W atende à norma de iluminação de 40 lux.

Quantos metros ilumina o refletor LED 50W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

Já a abrangência luminosa emitida pelo refletor de 50W, que contempla as exigências das normas de iluminação (20 lux), é de 8,2 metros de distância do galpão 2, lembrando que ele está posicionado a uma altura de 7 metros em relação ao chão.

Como posicionar o refletor LED 100W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

Já os refletores LED de 100W devem ser aplicados à uma altura máxima de 12 metros e com ângulo de 120°. A distância entre um refletor e outro pode variar de 9,5 a 10 metros atendendo à norma de iluminação de 40 Lux.

Quantos metros ilumina o refletor LED 100W com ângulo de 120º?

Foto Ilustrativa: Luter LED

O refletor de 100W, por sua vez, posicionado à uma altura de 12 metros do chão, para contemplar as exigências das normas de iluminação (20 lux), possui abrangência luminosa de 12,5 metros de distância do galpão 3, como podemos observar na imagem ilustrativa acima.

Para ficar mais clara a relação quantidade de lúmens x altura da aplicação do refletor LED, veja a tabela abaixo:

Tabela Comparativa Altura X Modelo Refletor X Lúmens:

AlturaModelo RefletorLúmens (120°) desejados*
de 3,5 a 4,5 metros30 Waprox.: 3.500 lm
de 5 a 7 metros50 Waprox.: 6.500 lm
de 7 a 12 metros100 Waprox.: 12.000 lm
*Os valores da quantidade de lúmens são aproximados e podem variar até 10% para mais ou para menos do valor indicado na tabela.
We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.