Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto

Iluminação galpão

Projetos de iluminação para galpão devem ser rigorosamente elaborados e desenvolvidos. Especialmente por impactarem na produtividade, economia de custos, aumento da eficiência energética e promoção do bem-estar dos colaboradores.

De modo que todos estes aspectos sejam alcançados em negócios de estocagem, logística, fabricação ou diversos outros segmentos, a iluminação deve ser compreendida como um dos fatores principais.

Pensando em te ajudar, a Luter LED desenvolveu este artigo abordando os principais aspectos para um projeto de iluminação de galpão. Desde como reconhecer as vantagens e benefícios, os melhores produtos do mercado, até os impactos na saúde financeira e economia de custos operacionais.

Continue no artigo e descubra tudo sobre iluminação para galpão!

Como fazer um projeto de iluminação para galpão?

Fazer um projeto de iluminação para galpão envolve vários fatores, dentre eles a redução do consumo de energia e otimização dos recursos destinados à compra de materiais e equipamentos.

Ainda há outros pontos de atenção, ao desenvolver um projeto de iluminação para galpão, são:

  • Temperatura de cor das luminárias para galpão
  • índice de proteção – IP e resistência a impactos – IK
  • ângulos das luminárias
  • altura de fixação
  • garantia
  • nível de iluminância ou iluminamento necessários para o ambiente
  • sustentabilidade das luminárias no ciclo de vida
  • responsabilidade socioambiental do projeto luminotécnico
  • e muitos outros pontos, que serão abordados à frente

Também, é necessário considerar as normas de iluminação do ministério do trabalho, como a NHO 11 para o desenvolvimento do projeto, a fim de evitar penalidades e obter um excelente resultado em custo-benefício a curto, médio e longo prazo. 

Para garantir o sucesso do projeto é indispensável a escolha por produtos de alta qualidade e durabilidade, investindo em luminárias LED com garantia de 5 anos.

Assim, a atitude mais inteligente e interessante a fazer é contratar os serviços de terceiros para o desenvolvimento do seu projeto luminotécnico em galpões. Nesse sentido, a Luter LED pode te ajudar com o projeto de iluminação industrial, desde o planejamento até sua execução! 

Quais as normas de iluminação para um galpão?

Anteriormente utilizada como norma de iluminância de interiores, a NBR 5413 criada em 1992 não vigora mais. A norma antes utilizada foi substituída por parâmetros estabelecidos pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17) e Norma de Higiene Ocupacional número 11 (NHO 11).

Existe, também, a Norma Brasileira Regulamentadora – NBR ISO/CIE 8995-1, desenvolvida em 2013, relacionada à iluminação de ambientes de trabalho internos. 

Esta norma regulamenta e estabelece os aspectos e requisitos mínimos de iluminância (lux), iluminação técnica e qualidade da iluminação para ambientes de trabalho internos, levando em conta as tarefas realizadas.

Na Norma NHO 11, existem padrões de iluminamento, ofuscamento e qualidade de reprodução de cores para cada um dos setores industriais, como:

  • Indústria de cerâmica: produção de azulejos, pisos cerâmicos, revestimentos de parede, louças sanitárias, utensílios de cozinha, entre outros;
  • Indústria de vidro: vidro plano, embalagens de vidro, vidro automotivo, utensílios de vidro, vidro para Iluminação, fibra de vidro e vidro técnico;
  • Indústria metalúrgica: produção de metais como ferro, aço, alumínio e outros metais não ferrosos;
  • Indústria automotiva: fabricação de veículos, peças automotivas e componentes;
  • Indústria eletrônica: fabricação de produtos eletrônicos, como dispositivos eletrônicos de consumo, componentes eletrônicos e equipamentos de comunicação.
  • Indústria química: produção de produtos químicos, industriais, plásticos, tintas, adesivos;
  • Indústria alimentícia: processamento e produção de alimentos e bebidas;
  • Indústria têxtil e de vestuário: fabricação de tecidos, roupas, calçados e produtos relacionados;
  • Indústria farmacêutica: produção de medicamentos, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos;
  • Indústria de papel e celulose: produção de papel, papelão e produtos derivados de celulose;
  • Indústria de energia: geração, distribuição e fornecimento de energia, em setores como petróleo, gás, energia renovável e eletricidade;
  • Indústria de construção: construção de edifícios comerciais, residenciais e industriais;
  • Indústria petroquímica: fabricação de uma ampla gama de produtos, como plásticos, polímeros, resinas, fertilizantes, solventes, aditivos químicos, entre outros.

Em todos os tipos de galpões industriais, será necessário seguir os requisitos normativos determinados pela NHO 11 e adequar a iluminação do ambiente.

Para desenvolver o projeto de iluminação para o seu galpão, é fundamental consultar a Norma de Higiene Ocupacional NHO 11 desenvolvida pelo Fundacentro do Ministério do Trabalho, conforme o setor de atuação da sua indústria.

Quais as vantagens da iluminação com LED para galpões?

Como você pôde perceber, existem muitas vantagens em desenvolver um projeto de iluminação para o galpão, mas ainda mais benefícios são atribuídos quando as luminárias para galpão possuem tecnologia LED de alta durabilidade.

Com luminárias LED para galpão a economia de energia é certa. O LED de 5 anos de garantia apresenta eficiência energética, permite iluminação homogeneidade, uma fonte luminosa de alto padrão, que possibilita a redução do consumo de energia e, consequentemente, melhor aproveitamento do investimento.

Ainda, a iluminação com LED para o setor industrial, como galpões, possibilita:

  • redução dos custos com manutenção: uma vez que essa modalidade de luminárias LED de 5 anos de garantia são totalmente duráveis
  • segurança no ambiente de trabalho: com equipamentos de qualidade que dificilmente apresentarão problemas, evitando baixa luminosidade, acidentes de trabalho e, assim, atrasos na linha de produção
  • sustentabilidade: sustentável do início ao fim da sua vida, as luminárias permitem a economia com a redução de materiais utilizados, e ao final de sua vida útil, o descarte correto de seus componentes.

Assim, vale a pena investir em iluminação com luminárias LED para galpão de alta durabilidade em sua indústria. Existem diversos modelos disponíveis no mercado para essa finalidade.

4 melhores Luminárias LED para Galpão

Confira abaixo os principais modelos de luminárias LED para uso em galpão/barracão:

1 Luminária LED High Bay Redonda   

As Luminária Industrial Led Sky High Bay são as mais utilizadas para iluminação de galpões e barracões, indicadas para locais com pé direito de de 6 a 25 metros.

As luminárias industriais High Bay LED podem ter lentes que direcionam a luz de acordo com a altura de fixação da luminária e o layout do ambiente. As mais comuns possuem lentes com ângulos de 60, 90 ou 120 graus de distribuição luminosa.

iluminação para galpão

Quer saber mais sobre as luminárias High Bay LED, confira o conteúdo “Luminárias High Bay LED: Conheça os 5 tipos existentes.

Acesse a categoria de luminárias LED High Bay Luter LED e veja nossas opções.

2 LED High Bay Linear

Como as luminárias LED high bay redondas, as luminárias LED Linear High Bay são indicadas para locais com pé direito a partir de 6 metros.

Geralmente muito utilizadas em projetos luminotécnicos de galpões e barracões para iluminar os corredores, como em locais que possuem paletes. Devido aos ângulos que apresentam, com opções de 110 e 120 graus, proporcionam uma iluminação com luz direcionada para a passagem, de forma a iluminar todo o corredor, trazendo grandes benefícios para o local.

As luminárias LED High Bay Linear Luter LED também são grandes aliadas para a projetos luminotécnicos que necessitam de iluminação de emergência

Quando instalado um driver inversor de emergência “Gasparzinho”, elas se tornam uma peça fundamental para ajudar em ocasiões como quedas de energia, que necessitam de iluminação rápida para auxiliar na evacuação do local.

Quer saber mais sobre as luminárias Lineares High Bay LED, confira o conteúdo 

Iluminação Linear: entenda o que é e como escolher as luminárias.

Acesse a categoria de luminárias LED lineares Luter LED e veja nossas opções.

3 Refletores Industriais LED 

Os refletores para galpão e barracão são muito utilizados para iluminação de áreas externas. Com diversos ângulos de iluminação são um produto chave para proporcionar a iluminação ideal desses locais e fornecer segurança para as pessoas que por ali transitam.

Os projetores LED de alta tecnologia da Luter LED podem projetar a luz em até 300 metros de distância, tornando a iluminação mais eficiente e com redução de pontos de iluminação.

Um dos fatores que devem ser avaliados na escolha do refletor LED para barracões e galpões, é o índice de proteção. 

Devido ao local que o projetor ficará, será necessário possuir proteção contra água da chuva e jatos de água que podem ocorrer devido a lavagem dos locais, preze por refletores com índice de proteção IP65 e IP66, garantindo a durabilidade do produto.

Além de ambientes externos, os refletores LED para galpão são utilizados para focar em uma determinada área do local que deve ser evidenciada.

Quer saber mais sobre iluminação com projetores / refletores LED, confira o conteúdo “Refletor LED: Tudo o que você precisa saber!

Acesse a categoria de refletores LED industriais Luter LED e veja nossas opções.

4 Luminária Hermética LED

Em um projeto de iluminação para galpão/barracão todos os ambientes são planejados para oferecer iluminação de alta qualidade e eficiência. 

Pensando em proporcionar iluminação adequada, atingir a quantidade de LUX ideal para cada ambiente e oferecer um produto com todos os requisitos que um espaço industrial necessita, as luminárias herméticas LED são as indicadas.

Por se tratar de ambientes industriais, em razão da poeira e outros tipos de resíduos, os mais diversos espaços dos galpões/barracões podem necessitar de lavagem, em espaços como corredores, marquises, banheiros e áreas administrativas.

Desse modo, são utilizadas as luminárias herméticas LED, devido ao índice de proteção que possuem, permitirá a lavagem e higienização dos locais.

Quer saber mais sobre iluminação com luminárias herméticas LED, confira o conteúdo “Luminária Hermética : Conheça os 5 modelos de luminária hermética LED.
Acesse a categoria de luminárias LED industriais herméticas Luter LED e veja nossas opções.

Aplicação das Luminárias LED em galpões

Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto, Luter Led

Na ilustração acima, está representado algumas aplicações das luminárias LED em galpões citadas anteriormente. Nela, temos as luminárias Led Sky High Bay, Luminárias LED Linear High Bay, Refletores LED e Luminárias Herméticas LED.

Você pode encontrar essas e muitas outras luminárias no nosso site. Basta navegar pela aba “nossos produtos” e conferir todos os equipamentos disponíveis.

Aspectos importantes na iluminação para barracão

Os principais tópicos e considerações acerca da iluminação para barracão são os encontrados nas normas regulamentadoras (NR17 e NHO 11),  abordados no início do conteúdo.

Para facilitar o entendimento, exemplificar e ajudar a saber exatamente o que considerar ao desenvolver um projeto de iluminação LED, explicaremos o que cada tópico significa e como aplicá-los. Acompanhe!

Iluminância (LUX)

Iluminamento ou iluminância, é uma medida utilizada para quantificar a quantidade de luz que incide em uma superfície, medida essa, expressada em unidades de LUX.

Para cada atividade exercida, a norma NHO 11 estabelece uma determinada quantidade de luz disponível na superfície, sendo assim, calcular o nível de iluminamento em galpões é algo extremamente importante ao realizar um projeto luminotécnico e garantir sua eficiência. 

Porém, o cálculo pode ser uma tarefa um pouco complexa, visto que sua altura (pé direito) e área são, normalmente, muito extensas.

Por isso, contar com a ajuda de um luxímetro (medidor) ou softwares de cálculo automático, é a melhor opção para garantir a quantidade de LUX correta em cada área do galpão e para cada atividade exercida nele.

Você pode ainda optar por terceirizar esse serviço, contratando uma empresa responsável e com equipe técnica especializada, como é o caso da Luter LED.

Índice de Reprodução de Cor (IRC ou RA)

Índice de Reprodução de Cor – IRC ou Índice de Renderização de Cor, é a medida que indica a capacidade de uma fonte de luz em reproduzir com precisão as cores. Medida essa, que vai de 0 a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, indica uma reprodução mais fiel das cores.

A incidência e dispersão da luz podem alterar a percepção visual de uma cor. Por isso, em segmentos industriais que trabalham com cores como fator determinante, precisam se atentar aos índices de reprodução de cor IRC.

Alguns exemplos de indústrias que necessitam de alto IRC são empresas do segmento têxtil, vestuário, automotivo, cosmético, gráfico e de impressão.

No caso dessas indústrias, se as cores encomendadas não forem totalmente fiéis ao escopo vendido para o cliente, pode haver reclamações e insatisfação, podendo prejudicar a imagem da empresa perante o mercado, fornecedores e clientes.

Assim, o IRC delas precisa ser acima de 80, para ser considerado de boa qualidade e acima de 90 para postos de inspeção, conforme a descrição na NHO 11. Para encontrar essas medidas, basta olhar nas etiquetas descritivas das lâmpadas e luminárias para barracão antes de adquiri-las.

Temperatura de Cor (CCT)

A temperatura de cor, se relaciona à característica da luz, a aparência visual da cor emitida por uma fonte de luz, quentes – amarelada/avermelhada ou mais fria – azulada, seja uma lâmpada ou luminária.

Medida em Kelvin (K), a temperatura de cor baixa possui valores entre 2.000 a 3.000 K, sua luz é percebida como mais quente (amarelada/avermelhada), sendo ideais para locais que necessitam de uma iluminação acolhedora e aconchegante. 

Já a temperatura de cor alta, possui valores entre 3.000 a 5.000 K é notada como mais fria (branca, branca neutra ou azulada), ideal para ambientes que desejam promover um ambiente de trabalho alerta, com conforto visual e boa reprodução de cores.

Assim, pode-se compreender como a temperatura de cor é um fator importante para o alinhamento e ambientação do local de trabalho, afinal, a cor proporciona diferentes estímulos diferentes.

Em áreas como barracão a segurança é algo primordial, as luminárias LED para barracão que emitem cores quentes, mais amareladas, por exemplo, estimulam sensações como relaxamento e calmaria, que podem causar um estado de improdutividade, cansaço e desatenção nos funcionários, o que pode ocasionar até mesmo acidentes de trabalho.

Por isso, o mais indicado em casos de galpões industriais e escritórios são as cores de 5.000 K a 6.500 K mais próximas do branco gelo, que despertam a atenção, foco e concentração nos colaboradores da empresa.

Para saber distinguir as temperaturas, basta analisar os níveis de Kelvin (K) de cada lâmpada. As mais quentes, por exemplo, estão na faixa de 2.500 a 3.000 Kelvin, enquanto as neutras, 4.000 e 5.000 K e as frias, 5.000 a 6.500 K.

Pontos de Iluminação (Homogeneidade luminosa)

Uma iluminação eficiente deve ser bem planejada em todos os aspectos, com distribuição uniforme e homogênea dos pontos de luz, a fim de evitar áreas de sombras, contrastes excessivos, ofuscamento, desconforto visual e dificultar a realização das tarefas.

Os pontos de iluminação são importantes para manter a homogeneidade luminosa, mas isto não implica que a iluminação dos barracões precise de muitos pontos. Com o avanço da tecnologia LED, a indústria pode ter em seus barracões menos pontos de iluminação com uma maior eficiência.

Com alta tecnologia presente nas lentes, as luminárias LED da Luter LED, possuem lentes que permitem mudar o formato da luz, alterando o ângulo de iluminação, sua curva fotométrica. 

Com elas, é possível analisar no projeto luminotécnico a geometria do local, distanciar mais as luminárias para barracão e diminuir a quantidade de pontos de iluminação necessários, entregando mesmo assim, a quantidade de LUX correta para o local.

Por isso uma empresa com alto know-how de aplicação vai conseguir escolher a melhor curva fotométrica para cada luminária industrial LED e elaborar o projeto luminotécnico com o objetivo de reduzir ao máximo o número de pontos de iluminação do barracão.

Isso diminui a frequência de manutenções em média no longo prazo, reduzindo ainda mais o consumo de energia por não haver desperdícios.

Como exemplo podemos utilizar as Luminárias Industriais LED Linear High Bay, ideais para iluminação de corredores de estoques com porta pallets. Emitem uma luz fechada para penetrar no corredor estreito e aberta para permitir distanciar as luminárias para barracão na longitudinal. Neste exemplo citado, a curva fotométrica é chamada de assimétrica com facho corredor.

Desta forma, usamos tecnologias como as lentes citadas, para maximizar a eficiência energética do sistema de iluminação com alta durabilidade e o mínimo de pontos de iluminação possíveis. Com as luminárias para galpão da Luter LED, você pode desenvolver vários formatos de curva fotométrica de acordo com cada local do projeto.

Além dos fatores descritos acima pela norma regulamentadora NR17, existem outros fatores que são importantes serem considerados também na hora de desenvolver o projeto de iluminação de galpões, veja abaixo:

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um aspecto importante a ser considerado em um projeto luminotécnico para barracão.

Quando realizada de forma eficiente e sustentável, a iluminação artificial LED promovida com a utilização de luminárias para galpão, não apenas beneficia e reduz o consumo de energia, mas também, gera impactos positivos ao meio ambiente, garante economia de custos operacionais a longo prazo além de contribuir para um ambiente mais confortável, produtivo e saudável para os colaboradores que estão no galpão.

Sendo assim, não adianta desenvolver um projeto de iluminação artificial para o seu barracão se ele não considera o impacto do ciclo de vida de cada equipamento e suas possibilidades de descarte.

Contudo não são todas as luminárias LED para galpão que possuem grande durabilidade, pois algumas empresas focam no valor de aquisição e reduzem a durabilidade do equipamento. 

Por isso, todas as luminárias LED para barracão que oferecem 5 anos de garantia possuem alta durabilidade. Desta forma, aumentando a durabilidade dos equipamentos reduzimos a incidência de descarte excessivo, com aproveitando melhor os materiais e contribuindo efetivamente para a sustentabilidade do projeto.

As luminárias LED para barracão, como citamos acima, são as mais sustentáveis atualmente, já que apresentam incrível durabilidade, eficiência energética e possibilidade de descarte adequado ao final da sua vida útil.

Afinal, ter uma empresa sustentável é uma responsabilidade inerente a todos os gestores e funcionários, e pode começar desde a escolha de luminárias LED para galpão.

Consumo de energia elétrica

Por fim, um dos fatores que as indústrias mais se atentam, o nível de consumo de energia elétrica do sistema de iluminação em galpões logísticos.

É necessário considerar o setor industrial do barracão, já que, na maioria das vezes, as indústrias funcionam em períodos de 24 horas, com turnos diversificados entre os funcionários. O resultado é que a iluminação artificial acaba sendo usada por períodos ininterruptos.

Assim, optar por equipamentos e luminárias para galpão de alta durabilidade pode resultar em redução de custos com energia elétrica e consumo responsável, o que impacta diretamente no meio ambiente e nas fontes de energia.

Essa escolha também será responsabilidade da empresa que desenvolverá o projeto de iluminação para barracão.

Na Luter LED, possuímos projetistas altamente capacitados e atualizados, que irão proporcionar a melhor economia e eficiência para seu projeto. A melhor escolha de luminárias LED sustentáveis para galpão.

Por que é preciso se preocupar com a iluminação de um galpão?

Se preocupar com a iluminação do galpão é tão importante quanto se preocupar com a lucratividade e gestão administrativa da indústria. Afinal, mais do que um local de armazenamento de equipamentos, o galpão industrial é o ambiente de trabalho de muitos profissionais.

Como os galpões raramente conseguem aproveitar 100% da iluminação natural durante o dia, devido à sua grande área e molde, montar um sistema de iluminação artificial é mais do que necessário para que todos os processos do trabalho sejam executados de modo seguro, produtivo e satisfatório.

Além disso, um bom projeto luminotécnico para galpão industrial pode prevenir acidentes e impasses no trabalho.

Imagine como seria, por exemplo, se durante um processo de produção a iluminação não atender a necessidade, a probabilidade de passar despercebido produtos com defeitos de fabricação poderá gerar problemas no setor de controle de qualidade como um todo.

O resultado seria péssimo: prazos se atrasariam e recursos extras seriam desperdiçados, gerando mais gastos e instabilidade, simplesmente pela falta de boa iluminação. Mas, isso ainda não é tudo.

Situações mais preocupantes poderiam acontecer caso a iluminação não fosse bem estruturada. Como o caso de acidentes de trabalho, devido à má operação das máquinas, em virtude de um ambiente pouco iluminado, por exemplo, colocando em risco a saúde dos funcionários e causando grandes problemas para a indústria.

Qual a melhor iluminação para galpão e barracão industrial?

Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto, Luter Led

Tendo em vista as especificações técnicas da NR17, da NHO11 e do ISO/CIE 8995-1 a melhor estratégia e tipos de iluminação para galpão e barracão industrial deve considerar alguns fatores essenciais:

·  as características e exigências do segmento produtivo, tais como etapas e processos envolvidos seja na estocagem, logística, fabricação ou demais atividades

·  quantidade de funcionários por área de trabalho e dimensões físicas da planta

·  organização e disposição das áreas de tarefa pelos setores do galpão ou barracão industrial

·  período de funcionamento e escala de serviços

Estes aspectos devem ser considerados no momento de escolha da melhor iluminação, uma vez que impactam diretamente no projeto luminotécnico desenvolvido. Ou seja, o que melhor atende às características e necessidades das atividades conduzidas no galpão ou barracão industrial.

Um projeto assertivo e uma iluminação eficiente e econômica toma em vista tais aspectos e propõe as melhores soluções, capazes, inclusive, de aumento na produtividade, na segurança operacional e na garantia de qualidade dos produtos estocados ou fabricados.

Para quaisquer necessidades, a Luter LED conta com um portfólio completo, com produtos com garantia de 5 anos e totalmente especializados. Desse modo, assegurando a melhor iluminação de galpão e barracão industrial.

Luminária para galpão industrial vs Lâmpada para galpão industrial: Faz diferença? Qual é o melhor tipo?

A iluminação eficiente e econômica de um galpão industrial exige que os melhores produtos sejam previstos e implementados a partir do projeto luminotécnico. Neste sentido, para se atender de maneira eficaz as especificidades do local deve-se ter em mente fatores como durabilidade, sustentabilidade e impacto na produtividade.

Diferentemente das lâmpadas convencionais de vapor metálico, a tecnologia LED possibilita uma maior eficiência energética, aumento das condições de luminosidade nas áreas de trabalho e tarefa, proporcionando melhores condições operacionais na planta.

A diferença substancial das lâmpadas de vapor para a luminária LED para galpão industrial consiste na tecnologia associada ao LED. Enquanto as lâmpadas convencionais têm seu funcionamento por descarga elétrica e ionização de gases a baixa ou alta pressão, a iluminação LED ocorre por eletroluminescência.

Esta tecnologia permite maior rendimento energético, menor perda por calor e maior área de iluminação. Ou seja, para projetos luminotécnicos de áreas amplas e de complexidade, a luminária LED representa tanto um avanço tecnológico do setor quanto um ganho expressivo de eficiência.

A Luter LED é especialista em iluminação LED e tem como missão fornecer os melhores equipamentos capazes de garantir crescimento empresarial sustentável de seus clientes.

Por que vale a pena investir em luminárias LED High Bay? (Benefícios)

Luminárias LED High Bay são reconhecidas por sua capacidade de iluminação de ambientes de dimensões amplas. Normalmente utilizadas em galpão ou barracão industrial com pé direito entre 6 a 25 metros de altura.

Diferentemente de modelos anteriores utilizados na iluminação para galpão, a LED High Bay proporciona ângulos de luminosidade direcionados – variando entre 60, 90 e 120 graus. Vale lembrar que os modelos anteriores, omnidirecionais, cobriam 360° de maneira não otimizada, aumentando os custos com iluminação.

O investimento em Luminárias LED High Bay permite benefícios que abarcam desde a redução de custos operacionais até o posicionamento ecologicamente sustentável de sua empresa. Confira a seguir as principais vantagens:

·  Ideal para projetos luminotécnicos de ambientes amplos

·  Redução de custos com manutenção e consumo de energia

·  Durabilidade e vida útil, com garantia de 5 anos

·  Ecologicamente sustentável

·  Promove o aumento de produtividade pela eficiência na iluminação

·  Auxilia a prevenção de acidentes

Mas, além da High Bay com projeção focal de ângulos, quais outras opções existem para iluminação de galpão?

Luminária Linear LED: Luminária para galpão industrial de até 12 metros de altura

Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto, Luter Led

Os projetos luminotécnicos de galpões industriais também podem contar com luminárias tipo linear, a depender das dimensões físicas da planta e das necessidades operacionais.

Uma opção para galpões com pé direito até 12 metros e que demandam uma redução no número de pontos direcionais é a luminária industrial High Bay LED Linear G2.

Além de seu alto fator de potência, contando com um FP>0,95, as High Bay LED G2 possuem controle de intensidade de luz por meio de dimmers. Isto é, permitem o controle da intensidade e, consequentemente, maior eficiência energética.

Em conjunto, estes fatores proporcionam redução de custo, aumento da produtividade por área de trabalho, maior segurança operacional, impactando, inclusive, em ROI positivo e redução do tempo de Payback do investimento.

Iluminação para área externa / iluminação lateral: Projetor ou Refletor de LED para galpão

As plantas que demandam iluminação externa ou lateral também são contempladas em projetos luminotécnicos com tecnologia LED. Isto devido a capacidade de projetores e refletores LED que asseguram eficiência operacional e qualidade de trabalho aos colaboradores em atividades externas.

Projetores e Refletores LED se diferem, dentre outros aspectos, pelo ângulo de iluminação, cobertura da área e adequação ao tipo de atividade desempenhada. Enquanto alguns tipos de projetores são indicados para ângulos fechados que evitam o ofuscamento, em algumas situações, os refletores não podem ultrapassar 70° de inclinação.

A Luter LED avalia suas necessidades tendo em vista as exigências da planta e do ciclo de produção, estocagem ou logística necessário, assim como as recomendações técnicas vigentes para o espaço.

·  dimensões da área contemplada no projeto

·  LUX ou iluminamento adequado

·  temperatura de cor da luz  garantia de visibilidade correta nas áreas com atividade externa

·  ângulo de iluminação e ofuscamento

Agora que você já compreendeu as características técnicas e vantagens da iluminação LED, saiba como determinar a melhor solução para galpão e barracão industrial!

Afinal, qual é a melhor solução em iluminação para galpão e barracão?

Determinar qual a melhor iluminação para galpão e barracão industrial demanda, essencialmente, a análise técnica de profissionais qualificados e capazes de indicar qual a melhor solução luminotécnica tendo em vista, dentre outros fatores:

·  área de trabalho, quantidade de funcionários e atividade desempenha

·  ciclo de atividade, escala de serviço e período de funcionamento

·  dimensões físicas e organização do espaço produtivo

·  setor industrial e necessidades técnicas específicas

·  conjugação possível entre luz natural e artificial

Por isso, conte sempre com o auxílio de empresas que possuem know-how e expertise em projetos luminotécnicos para diversos setores e segmentos como a Luter LED.

Uma das estratégias igualmente válidas para se alcançar a melhor solução em iluminação para galpão é conjugar de maneira inteligente a luz natural com a artificial de tecnologia LED. 

 

Investir em iluminação natural aliada com iluminação industrial LED: Vale a pena?

Aliar fontes de iluminação natural com recursos de iluminação industrial LED representa um conjunto de benefícios que abarcam desde o bem-estar dos colaboradores até os custos e despesas da empresa.

Sob o aspecto do funcionário, a presença de luz natural implica maior conforto durante o desempenho das atividades laborais. Estudos no campo da NeuroArquitetura sublinham os impactos da luz natural no ciclo circadiano de humanos, possibilitando maior conforto e saúde mental de funcionários e colaboradores.

Já a iluminação industrial LED possibilita o controle de índices de ofuscamento, ângulo de incidência, coloração e temperatura da luz, fatores de luminosidade satisfatórios a ambientes de trabalho, dentre outros recursos associados à tecnologia de iluminação para galpão e barracão.

O domínio sobre estas variáveis permite que a planta alcance níveis de eficiência e produtividade significativos quando bem posicionados de acordo com a geometria do espaço.

Portanto, desenhar estratégias de iluminação que conjuguem a presença de luz natural com recursos de iluminação industrial LED impacta na eficiência energética, qualidade de trabalho e bem-estar, redução de custos operacionais.

Como garantir uma iluminação eficiente em galpões e barracões?

Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto, Luter Led

A garantia de uma iluminação eficiente parte de dois princípios fundamentais: a elaboração de um projeto luminotécnico assertivo e a utilização de equipamentos e recursos que garantam o melhor resultado possível.

O impacto positivo de um projeto luminotécnico se dá pela análise correta das características operacionais e físicas de galpões e barracões industriais. Garantido que a melhor estratégia de iluminação seja definida.

Do mesmo modo, a utilização de equipamento de qualidade reconhecida permite, além de retorno positivo sobre o investimento, maior segurança operacional e eficiência energética. Estes aspectos impactam diretamente na saúde financeira da empresa e sua longevidade como negócio.

Por exemplo, em galpões de logística todas as áreas de trabalho devem estar conectadas a um plano de gestão preciso e bem regulado com a estrutura operacional da empresa. Um sistema de iluminação eficiente contribui diretamente, de modo que todos os processos possam ocorrer de maneira alinhada com o fluxo de tarefas e atividades por setor.

A Luter LED é especialista em projetos de iluminação e assegura garantia de 5 anos em seus produtos.

Como economizar através de um projeto para iluminação de galpão industrial?

Projetos luminotécnico assertivos consideram um conjunto de características do local, da finalidade e das atividades desempenhadas. Podem ser destinados aos ambientes corporativos, industriais e, inclusive, comerciais.

A partir de uma avaliação criteriosa destes fatores e considerando o objetivo da iluminação, os projetos asseguram também uma redução nos custos e maior eficiência energética.

Isto devido à associação entre tecnologia e expertise de especialistas em iluminação. Uma vez implementado o projeto de iluminação, tanto os equipamentos e recursos empregados quanto a inteligência que orienta sua disposição assertiva pelo espaço garantem as melhores soluções e resultados.

Por exemplo, considerando-se ambientes amplos, com pé direito alto, e que demandam difusão maior por ângulo de incidência, as luminárias High Bay LED Linear G2 representam uma ótima opção.

No entanto, a inteligência por trás da disposição correta e da conjugação com outros recursos de iluminação permite que níveis de eficiência energética sejam alcançados de maneira rápida e econômica.

Portanto, conte sempre com o auxílio de profissionais capazes e com expertise em como calcular iluminação para galpão e barracão industrial. Este processo e conhecimento permite economia nos custos operacionais.

Como a Luter Led pode ajudar no seu projeto de iluminação para barracão?

Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto, Luter Led

O desenvolvimento de projetos de iluminação eficientes e adequados toma em vista aspectos relacionados às dimensões do espaço, disposição da planta, atividades desempenhadas, áreas de tarefa e trabalho, exigências do segmento econômico e objetivos estratégicos da empresa.

Por esta razão, realizar o cálculo luminotécnico para galpões e barracões industriais demanda expertise profissional, metodologia em linha com as normas técnicas e entendimento das necessidades que o negócio apresenta em relação à iluminação.

Há mais de uma década a Luter LED conta com equipes especializadas em elaboração e desenvolvimento de projeto luminotécnico para os mais diversos setores da economia, dispondo de um catálogo de produtos com os melhores equipamentos e recursos de iluminação com 5 anos de garantia assegurada.

·  segurança no desenvolvimento de projetos de iluminação eficientes, econômicos e assertivos em relação às demandas do negócio

·  qualidade dos produtos e recursos de iluminação, com 5 anos de garantia

·  alinhamento com as melhores práticas em iluminação e com as exigências técnicas de cada setor econômico-produtivo

·  implementação de instalações práticas, de alto desempenho e que impactam em ROI positivo e Payback de menor intervalo

Desenvolvemos projetos de iluminação para indústria, supermercado, comércio, escritórios, hospitais, escolas dentre outros segmentos que demandam qualidade, garantia, eficiência e assertividade em iluminação.  

Conclusão

Elaborar e desenvolver um projeto luminotécnico de alto impacto depende de múltiplos fatores que devem ser considerados estrategicamente. Desde o segmento produtivo-econômico do galpão até os objetivos da empresa com a modernização de seus sistemas de iluminação.

Estes fatores impactam na eficiência energética, economia, produtividade e sustentabilidade das ações desempenhadas nos galpões e barracões. Para isso, tenha em mente e avalie os seguintes aspectos na iluminação para galpão e barracão industrial:           

·  iluminância

·  índice de reprodução de cor

·  temperatura de cor

·  pontos de iluminação

·  consumo de energia

·  segmento econômico

·  objetivo estratégico, por exemplo, modernização da planta

·  tipos de luminária adequada ao espaço

·  diminuição de custos operacionais

·  segurança operacional

·  qualidade dos equipamentos de iluminação

Considerar todos estes aspectos em conjunto é essencial para direcionar esforços, orientar às melhores escolhas e resultados de um projeto luminotécnico de qualidade para galpões.

Esperamos que este artigo tenha solucionado suas principais dúvidas sobre iluminação para galpões. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com o seu negócio e membros da sua equipe!

Aproveite para seguir nossas redes sociais e entrar em contato com nosso time de consultores. Solicite também, projeto luminotécnico gratuito!