Iluminação para Galpão: os principais pontos para um projeto

Blog

Iluminação galpão

A iluminação para galpão deve ser muito bem planejada antes de ser executada. Afinal, os galpões geralmente abrigam ferramentas, mercadorias e equipamentos de alto valor, além de ser, em muitos casos, o local de trabalho de muitos funcionários. 

Assim, para garantir a segurança e a produtividade no trabalho, a iluminação para galpão é um dos fatores principais, que oferece diversas outras vantagens e facilidades para a indústria. 

Pensando em te ajudar a entender tudo sobre o tema, desde como fazer até quais são os aspectos mais importantes de um projeto de iluminação para galpão, desenvolvemos este artigo completo, com informações valiosas. Basta continuar a leitura. Confira! 

Como fazer um projeto de iluminação para galpão?

Fazer um projeto de iluminação para galpão envolve vários fatores, dentre eles a redução do consumo de energia e otimização dos recursos destinados à compra de materiais e equipamentos. 

Ainda outros pontos de atenção, ao desenvolver um projeto de iluminação para galpão, são:

  • escolha ideal dos materiais de iluminação como luminárias, que respeitem pontos como a temperatura de cor;
  • altura de fixação das luminárias e ângulo de iluminação;
  • nível de iluminância ou iluminamento necessários para o ambiente;
  • grau de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental do projeto e muitos outros pontos, que serão abordados à frente. 

Também, é necessário considerar as normas normas do ministério do trabalho NHO 11, para o desenvolvimento do projeto, a fim de evitar penalidades e obter um excelente resultado em custo-benefício a curto, médio e longo prazo, e para garantir o sucesso do projeto é indispensável a escolha por produtos de alta qualidade e garantia de 5 anos. 

Assim, a atitude mais inteligente e interessante a fazer é contratar os serviços de terceiros para o desenvolvimento do seu projeto luminotécnico em galpões. Nesse sentido, a Luter LED pode te ajudar com o projeto de iluminação industrial! 

Quais as normas de iluminação para um galpão?

Como a NBR 5413 de 1992 não vigora mais, é necessário seguir os parâmetros estabelecidos pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17) e Norma de Higiene Ocupacional número 11 (NHO 11).

Existe ainda a possibilidade de consultar a Norma Brasileira Regulamentadora ISO/CIE 8995-1, relacionada à iluminação de ambientes de trabalho internos. Esta norma regulamenta, principalmente, os aspectos de iluminância (lux) e iluminação técnica. 

Na Norma NHO 11, existem padrões de iluminamento, ofuscamento e qualidade de reprodução de cores para cada um dos setores industriais, como:

  • Indústrias de cerâmica e vidro;
  • Indústrias de borracha, plástica e química;
  • Indústrias de elétrica;
  • Indústrias de alimentos;
  • Indústrias de Trabalho e processamento em metal;
  • Indústria têxtil;
  • indústrias de construção de veículos;
  • Marcenarias e Indústrias de Móveis;
  • Construções educacionais.

Para desenvolver o projeto de iluminação para o seu galpão, é interessante consultar este documento, disponibilizado pela Norma de Higiene Ocupacional (NHO 11) disponibilizada pelo Fundacentro do Ministério do Trabalho, conforme o setor de atuação da sua indústria. 

Quais as vantagens da iluminação com LED para galpões?

Iluminação com LED para galpões

Como você pôde perceber, existem muitas vantagens em desenvolver um projeto de iluminação para o galpão, mas ainda mais benefícios são atribuídos quando as luminárias são da tecnologia LED, de alta durabilidade. 

Com elas, a economia de energia é certa: o LED de 5 anos de garantia apresenta eficiência energética e luminosa de alto padrão, que possibilita a redução do consumo de energia e, consequentemente, melhor aproveitamento do investimento. 

Ainda, a iluminação com LED para o setor industrial, como galpões, possibilita:

  • a redução dos custos com manutenção, uma vez que essa modalidade de luminárias LED de 5 anos de garantia são totalmente duráveis;
  • segurança no ambiente de trabalho, com equipamentos de qualidade que dificilmente apresentarão problemas e atrasos na linha de produção;
  • descarte correto e sustentável ao final de sua vida útil e muito mais. 

Assim, vale a pena investir em iluminação com luminárias LED de alta durabilidade em seu galpão. Existem diversos modelos disponíveis no mercado para essa finalidade. 

Dê uma olhada em 6 principais tipos de luminárias de LED para uso industrial, oferecidos pela Luter LED:

  • Luminária LED High Bay Redonda;

Luminária LED High Bay Redonda

  • LED High Bay Linear;

LED High Bay Linear

  • LED Low Bay;
  • Refletores Industriais LED;

Refletores Industriais LED

  • Luminária Hermética LED;

Luminária Hermética LED

  • e Street Lights LED.

Você pode encontrar essas e muitas outras luminárias no nosso site. Basta navegar pela aba “nossos produtos” e conferir todos os equipamentos disponíveis. 

Aspectos importantes na iluminação para galpão

Os principais tópicos e considerações acerca da iluminação para galpão são os encontrados nas normas regulamentadoras (NR17), que citamos mais acima. 

Para facilitar o entendimento e te ajudar a saber exatamente o que considerar ao desenvolver um projeto, explicaremos o que cada tópico significa e como aplicá-los. Acompanhe!

Iluminância (LUX)

Iluminamento, ou iluminância, nada mais é do que a quantidade de luz em uma superfície. Calcular o nível de iluminamento em galpões pode ser uma tarefa um pouco complexa, visto que sua altura e área são, normalmente, muito extensas. 

Por isso, contar com a ajuda de um luxímetro ou softwares de cálculo automático é a melhor opção. Ainda, você pode optar por terceirizar esse serviço, contratando uma empresa responsável e com equipe técnica especializada, como é o caso da Luter LED

Índice de Reprodução de Cor (IRC ou RA)

Não é novidade que a incidência e dispersão da luz pode alterar a percepção visual de uma cor. Por isso, em segmentos de indústria que trabalham com cores como fator determinante, precisam se atentar aos índices de reprodução de cor (IRC)

Um bom exemplo são empresas que trabalham com a personalização de objetos, produção de tecidos ou produção de elementos gráficos, como capas de livros, apostilas e revistas. 

No caso delas, se as cores encomendadas não forem totalmente fiéis ao escopo vendido para o cliente, pode haver reclamações e insatisfação, podendo prejudicar a imagem da empresa perante o mercado, fornecedores e clientes. 

Assim, o IRC delas precisa ser acima de 80, para ser considerado de boa qualidade e acima de 90 para postos de inspeção, conforme a descrição na NHO 11. Para encontrar essas medidas, basta olhar nas etiquetas descritivas das  lâmpadas e luminárias antes de adquiri-las. 

Temperatura de Cor (CCT)

A temperatura de cor, se relaciona à temperatura (quente, neutra ou fria) das cores de luz emitidas pelas lâmpadas. Essas temperaturas são fatores importantes para o alinhamento e ambientação do local de trabalho.

Afinal, luminárias LED que emitem cores quentes, mais amareladas, por exemplo, estimulam sensações como relaxamento e calmaria, que podem causar um estado de improdutividade, cansaço e desatenção nos funcionários. 

Por isso, o mais indicado em casos de galpões industriais e escritórios são as cores de 5.000K a 6.500K mais próximas do branco gelo, que despertam a atenção, foco e concentração nos colaboradores da empresa. 

Para saber distinguir as temperaturas, basta analisar os níveis de Kelvin (K) de cada lâmpada. As mais quentes, por exemplo, estão na faixa de 2.500 a 3.000 Kelvin, enquanto as neutras, 4 e 5 mil e as frias, 5.000 a 6.500K

Pontos de Iluminação (Homogeneidade luminosa)

Os pontos de iluminação são importantes para manter a homogeneidade luminosa, mas isto não implica que a iluminação dos galpões precise de muitos pontos. Devido às novas tecnologias de lentes que a Luter LED desenvolve, é possível alterar o formato da luz ou podemos chamar de alterar a curva fotométrica. 

Com estas lentes é possível distanciar mais as luminárias de acordo com a geometria do local. 

Por isso uma empresa com alto know-how de aplicação vai conseguir escolher a melhor curva fotométrica para cada luminária industrial LED e elaborar o projeto luminotécnico com o objetivo de reduzir ao máximo o número de pontos de iluminação. 

Isso reduz a frequência de manutenções em média no longo prazo, com isso reduzindo ainda mais o consumo de energia por não haver desperdícios.

Como exemplo podemos utilizar uma luminária LED específica para iluminação de corredores de estoques com porta pallets, que emite uma luz fechada para penetrar no corredor estreito e aberta para permitir distanciar as luminárias na longitudinal, conforme foto abaixo. 

Neste exemplo a curva fotométrica é chamada de assimétrica com facho corredor. A Luter LED pode desenvolver vários formatos de curva fotométrica de acordo com cada local para seus clientes.

Desta forma, usamos outras tecnologias auxiliares, como as lentes citadas acima, para maximizar a eficiência energética do sistema de iluminação com alta durabilidade, com o mínimo de pontos de iluminação possíveis.

Além dos fatores descritos acima pela norma regulamentadora (NR17), existem outros fatores que são importantes serem considerados também na hora de desenvolver o projeto de iluminação de galpões, veja abaixo:

Sustentabilidade

Não adianta desenvolver um projeto de iluminação artificial para o seu galpão se ele não considera o impacto do ciclo de vida de cada equipamento e suas possibilidades de descarte. 

Afinal, ter uma empresa sustentável é uma responsabilidade inerente a todos os gestores e funcionários, e pode começar desde a escolha de luminárias LED. 

Contudo não são todas as luminárias LED que possuem grande durabilidade, pois algumas empresas focam no valor de aquisição e reduzem a durabilidade do equipamento. Por isso, todas as luminárias LED que oferecem 5 anos de garantia possuem alta durabilidade. Desta forma, aumentando a durabilidade dos equipamentos reduzimos a incidência de descarte excessivo, aproveitando melhor os materiais e contribuindo efetivamente para a sustentabilidade do projeto.

As luminárias LED, como citamos acima, são as mais sustentáveis atualmente, já que apresentam incrível durabilidade, eficiência energética e possibilidade de descarte adequado ao final da sua vida útil. 

Consumo de energia elétrica

Por fim, é preciso dar atenção ao nível de consumo de energia elétrica do sistema de iluminação em galpões logísticos.

É preciso considerar o setor industrial do galpão, já que, na maioria das vezes, as indústrias funcionam em períodos de 24 horas, com turnos diversificados entre os funcionários. O resultado é que a iluminação artificial acaba sendo usada por períodos ininterruptos. 

Assim, escolher equipamentos e luminárias de alta durabilidade e funcionais pode resultar em redução de custos com energia elétrica e consumo responsável, que impacta diretamente no meio ambiente e fontes de energia. 

Essa escolha também é uma responsabilidade de um de nossos consultores que desenvolverá o seu projeto de iluminação, uma vez que, por receber capacitação constante e estar atualizado acerca do mercado de luminárias, ele poderá fazer a melhor escolha possível. 

Por que é preciso se preocupar com a iluminação de um galpão?

Por que é preciso se preocupar com a iluminação de um galpão

Se preocupar com a iluminação do galpão é tão importante quanto se preocupar com a lucratividade e gestão administrativa da indústria. Afinal, mais do que um local de armazenamento de equipamentos, o galpão industrial é o ambiente de trabalho de muitos profissionais. 

Como os galpões raramente conseguem aproveitar 100% da iluminação natural durante o dia, devido à sua área e molde, montar um sistema de iluminação artificial é mais do que necessário para que todos os processos do trabalho sejam executados de modo seguro, produtivo e satisfatório

Além disso, um bom projeto luminotécnico para galpão industrial pode prevenir acidentes e impasses no trabalho.

Imagine como seria, por exemplo, se num processo de produção, a iluminação não atender a probabilidade de passar despercebido produtos com pequenos defeitos de fabricação ocasionará em maiores problemas no setor de controle de qualidade como um todo. 

O resultado seria péssimo: prazos se atrasariam e recursos extras seriam desperdiçados, gerando mais gastos e instabilidade, simplesmente pela falta de boa iluminação. 

Mas, isso ainda não é tudo — situações ainda mais comprometedoras poderiam acontecer caso a iluminação não fosse bem estruturada. 

Acidentes de trabalho, devido à má operação das máquinas, em um ambiente pouco iluminado, por exemplo, poderiam vir à tona, manchando a reputação da indústria e colocando em risco a saúde dos funcionários. 

Como a Luter Led pode ajudar no seu projeto de iluminação para galpão?

Luter Led Iluminação para Galpão

A Luter LED possui uma equipe totalmente dedicada e especializada, com alto nível de capacitação e atualização de mercado, capaz de desenvolver o melhor projeto de iluminação para o seu galpão industrial. 

Como você pôde perceber, são muitos os pontos de atenção ao desenvolver um projeto luminotécnico, e, por isso, vale a pena investir na ajuda de empresas terceirizadas, especializadas no setor. 

Seria irresponsável e ineficaz contratar qualquer profissional para esta função, sem antes analisar seu nível de competência e conhecimento técnico sobre o assunto. 

Na realidade, essa atitude pode colocar em risco toda a produtividade da empresa e a saúde e bem-estar dos funcionários que nela trabalham. 

Afinal, como você já sabe, a má aplicação de sistemas de iluminação pode resultar em acidentes no trabalho, além de desperdício de recursos e possíveis falhas no processo produtivo. 

Além disso, a má instalação de cabos e circuitos elétricos pode resultar em choques e acidentes mais graves. Segundo a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de São Paulo (ABEE-SP) constatou que, para conter esse tipo de acidente, é necessário: 

  • nunca deixar fios e cabos desencapados;
  • desenergizar todos os pontos elétricos, antes de iniciar um trabalho ou procedimento de risco;
  • respeitar os procedimentos registrados nas normas NBR 5410 e NR 10

Levando esses fatores em consideração, você não concorda que, apenas uma instituição responsável e séria respeitará todas as normas e orientações legais regulamentadas? 

Assim, para evitar surpresas desagradáveis e incidentes que podem comprometer a reputação da sua empresa, considere começar bem e escolher os melhores profissionais para o seu projeto. A Luter LED elabora os projetos de iluminação industrial sem custo, utilizando luminárias de fabricação própria com tecnologia de ponta e cobertura de 5 anos de garantia.

Saiba tudo sobre o Projeto de Iluminação Industrial!

Conclusão

Percebeu como a iluminação para galpões envolve muito mais do que apenas instalar algumas luminárias LED sem estratégia? Todos os pontos de atenção precisam ser considerados, respeitando as normas regulamentadoras vigentes. 

Para relembrar, as bases para desenvolver um projeto luminotécnico para galpões, são:

  • iluminância (LUX) ;
  • índice de reprodução de cor (IRC/RA);
  • temperatura de cor (CCT);
  • pontos de iluminação (Homogeneidade Luminosa);
  • sustentabilidade e consumo de energia consciente.

Saber desses pontos é essencial para direcionar os seus esforços ou saber quais etapas serão contempladas em um projeto desenvolvido por uma empresa terceirizada. 

Esperamos que este artigo tenha solucionado suas principais dúvidas acerca do tema. Se você gostou do conteúdo, o que acha de compartilhá-lo com seu sócio ou membros da equipe?

Esta informação será muito interessante para o desenvolvimento e bagagem de conhecimento deles! 

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.