Tipos de Painel de LED: exemplos, formatos e dicas de como escolher

Tipos de painel de led

Entender melhor os diferentes tipos de painel de LED permite que você consiga alinhar as soluções ideais com as características do seu negócio. E, assim, fica ainda mais fácil colher os benefícios desse tipo de iluminação.

Por isso, vamos mostrar para você como escolher o LED certo e apontar os meios para que você descubra qual é o melhor painel de LED para o seu projeto.

Confira, e aprenda tudo sobre iluminação LED conosco!

Quais são as vantagens de comprar painel de LED?

Painéis de LED são produtos que agregam um valor maior aos seus projetos de iluminação por alguns motivos: as características desse tipo de dispositivo e sua tecnologia associada que ilumina uniformemente, é econômica, possui baixa necessidade de manutenção e tem longa vida útil.

E você deve ter percebido que isso, por si só, já se traduz como vantagens em adquirir os painéis de LED. Mas dá para ir além e apontar como esse elemento, especificamente, pode ser adaptável a diferentes tipos de projetos, confira:

  • Painéis são facilmente integrados em forro modulares de 620x620mm ou 1240x620mm;
  • A baixa geração de calor permite sua instalação em lugares internos;
  • Pode ser usado como pendente, sobreposto ou embutido (não é incorporado à parede e nem usado como iluminação indireta).

E você também pode acumular essas vantagens e diferenciais ao considerar os painéis em seus projetos luminotécnicos.

Tipos de painel de LED e formatos

Para ir a fundo no assunto, agora que sabemos o que são os painéis de LED, podemos definir algumas características distintas desse tipo de produto a partir dos seus diferentes tipos e formatos. Entenda melhor, a seguir!

Painel de LED de embutir

As placas de embutir são finas e podem ser instaladas sob a superfície, isso dá a elas um aspecto mais discreto e permite composições diferenciadas de iluminação — no geral, são painéis mais aplicáveis a materiais de forro modular, PVC, madeira ou gesso.

Painel de LED para forro modular

Estes tipos de painéis são de fácil instalação, não necessitando de adaptações e apresentam uma eficiência luminosa e energética considerável. Uma opção segura, confiável e prática em projetos que exigem qualidade e durabilidade.

Painel de LED de sobrepor

Os painéis de LED de sobrepor são soluções que não demandam a necessidade de recortes no teto. Para soluções de alvenaria, esse modelo de painel pode ser mais indicado, considerando o seu método de instalação.

Formatos dos painéis de LED

Você pode encontrar os painéis de LED em diferentes formatos, o que confere ainda mais poder de personalização e flexibilidade para adaptar em diferentes projetos. Confira:

  • quadrado;
  • redondo;
  • retangular.

Além do aspecto geométrico, os painéis de LED apresentam tamanhos e dimensões também diversas. O que significa maior adaptabilidade ao contexto do projeto luminotécnico e das necessidades do espaço. 

Por exemplo, são comercializados pelas melhores empresas do segmento em tamanhos de 170x170mm, 220×220 ou, ainda, 620x620mm.

Qual é a diferença entre os tipos de painel de LED?

Quando falamos em outro tipo de painel de LED — esses usados como peças de comunicação para transmitir imagens —, temos que considerar alguns elementos que ajudam a nortear bem as suas decisões.

Vale lembrar, contudo, que essas indicações têm mais a ver com os painéis de LED interativo, e não com as luminárias LED que são fundamentais em projetos luminotécnicos.

E, nesse ponto, quando falamos em tipos de painel de LED com display, temos algumas configurações técnicas que vão impactar diretamente na intenção de uso desse tipo de produto.

Por isso, vamos apresentar algumas delas para você, a seguir!

Saiba mais: por que a lâmpada de LED fica piscando?

Como escolher o modelo de painel de LED certo?

Agora, quando falamos na escolha pelo painel de LED mais alinhado às suas necessidades e objetivos, lembre-se de que existem informações fundamentais para isso.

Por exemplo: falamos sobre os diferentes tipos de painel de LED com base no formato e modelo deles — se de embutir ou sobrepor ou mesmo se ele é retangular etc..

Quais são os tipos de painel de led que tem

Mas aspectos técnicos também devem ser observados. É o caso do lúmen (ou fluxo luminoso) do painel de LED de sua preferência para o projeto luminotécnico do seu escritório ou sala comercial. Isso vai garantir alinhamento com o seu projeto, de modo a iluminar, eficientemente, cada espaço.

Veja também: saiba tudo sobre iluminação industrial

Também dá para destacar: pense no seu produto — independentemente do tipo de painel de LED — como um investimento. Ou seja: avalie produtos que tenham bom valor agregado ao preço, como uma garantia de 5 anos. Isso demonstra a confiança da marca em suas soluções e traz os resultados desejados com  maior confiabilidade.

Entenda qual a melhor temperatura de cor para painel de LED

Sua escolha entre os diferentes tipos de painel de LED pode passar, também, pela temperatura de cor da luz. Atualmente, lidamos com três delas e cada uma tem características únicas e que são fundamentais para gerar alinhamento ao seu projeto luminotécnico.

Vamos falar mais a respeito delas, logo a seguir!

Temperatura da luz branca fria

Com essa temperatura da luz, os diferentes tipos de painel de LED podem ser usados para a adequada e eficiente iluminação de empresas e organização do campo da saúde, como é o caso de laboratórios e hospitais.

Painel de led com luz branco frio

A temperatura da luz branca neutra é mais usada na iluminação de shoppings e restaurantes. Basicamente, em áreas comerciais e também em ambientes corporativos, uma vez que são produtos com maior capacidade de adaptação a diferentes necessidades.

Temperatura da luz branca quente

Por fim, temos a temperatura da luz branca quente. E ela não foge à regra desse tipo de produto, que é trazer uma sensação maior de aconchego, relaxamento e conforto.

Por este aspecto, é um tipo de painel de LED cuja temperatura da luz  é própria e adequada para a composição de ambientes de descanso.

Os problemas mais comuns dos painéis de LED: quando e por que o painel LED fica piscando ou queima?

Uma das características mais reconhecidas dos painéis de LED é a sua durabilidade. No entanto, assim como em qualquer processo produtivo e industrial, durante a sua fabricação podem ocorrer pequenos desvios que implicam em uma redução de sua vida útil. Apesar de incomuns, esses defeitos podem ser facilmente solucionados.

Por isso, vamos explicar porque o painel de LED fica piscando ou queima, sem motivo aparente. E as principais causas observadas são:

  • Problemas de oscilação (acima ou abaixo) dos níveis de tensão da rede de alimentação aplicada a produtos frágeis ou de baixa qualidade;
  • Má instalação;
  • Emendas inadequadas no produto;
  • Perda de luminosidade com pouco tempo de uso.
  • Mudança de cor da luz.
  • Troca da iluminação de halogéneo pela iluminação em LED sem a substituição do transformador usado no halógeno.

Vale destacar que a lâmpada de LED piscando com frequência, a princípio, não é algo que desperta perigo, embora seja bastante incômodo.

Contudo, como esse não é o comportamento esperado do dispositivo, curto-circuitos podem acontecer e, isso sim, tende a ser um problema a ser analisado de maneira cuidadosa e ágil para evitar consequências mais graves.

Desse modo, recomendamos que você sempre conte com a consultoria de empresas especializadas, para o planejamento e a implementação do seu projeto luminotécnico.

Além disso, como já mencionamos, procure por produtos de maior qualidade. Esse é um investimento de longo prazo e que pode evitar uma série de imprevistos por décadas. E, colocando na ponta do lápis, isso se reflete em muita economia no desenvolvimento da sua empresa.

Onde comprar e como prolongar a vida útil da luminária de LED?

Para prolongar a vida útil de todos os tipos de painéis de LED, aqui vão algumas dicas:

  • Não instale um dimerizador em produtos que não são dimerizáveis;
  • Não use drivers de marcas distintas do produto original;
  • Nunca use painéis de LED em locais com temperatura inferior (ou mesmo superior) à média que consta na recomendação da própria marca.
  • Compre produtos com 5 anos de garantia que não perderão luminosidade rapidamente.
Como escolher painel de led

E se você ainda não sabe onde procurar os seus tipos de painéis de LED favoritos, após finalizar esta leitura, fale conosco! A Luter LED é especialista em luminárias LED, contando com um time de técnicos e engenheiros experientes e qualificados para lidar com diferentes portes e objetivos de projetos luminotécnicos!

Conclusão

Falamos sobre os diferentes tipos de painel de LED e os pontos-chave antes de fazer um investimento nesse tipo de solução.

Lembre-se que os produtos mais frágeis do mercado podem se traduzir em mais problemas de curto prazo — como uma garantia de um ano, apenas. E o mesmo vale para o auxílio de consultorias especializadas, que vão trazer mais economia, assertividade e precisão aos seus investimentos em painéis de LED.

Entre em contato e fique por dentro de todas as soluções da Luter LED, assim como os diferentes tipos de painel de LED que temos a oferecer e que podem se adaptar, facilmente, aos seus objetivos e necessidades!