High Bay: Conheça os 5 tipos de High Bay Led

Blog

luminárias high bay

O que há em comum entre armazéns logísticos, galpões industriais e depósitos de materiais? Acertou quem disse: grandes áreas destinadas ao trabalho. Além disso, todos esses tipos de edificações contam com paredes altas e exigem muito cuidado na hora de manejar os materiais dispostos no espaço. Então, como iluminar áreas tao grandes? Com utilizando luminárias do tipo High Bay.

Sem a iluminação apropriada ao ambiente e a atividade a ser desempenhada, os profissionais que ali trabalham podem ser diretamente prejudicados.

Uma das maneiras de proporcionar uma iluminação apropriada para esses ambientes é utilizando alguns dos diferentes tipos de luminária High Bay LED. Porém, para adicionar esse modelo de luminária ao seu projeto de iluminação, é fundamental conhecer os mínimos detalhes sobre essa opção — como seus benefícios, detalhes técnicos, os tipos de luminária High Bay disponíveis no mercado e locais mais apropriados para a aplicação de cada um deles, cuidados na instalação, entre outras informações importantes.

A boa notícia é que você está no lugar certo. Para tirar todas essas dúvidas e conhecer os diversos tipos de luminárias High Bay LED e as razões para utilizá-los no seu projeto luminotécnico, preparamos um artigo completo sobre este modelo de luminária. Você ainda terá a oportunidade de saber como essa opção pode resultar em inúmeras vantagens para a sua empresa. Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é uma luminária tipo High Bay?

A luminária High Bay é, na prática, um produto voltado para a iluminação de espaços amplos em instalações com pé direito alto (de 6 a 25 m). Os modelos tradicionais são estruturas de alumínio penduradas no alto do ambiente e equipadas com uma cúpula, geralmente refletiva e utilizada com lâmpadas de alta potência.

Como as lâmpadas de descarga utilizadas anteriormente em ambientes industriais e de estocagem eram omnidirecionais — com emissão de luz em 360°, se perdiam em direções em que não eram necessárias — elas dependiam da reflexão das luminárias High Bay para aproveitamento de sua luz, o que fazia desse tipo de luminária um modelo pouco eficiente.

High Bay tradicional

Luminária High Bay com lâmpada de Vapor Metálico Omnidirecional (emite luz em 360°). Dependiam da reflexão do formato e material utilizado no conjunto, onde boa parte dos lúmens emitidos por esses modelos de lâmpadas se perdiam dentro da luminária.

Com o advento da tecnologia LED e seus avanços no aproveitamento da luz através de lentes, esse problema foi solucionado. Atualmente, existem as Luminárias High Bay LED, que são destinadas à iluminação desses mesmos espaços, mas com maior eficiência e são consideradas luminárias de alto rendimento para ambientes mais amplos.

Vantagens das Luminárias High Bay com tecnologia LED.

Fácil Instalação

A instalação das luminárias High Bay de LED é um processo muito simples. Seus drivers já são integrados a luminária, sendo necessário apenas a ligação à rede de energia elétrica. Além disso, ela permite uma aplicação de sobrepor, o que facilita o trabalho de montagem, deixando o teto livre, por exemplo, para outros equipamentos necessários naquele espaço, como mecanismos de proteção de incêndios.

Lentes que direcionam a luz

As luminárias High Bay LED podem ter lentes que direcionam a luz de acordo com a altura de fixação da luminária e o layout do ambiente, por isso deve-se ter atenção ao seu ângulo de iluminação. Essa sem dúvida é a maior vantagem desse tipo de luminária. Com lentes que proporcionam direcionar para baixo a luz emitida, é possível fazer sua instalação em maiores alturas aplicando menor potência e trazendo mais eficiência aos projetos de iluminação.

Os mais comuns são modelos com lentes de 60, 90 ou 120 graus de distribuição luminosa e, por isso, é necessário fazer um projeto luminotécnico para determinar qual será o ângulo mais adequado para se obter o melhor resultado de produtividade e rendimento.

Ângulo de distribuição luminosa

Nas figuras abaixo vemos como uma mesma luminária High Bay LED com 150W e 21.000lm pode proporcionar resultados diferentes de intensidade luminosa (lux) de acordo com o uso de lentes com ângulo de 90° (no primeiro quadro) ou 60° (segundo quadro).

Angulo iluminação 2
Exemplo de aplicação da luminária High Bay com 150W e ângulo de 90°
Angulo iluminação 1
Exemplo de aplicação da luminária High Bay com 150W e ângulo de 60°

Durabilidade x Garantia de 5 anos

Um dos principais benefícios das Luminárias High Bay de LED é a sua durabilidade. Inclusive, esse fator é o que mais atrai os compradores interessados em projetos de iluminação mais duradouros se comparados aos convencionais.

Porém, qual a durabilidade de luminárias LED, afinal? A previsão da vida útil dessas luminárias é expressa como: L70 de 50.000 horas. L70 quer dizer que, em 50.000 horas de utilização essa luminária poderá perder até 30% de seu fluxo luminoso.

Mas fique de olho na garantia oferecida pelo fornecedor. Prefira sempre luminárias LED com garantia de 5 anos. Um fornecedor que te oferta um produto com mais de 100.000 horas de vida útil e uma garantia de apenas 1 ano, não se compromete com a durabilidade de seu produto. Por isso exija garantia de 5 anos.

Vida útil led

Quais avanços foram aplicados aos High Bays?

A evolução tecnológica, presente em diversas áreas do mercado, também está no setor de iluminação. Assim, os modelos ganham em inovação e se tornam mais eficientes, oferecendo uma maior emissão luminosa e um melhor aproveitamento da luz, tudo isso sem que haja aumento no consumo de energia elétrica.

Maior dissipação térmica

Como grandes estruturas acabam fazendo uso das luminárias High Bay LED por até 24 horas, todos os dias da semana, longos períodos de utilização provocam o aquecimento da luminária. Isso poderia ser um problema no passado. Hoje, no entanto, esses modelos têm dissipadores de calor com materiais mais eficazes na dissipação, como por exemplo o Alumínio, o que significa que, na prática, o mecanismo impede que o aquecimento da luminária seja prejudicial à vida útil do equipamento.

Acendimento instantâneo

Outra mudança importante é em relação ao processo de acendimento. Nas luminárias High Bays tradicionais era preciso instalar reatores ou ignitores para o seu funcionamento, o que levava um certo tempo para o acendimento da luminária após seu acionamento. Isso era um problema principalmente quando haviam quedas de tensão repentinas. As lâmpadas levavam alguns minutos para que retornassem a emitir luz, enquanto isso toda a fábrica ficava no escuro.

Com a tecnologia LED o acendimento acontece de forma instantânea, garantindo uma preocupação a menos dentro da rotina de trabalho. Essas luzes são resistentes e contam com grau de proteção, permitindo que sejam usadas em condições adversas.

Não depende de reflexão da luminária para maior desempenho

Por fim, aquela regra que todos que trabalham com projetos de iluminação já sabem, ou pelo menos deveriam saber: todas as lâmpadas antigas de alta potência distribuem a luz em 360 graus e precisam de luminárias para refletir essa luz. As luminárias High Bay em LED utilizam de lentes para direcionar sua luz e assim, ser mais eficientes. Evite modelos sem lentes ou com refletores antigos de alumínio devido ao baixo resultado em LUX que estes modelos proporcionam.

Quais são os locais indicados para a instalação de luminárias High Bay?

Independentemente de qual seja a atividade realizada no ambiente de trabalho, a iluminação deve ser uma preocupação. Seja com Luz natural ou LED, o mais importante é assegurar que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho. Não é à toa que, de acordo com a Norma Regulamentadora – Ergonomia número 17, essa é uma das responsabilidades de qualquer empresa com seus funcionários.

Normas de iluminação vigentes

A principal função da NR 17 é assegurar que exista harmonia em todo o espaço de trabalho. Assim, é possível garantir o bem-estar e a segurança das atividades profissionais desempenhadas no espaço. Para complementar essa norma, um outro tópico foi adicionado: a Norma de Higiene Ocupacional, mais conhecida como NHO 11.

Com mais detalhes técnicos, a NHO 11 estabelece os critérios mínimos e os procedimentos adequados para a avaliação da quantidade e qualidade da iluminação dos ambientes e trabalho.

Como iluminar seu ambiente de trabalho?

As luminárias High Bay LED foram desenvolvidas para atender exatamente os locais que possuem um pé direito elevado. Ou seja, espaços como fabricas, ginásios esportivos, galpões logísticos, armazéns, depósitos de materiais e outros ambientes de uso na iluminação industrial. Portanto, como seria a iluminação de um espaço tão grande? Que tipo de iluminação seria a mais apropriada?

Imagine o que precisa ser feito para iluminar uma pessoa, um produto ou uma máquina em um lugar tão amplo. Em vez de instalações gigantescas, luminárias ainda maiores e um alto consumo de energia elétrica no espaço, o modelo High Bay LED é o ideal para esses locais. E tudo sem a necessidade de enormes investimentos ou contas cada vez mais altas para a sua empresa.

Alguns dos locais mais indicados para a instalação dos diferentes tipos de High Bay LED são:

  • armazéns;
  • instalações industriais e de fabricação;
  • ginásios escolares e universitários 
  • centros comunitários ou centros de recreação públicos;
  • comércios como lojas de departamento e atacados.

Os 5 principais modelos de Luminárias High bays.

Chegou a hora de descobrir quais são os diferentes tipos de High Bay LED para adicionar ao projeto de iluminação de sua companhia. Detalhamos cada um deles para que você possa escolher o modelo que ofereça o melhor custo-benefício.

Afinal, cada luminária tem sua própria eficiência e ângulo e não existe receita de bolo — cada caso terá um modelo ideal. Acompanhe!

1. High Bay LED Redondo Convencional

Luminária Sky High Bay LED

As luminárias do tipo High Bay oferecem grande fluxo luminoso que beneficiam amplas áreas internas. É o caso de, por exemplo, pontos comerciais, indústrias, galpões ou qualquer outra edificação que tenha um pé direito alto. Como resultado, o projeto acaba proporcionando um ótimo custo-benefício para o dono do espaço, reduzindo acidentes e assegurando a produtividade.

Além disso, esse modelo de luminária tem grandes vantagens sobre as lâmpadas de descarga, também conhecidas como lâmpadas de mercúrio, mista, vapor metálico e sódio. Uma delas é a vida útil do equipamento que pode ser até sete vezes maior e, como resultado, reduz drasticamente a frequência de troca ao longo do tempo, reduzindo os gastos de manutenção de compra de equipamentos e mão de obra, que chamamos na Luter LED de custos invisíveis. Podem possuir excelente eficiência luminosa, de acordo com a tecnologia e a qualidade do LED, podendo reduzir até 85% do consumo energético. Isso resulta em uma maior luminosidade e baixo consumo de energia. Sensacional, não é mesmo?

Iluminação Industrial High Bay
Aplicação da luminária High Bay Redonda em uma industria metalúrgica

Outro diferencial desse modelo é que os produtos High Bay podem ser dimerizáveis. Quais são os benefícios nesse caso? Na prática, isso quer dizer que as luminárias são capazes de regular o fluxo luminoso de acordo com a aplicação de sensores para um projeto de iluminação inteligente — conceito conhecido como Smart Lighting —, maximizando a economia e aumentando a durabilidade do projeto.

Acompanhe neste vídeo um case da Luter LED com a aplicação de um projeto utilizando Smart Lighting junto a Krones do Brasil, líder mundial em máquinas para envase.

2. High Bay LED para indústrias pesadas e resistente a altas temperaturas

Luminária High Bay LED Altas temperaturas

Além da altura, alguns ambientes de trabalho na indústria exigem que todos os materiais presentes sejam resistentes a altas temperaturas. Essa condição também é estendida para a iluminação dos locais. Afinal, se todas as máquinas e equipamentos utilizados precisam suportar a elevação de temperatura, por que não ter a mesma preocupação com as luminárias?

Segmentos como a indústria de materiais pesados, como empresas de laminação e fundições, por exemplo, precisam de um modelo diferenciado. A boa notícia é que existem tipos de High Bay LED resistentes a altas temperaturas capazes de atender essa demanda. Esse modelo de High Bay consegue manter seu alto desempenho em ambientes com temperaturas de até 65 graus Celsius.

Já pensou se, além de todas as suas preocupações no dia a dia de trabalho, ainda precisasse gastar tempo — e recursos — com a troca constante desses equipamentos? Provavelmente isso acarretaria em custos extras e desnecessários, além de atrapalhar a produtividade no espaço. Enquanto a maioria das luminárias suportam, em média, até 45 graus, essas luminárias High Bay LED suportam muito mais.

Estes ambientes possuem fornos e máquinas pesadas e o High Bay para aplicação em ambientes com alta temperatura também possui um dispositivo anti surto para evitar queimas precoces com o funcionamento das máquinas.

3. High Bay LED para indústrias alimentícias

High Bay LED Industria Alimentícia

A indústria alimentícia é um outro segmento com particularidades especificas quando o assunto é projeto de iluminação. Afinal, o ambiente para trabalhar com alimentos deve seguir regras rígidas, o que também vale para a iluminação.

De acordo a Anvisa, a iluminação de locais onde há preparação de alimentos deve oferecer visualização suficiente para que as atividades sejam realizadas de forma a não comprometer a higiene e as características sensoriais dos alimentos. Além disso, a regulamentação exige que as luminárias localizadas na área de preparação sejam apropriadas e estejam protegidas contra explosões e quedas acidentais.

Nesse sentido, existem modelos pensados exatamente para esse setor. O equipamento possui formato exclusivo para não acumular poeira e sua montagem também é diferenciada, pois não possui parafusos metálicos expostos. Já pensou se um material caísse na área de preparação dentro de um frigorífero? Esse é o tipo de problema evitado com o modelo.

Além disso, são constituídas de materiais nobres para resistir a ambientes com agentes químicos agressivos e também são resistentes à água e à pressão. Portanto, podem ser lavados com jatos mais fortes. Como resultado, possuem nível de proteção IP66 para a luminária e IP67 para o driver.  

4. High Bay Led Linear Para Baixa Temperatura

Luminária Hermética LED

Esta é uma Luminária High Bay com formato linear, com corpo em ABS e filtro em policarbonato leitoso – sem ofuscamento. Por conta de seu filtro, a luz acaba sendo distribuída no ambiente em um ângulo de 120 graus, permitindo maior distanciamento entre as luminárias. Sua resistência a baixas temperaturas é impressionante, resistindo a até 35 graus Celsius negativos. Dá para acreditar?

Esse modelo de luminária High Bay pode ser utilizado em câmaras frias, por ser hermética e resistente a poeira e jatos de água (IP65), pode ser lavada caso seja necessário. Seu filtro leitoso é outro benefício, o que permite que sua instalação seja feita entre 3 a 12 metros do chão sem a existência de qualquer tipo de ofuscamento.

Iluminação industria alimentícia
Aplicação da Luminária Hermética em câmara fria

5. High Bay Led Linear

Luminária High Bay LED Linear

As luminárias do tipo High Bay Linear são semelhantes às High Bay redondas, tendo como principal diferença o direcionamento da emissão de sua luz, já que possui formato retangular. Ela não faz uso de mercúrio, sódio ou qualquer outro elemento que seja prejudicial à saúde e também é ideal para áreas industriais, ginásios, galpões ou edificações com pé direito maior que sete metros.

O modelo também é muito útil para iluminar estoques altos de pallets, ambientes muito comuns em depósitos fabris ou até mesmo em supermercados e atacados com pé direito elevado.

Esse tipo de luminária pode contar com lentes assimétricas, ou seja, com duplo ângulo de iluminação, chamadas de “Facho Corredor”, a serem aplicados de acordo com a altura de fixação e configuração do espaço a ser iluminado. Essas lentes assimétricas permitem iluminar corredores altos utilizando um menor número de luminárias e proporcionando uma iluminação uniforme.

Luminária High Bay Linear galão logístico
Aplicação das Luminárias High Bay Linear em galpão logístico

A vantagem de utilizar esse tipo de luminária pode ser constatada em corredores estreitos e altos, onde o formato da luz que ela emite possui uma geometria retangular. Como resultado, a empresa consegue reduzir o número de luminárias instaladas e pode direcionar a luz onde ela é realmente necessária, atendendo aos requisitos das normas de iluminação com menos energia.

Outros tipos de luminária para uso industrial e comercial

Luminárias LED Low Bay

Luminária LED integrada

As luminárias LED Low Bay, por outro lado, fogem um pouco do padrão que estamos abordando até agora. Esses modelos são indicados para ambientes um pouco menores, com um pé direito, em média, abaixo de seis metros de altura. Abaixo de quatro metros de altura, os filtros leitosos devem ser utilizados para reduzir as chances de ofuscamento, o que pode prejudicar a iluminação.

No entanto, este é um modelo durável, com alta qualidade e excelente eficiência energética. Suas principais aplicações são em plantas industriais, escritórios, lojas de departamentos, depósitos ou até mesmo em estacionamentos cobertos com pé direito mais baixo. O efeito luminoso difuso e amplo dessa luminária também pode ser aproveitado em uma linha de produção, por exemplo.

Um grande benefício do modelo é a possibilidade de fazer uma montagem por conexão. Isso quer dizer que uma unidade é conectada à outra, criando um efeito linear e contínuo no ambiente. A durabilidade é outra vantagem: os modelos de alta qualidade têm 5 anos de garantia.

Tubular HO LED

Lâmpada HO LED

Em algumas indústrias brasileiras, a Tubular HO LED é amplamente utilizada. Ela é uma saída mais econômica para as empresas que precisam iluminar ambientes com um pé direito que não seja maior do que sete metros de altura.

A HO LED da Luter Led, por exemplo, oferece uma alta durabilidade com baixa depreciação luminosa e 5 anos de garantia, reduzindo assim a frequência de manutenções corretivas de iluminação necessárias ao longo do tempo. As lâmpadas HO tubulares dissipam a luz com ângulo de 120 graus, podendo oferecer muito mais luz quando aplicadas até 7 metros.

Então, como escolher uma luminária High Bay LED?

De nada adianta escolher o modelo ideal para as necessidades da sua companhia se, na prática, você não aproveitar todos os benefícios que ele oferece. Quando isso pode acontecer? Ao cometer algum equívoco durante o processo de instalação do equipamento.

Normas técnicas

Conhecer as normas técnicas que precisam ser respeitadas e os vários fatores que são exigidos, afinal, não basta instalar a luminária em qualquer lugar. É necessário avaliar, por exemplo, a altura que o equipamento deve ser alocado, o ambiente a ser iluminado, qual a atividade a ser desempenhada, e assim determinar quais os níveis de iluminância devem ser alcançados.

Fatores como o ofuscamento e o direcionamento da luz também devem ser considerados ao avaliar a instalação do equipamento. O aspecto da cor da luz e a relação com as superfícies é outro ponto que faz a diferença no desempenho da iluminação.

O mais importante, porém, é calcular a iluminância, ou seja, a quantidade de lux a ser atingido em determinada área de trabalho e avaliar a qualidade da luz, expressa pelo IRC/RA. Tudo isso é avaliado caso a caso, pois o tipo de atividade a ser realizada até a sua frequência de utilização e os equipamentos utilizados no ambiente serão fatores de influência sobre os níveis de lux e IRC a serem alcançados, lembrando que esses requisitos estão expressos na norma NHO 11 e NR 17 e são passiveis de multa.

Intensidade luminosa (lux)

Atenção à intensidade luminosa requerida para cada ambiente de trabalho. A possibilidade de aplicar diferentes luminárias High Bay LED com diferentes ângulos de distribuição proporciona um maior aproveitamento da luz, fazendo com que a luz seja projetada de acordo com a geometria do local e atenda à intensidade luminosa (lux) que as normas de iluminação requerem.

O ideal é alcançar o objetivo de iluminação com o menor número de luminárias possível e menor potência instalada, garantindo assim que você obtenha uma solução mais econômica, tanto na aquisição do projeto quanto em consumo de energia elétrica.

Otimização

Por último, mas não menos importante, é necessário avaliar a adoção de um sistema de controle eficiente e, por que não, inteligente. Mesmo que a redução de consumo seja um dos benefícios dos diferentes tipos de luminária High Bay LED, é fundamental ter um sistema que permita o uso mais eficiente das luminárias naquele ambiente, otimizando ainda mais todas as vantagens oferecidas.

Quais são as vantagens desse tipo de luminária?

Agora você já sabe quais foram os avanços que atualizaram esse tipo de luminária e os tipos existentes para os seus projetos, certo? Além disso, as melhores práticas para garantir a escolha adequada dos equipamentos também já foram apresentadas. Que tal, então, entender quais são os principais motivos para investir nos diferentes tipos de luminária High Bay LED? Confira algumas delas a seguir!

Iluminar ambientes amplos

A principal vantagem dos variados tipos de luminária High Bay LED é justamente a iluminação de espaços amplos. De forma eficiente, é possível assegurar que mesmo grandes espaços estejam devidamente iluminados. Com a elaboração de um projeto luminotécnico adequado, será definido a quantidade de lúmens e o ângulo de distribuição luminosa das luminárias High Bay, além dos locais corretos para a instalação sem perda de tempo. Adicionando as luminárias High Bay aos locais certos e, assim, garantindo que todos os espaços recebam a quantidade de luz necessária.

É uma opção ecológica

Os diferentes tipos de luminária High Bay LED também são opções mais ecológicas. Como não possuem metais pesados em sua composição, o equipamento pode ser reciclado, garantindo um descarte ecologicamente apropriado. Além disso, a luminária não emite radiação UV e IV, reduzindo eventuais danos ao ambiente de trabalho e até mesmo ao bem-estar das pessoas.

Oferece um ótimo desempenho de iluminação

O principal objetivo ao procurar uma luminária é contar com uma iluminação adequada para o ambiente, certo? Pois as luminárias High Bay LEDs asseguram a distribuição de luz nas superfícies de maneira uniforme e eficiente. Sendo assim, a variação de iluminação nos espaços é menor, assegurando que nenhum lugar ofereça riscos aos profissionais que trabalham no espaço e atendendo os requisitos de homogeneidade da norma NHO 11.

Conta com uma maior vida útil

Todos os pontos anteriores são potencializados com a maior vida útil que a luminária High Bay LED oferece ao seu projeto. Dessa forma, podemos dizer que o custo-benefício do modelo é, de fato, mais um excelente atrativo para aprimorar o seu projeto. Mas podem existir High bays de LED com baixa durabilidade, por isso exija garantia de 5 anos no produto.

Reduz os gastos com manutenção

Imagine se, regularmente, o trabalho dentro de um determinado ambiente precisasse ser interrompido por conta de um problema na iluminação. Algumas funções não poderiam ser executadas com a precisão e segurança necessárias, certo? Com a maior vida útil da luminária, isso significa que as substituições e os gastos se tornam menos recorrentes.

Quando falamos em iluminação industrial, a manutenção não é algo tão simples, já que requer equipamento especializado — como plataformas, andaimes ou elevadores hidráulicos — para fazer uma troca em local elevado. A frequência reduzida nas trocas, portanto, pode contribuir diretamente para uma maior produtividade da equipe, e principalmente, economia com as manutenções, não apenas de mão de obra, mas também de equipamentos que precisam ser alocados para os serviços.

Auxilia a prevenção de acidentes

Algumas atividades realizadas em galpões industriais e armazéns exigem que certas práticas sejam seguidas para aumentar a segurança dos profissionais no ambiente. Uma delas é, sem dúvida, a iluminação no espaço. Afinal, a exposição aos acidentes pode aumentar consideravelmente em um local sem a iluminação adequada.

Por isso, contar com algum dos diferentes tipos de High Bay LED pode ser importante para a prevenção de acidentes. Além de ser uma obrigação de qualquer empresa atender a norma NHO 11 do ministério do trabalho, também é uma forma de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e, ao mesmo tempo, aumentar os rendimentos do negócio.

Reduz os custos

Para se tornar uma empresa sustentável, é fundamental colocar em prática algumas ações, como fazer o descarte correto de lâmpadas de LED, reduzir custos com manutenção e economizar energia elétrica, por exemplo. Existem inúmeras formas de fazer isso e, sem dúvida, a High Bay LED contribui diretamente para reduzir os gastos desnecessários dentro da companha.

O LED por si só já garante uma redução entre 40% e 85% no consumo de energia, mas se você multiplicar essa conta por cada luminária das instalações da sua empresa, isso vai resultar em uma grande economia todos os meses. Para quem deseja seguir competindo em pé de igualdade com seus concorrentes, os mínimos detalhes podem fazer uma enorme diferença.

Quais os cuidados ao comprar luminárias do tipo High Bay?

Mesmo com todos os benefícios oferecidos pelas luminárias do tipo High Bay LED, os resultados não vão aparecer se a compra for feita de forma equivocada. Por isso, algumas características devem ser observadas antes de finalizar a transação. Conheça as características mais importantes desses modelos:

  • potência;
  • fator de potência;
  • quantidade e qualidade de iluminação;
  • temperatura de cor e IRC;
  • durabilidade (método de avaliação dos LEDs, do capacitor e a relação com a garantia dos produtos);
  • garantia de 5 anos;
  • temperatura do ambiente a ser instalado;
  • grau de proteção (IP);
  • nível de resistência a impactos (IK);
  • dispositivo de proteção contra surto (DPS).

Estes são os principais fatores que determinam a qualidade das luminárias de LED, garantindo ainda que possuem um bom funcionamento e que tenham a garantia de uma real economia. Uma luminária de LED com boa qualidade de luz (IRC), juntamente com alta potência (lúmens) aplicada no ângulo certo, por exemplo, oferece um maior impacto e aproveitamento da iluminação.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Fique de olho na garantia oferecida!

Prefira sempre produtos com garantia de 5 anos. Empresas que ofertam maiores garantias possuem maior controle de seus produtos e processos e, por isso podem garantir que seus produtos não apresentaram qualquer falha por um longo período de tempo. Lembre-se sempre que os produtos em LED foram concebidos para serem DURÁVEIS. Se as luminárias ou lâmpadas de LED que você tem comprado não duram muito mais que um ano, ou logo que acaba a garantia elas param de funcionar, há algo de errado.

Faça um projeto luminotécnico

Muitas empresas não têm a expertise de tomar todos esses cuidados para comprar as luminárias certas. Por isso, a melhor alternativa é sempre procurar por empresas especializadas na criação de projetos luminotécnicos, que ofereçam um bom custo-benefício para a sua companhia.

Além de planejar toda a sua estrutura de trabalho para aproveitar cada uma das vantagens oferecidas pelo modelo de luminária, profissionais que entendem do assunto podem oferecer as indicações mais precisas.

Afinal, como mostramos ao longo deste texto, não existe uma fórmula mágica para saber qual é o modelo mais adequado para as necessidades da sua empresa. Com um projeto customizado e personalizado, é possível encontrar a solução ideal dentro dos diferentes tipos de High Bay LUTER LED e, assim, assegurar que todos os benefícios oferecidos pelo modelo sejam colhidos.

Para qualquer empresa que deseja eficiência e alta produtividade, conhecer os diferentes tipos de High Bay LED disponíveis no mercado é fundamental. Como cada projeto requer cuidados e demandas específicas, isso é preciso para assegurar a iluminação adequada dos espaços. Com tantas opções, basta definir quais são as necessidades do seu negócio e escolher o melhor modelo.

Agora que você já sabe tudo sobre o funcionamento, benefícios e modelos de High Bay LED, que tal dividir esses conhecimentos com seus amigos, colegas e outros profissionais? Então não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais e garantir que mais pessoas conheçam a luminária do tipo High Bay!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.