High Bay: Conheço os 5 tipos de High Bay Led

Blog

luminárias high bay

Conheça os principais tipos de luminárias High Bay existentes no mercado.

O que existe em comum entre armazéns, galpões e depósitos de materiais? Acertou quem disse um grande espaço. Também podemos dizer que todos eles possuem paredes bem altas deixando o teto lá perto do céu. Mas agora vamos um pouco além. Fora o fato destes três lugares serem bem amplos, vamos pensar o seguinte: Por exemplo, Como seria a iluminação de um espaço tão grande? Que tipo de iluminação seria apropriada para iluminar uma pessoa, ou uma máquina, em um lugar tão amplo? Provavelmente, você deve estar pensando, que as instalações seriam enormes e as luminárias maiores ainda. E que para tudo funcionar, seria gasto muito dinheiro com energia elétrica. Em outras palavras, é ae que entra em jogo as luminárias High Bay Led.

Excelente para pé direito alto

As luminárias do tipo High Bay LED foram desenvolvidas para atender exatamente esses tipos de locais que possuem Pé Direito Alto, que é a relação entre a altura do chão com o teto. Este tipo de iluminação é usado geralmente em indústrias, galpões, ginásios poliesportivos, depósitos de materiais entre outros.

Seu design pode ser tanto retangular como redondo. Sua instalação é simples. Possui uma aplicação de sobrepor que facilita a montagem, deixando o teto livre para outros possíveis equipamentos, como de incêndio por exemplo.

Atençao para a Luminosidade e Ângulo de Distribuição

Devemos ficar atentos a intensidade luminosa e o ângulo de distribuição da luz. Para a luz ser projetada de acordo com a geometria do local e atender a intensidade de LUX que a NORMA DE ILUMINAÇÂO solicita. O mundo ideal é alcançar nosso objetivo de iluminação com o menor número de luminárias possíveis. Para obter uma solução econômica e durável.

Se você chegou até aqui, deve ser porque tem interesse neste assunto. Então vamos juntos, entender as opções de High Bays disponíveis no mercado e descobrir qual é a melhor modelo para aplicar em seu projeto de iluminação. Leia nosso texto até o fim!

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Os 5 principais modelos de Luminárias High bays.

High Bay LED Redondo Convencional

As Luminárias do tipo High Bays oferecem grande fluxo luminoso que beneficia amplas áreas internas. Como por exemplo, pontos comerciais, indústrias, galpões ou qualquer outra edificação que tenha um pé direito alto (PD). Como resultado, o projeto acaba proporcionando um ótimo custo-benefício.

Maior vantagem sobre as lâmpadas

Portanto as luminárias High Bay têm grandes vantagens sobre as lâmpadas de descarga. Também conhecidas como lâmpadas de mercúrio, mista e sódio). Por exemplo, no caso, as High Bay possuem uma vida útil até 7 vezes maior. Quer mais vantagens? Como resultado, elas possuem uma excelente eficiência luminosa, resultando em maior luminosidade e consumindo pouca energia. Sensacional não é mesmo.

Em outras palavras, a evolução tecnológica não para de crescer dia a dia, e como o setor de iluminação não é diferente. Ele avança diariamente, e estes modelos ficam cada vez mais eficientes, com maior emissão luminosa, sem aumentar o consumo e com um melhor aproveitamento da luz. Como resultado parte dessa economia se dá por conta das lentes ópticas de alta tecnologia. São elas as responsáveis por permitirem reduzir o consumo energético direcionando a luz onde ela realmente é necessária.

A Vantagem dos High Bay Dimerizáveis

Um detalhe sensacional e muito útil, é que os produtos High Bay podem ser dimerizáveis. O que seria isso você me pergunta? Nada mais, do que luminárias que regulam o fluxo de acordo com a aplicação de sensores para um projeto de SMART LIGHTING (Iluminação Inteligente), maximizando a economia e aumentando a durabilidade do projeto.

Grandes estruturas acabam fazendo que o uso das luminárias High Bay 24 horas do dia 7 dias da semana. Ou seja, Antigamente isso seria um problema, que atende pelo nome de aquecimento. Porém, as luminárias High Bay  possuem dissipador de calor, evitando-se assim o aquecimento da luminária a temperaturas que prejudiquem a sua vida util. Outro detalhe importante é sobre seu acendimento. Pois ele é instantâneo e não há necessidade da instalação de reatores ou ignitores para seu funcionamento.

Em suma, agora, aquela regra que todos que trabalham com projetos de iluminação já sabe, ou deveriam saber. Todas as lâmpadas antigas de alta potência distribuem a luz em 360 graus e precisam de luminárias para refletir esta luz. Cada luminária tem sua própria eficiência e ângulo, por isso não existe receita de bolo.

Os High Bays de LED podem ter lentes que direcionam a luz onde é necessário

Os High Bays de LED podem ter lentes que direcionam a luz de acordo com a altura de fixação da luminária e o layout do ambiente, por isso deve-se ter atenção ao seu ângulo de iluminação. Os mais comuns são modelos com lentes de 60, 90 ou 120 graus de distribuição luminosa e por isso é necessário fazer um projeto de iluminação para se obter o melhor resultado. O objetivo deste estudo é reduzir ao máximo o número de pontos e atendendo a meta da área em lux de acordo com a NHO 11, norma dentro da NR17.

Para Indústrias Pesadas Resistente a Alta Temperatura

High Bay LED Para Indústrias Pesadas Resistente a Alta Temperatura

As luminárias High Bay voltadas para indústrias de materiais pesados, como uma indústria de laminação, fundições por exemplo, são resistentes a altas temperaturas. Acredite, mas elas suportam ambientes com até 65 graus de temperatura. Por outro lado, frequentemente o que temos  no mercado são luminárias que quando chegam por volta dos 45 graus celsius já começam a apresentar problemas. Elas também possuem um dispositivo anti surto de 10Kv/10Ka.

High Bay LED para Indústrias Alimentícias

Um outro setor que a Luminárias High Bays funciona muito bem, são as indústrias alimentícias.  Por exemplo, neste caso em específico, esse tipo de equipamento possui formato exclusivo para não acumular poeira.  Sua montagem também é diferenciada pois não possui parafusos metálicos expostos.  Seus materiais são nobres para resistência a ambiente químico agressivo, e podem ser lavados com jatos de água. Como resultado, possuem também nível de proteção IP66 para a luminária e IP67 para o driver.  

High Bay Linear Para Baixa Temperatura?

Este é um High Bay de plástico com formato linear que possui filtro leitoso sem ofuscamento.  Por conta do seu filtro, a luz acaba sendo distribuída no ambiente em  um ângulo de 120 graus, permitindo maior distanciamento entre as luminárias. Sua resistência para baixa temperatura é impressionante, resistindo até 35 graus negativos, da para acreditar! Normalmente esse tipo de luminárias  é utilizado em câmaras frias ou em áreas internas industriais. Possui resistência a poeira e água (IP65) e pode ser lavado se necessário.  Seu filtro leitoso permite que sua instalação tanto pode ser entre  3 a 12 metros que não vai existir ofuscamento.

High Bay Led Linear

As luminárias do tipo High Bay Linear são semelhantes aos High bay redondos, mas sua maior diferença está na emissão da luz que possui formato retangular. Não faz uso de mercúrio, sódio ou qualquer outro elemento que seja prejudicial à saúde. Ela é Ideal para áreas industriais, ginásios, galpões ou edificações com pé direito maior que sete metros:

Esse tipo der luminária pode ou não possuir lentes assimétricas, ou seja, com duplo ângulo de iluminação como, por exemplo, 60×110 graus ou 30×90º, a serem aplicados de acordo com a altura de fixação e configuração do espaço a ser iluminado. Estas lentes assimétricas permitem iluminar corredores altos utilizando um menor número de luminárias e proporcionando uma iluminação uniforme.  É muito útil para iluminar estoques altos de pallets como nos depósitos fabris ou até mesmo supermercados com pé direito alto, como os grandes atacados por exemplo. 

A vantagem de utilizar esse tipo de luminária pode ser constatada em corredores estreitos e altos, onde o formato da luz que ela emite, tem uma geometria retangular.  Como resultado, a empresa consegue uma redução do número de luminárias instaladas e direcionando a luz onde é realmente necessária. Com isso atendendo aos requisitos das normas de iluminação com menos energia.

Luminárias LED Low Bay

Essas luminárias são indicadas para pé direito abaixo de seis metros. Devem possuir filtro leitoso se usada abaixo de quatro metros para evitar ofuscamento. Ou seja, Está luminária durável, de alta qualidade, com excelente eficiência energética, com aplicações em plantas industriais, escritórios, lojas de departamentos, depósitos, estacionamentos cobertos e com baixo pé direito. Aproveite o efeito luminoso, difuso e amplo dessa luminária em sua linha de produção. Em este tipo de luminária é possível fazer a montagem por conexão umas nas outras para efeito linear continuo. Os modelos de alta qualidade possuem 5 anos de garantia

Tubular HO LED

Em algumas indústrias brasileiras a Tubular HO é amplamente utilizada. Pode ser uma saída mais econômica dependendo do pé direito, pois ela atende até sete metros de altura.

A HO LED da LUTER LED possui alta durabilidade com baixa depreciação luminosa e 5 anos de garantia. Reduzindo assim,  a frequência de manutenção corretivas que são necessárias ao longo do tempo. As lâmpadas HO tubulares dissipam a luz com ângulo de 120 graus podendo dissipar muito a luz quando aplicada acima de seis metros.

Características muito importantes quanto ao produto

.

  • Potência
  • Fator de Potência
  • Quantidade e Qualidade de Iluminação
  • Temperatura de cor e IRC
  • Durabilidade (método de avaliação dos LEDs , do capacitor e a relação com a garantia dos produtos)
  • Garantia
  • Temperatura do ambiente a ser instalado
  • Nível de proteção IP
  • Nível de resistência a impactos IK
  • DPS – Dispositivo de proteção anti surto

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Esses são os principais fatores que determinam a qualidade das luminárias do LED.  Além disso, possui um bom funcionamento e que tenha a garantia de uma real economia. Uma luminária de LED com boa qualidade de luz (IRC), juntamente com alta potência (Lúmens) aplicada no ângulo certo, causa um maior impacto e aproveitamento da iluminação sendo necessário uma menor quantidade de produtos para atingir o resultado esperado. Em suma, prefira sempre produtos com alta garantia que duram mais evitando gastos desnecessários com manutenções e trocas de equipamentos.

Agora que você já sabe como identificar os tipos de luminárias High Bay que tal solicitar um projeto de iluminação gratuitamente e veja a melhor solução para sua empresa? Acima de tudo, conte com a Luter Led para esclarecer suas dúvidas em relação a melhor tecnologia em iluminação!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.