Cálculo luminotécnico industrial: entenda o que é, como fazer e mais!

Blog

Cálculo luminotécnico

Capaz de valorizar ou prejudicar um espaço, a iluminação vem se mostrando um aspecto essencial a ser abordado em ambientes corporativos. É por isso que as empresas precisam buscar certificações sustentáveis e a eficiência energética, sendo o cálculo luminotécnico industrial uma das ferramentas mais importantes, pois informa a quantidade certa de luminárias para o tamanho do ambiente projetado.

Saber essa quantidade, por meio do cálculo luminotécnico, vai mostrar se você está satisfazendo os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos pelas normas do mercado, como a NHO11 do ministério do trabalho.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Se você não sabe muito bem como fazer esse cálculo, confira neste post como ele funciona e qual é sua importância — tanto para o atendimento das normas vigentes quanto para garantir o conforto e a eficiência energética necessária de um espaço!

O que é o cálculo luminotécnico?

O cálculo luminotécnico é a maneira de projetar lâmpadas ou luminárias LED para um determinado local, com objetivo de atender as normas vigentes com o mínimo de produtos e sempre buscando reduzir o consumo energético e de manutenção do sistema.

O nível de iluminamento corporativo é exigido pela NHO 11/ NR17, que vai determinar o nível ideal para cada ambiente. É necessário que as situações sejam avaliadas individualmente, pois cada espaço necessita de um tipo de luminosidade, levando em conta as atividades que são exercidas nele.

Por exemplo, para espaços que não são utilizados de forma contínua, como galpões de estocagem, por exemplo, é recomendado que esse nível de luminância seja por volta de 100 lux. Agora, em locais com uso contínuo, esse índice pode ser acima de 200 lux.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Em indústrias com um serviço mais bruto, a iluminação deve estar entre 200 e 300 lux, enquanto esse valor pode chegar a cerca de 500 lux em outras instalações fabris. Agora, quando o tipo de atividade exige uma situação mais apurada, como inspeção de produtos ou impressão de materiais em gráfica, o nível de luminância pode ultrapassar 1000 lux. Clique aqui para baixar a Norma na íntegra!

Como é feito o cálculo luminotécnico industrial?

Para realizar o cálculo, vários aspectos são levados em consideração, como as dimensões do ambiente, o projeto arquitetônico, texturas de cores do chão e parede, a altura de fixação das luminárias, se o modo de fixação é de embutir, sobrepor ou fixar em perfilados e a distribuição do layout das máquinas e mobiliários para evitar sobras, pois o layout do projeto pode alterar os resultados de iluminamento.

Portanto, todos esses aspectos devem ser levados em conta no cálculo luminotécnico para garantir que os resultados serão atingidos.

Esses dados são inseridos em um Software, como por exemplo o DIALUX EVO, através de um processo de modelagem, recriando o espaço digitalizado em 3D conforme o espaço real, para posteriormente serem adicionadas as lâmpadas ou luminárias LED.

Digitalização 3D ajuda na Iluminação

Para adição dos itens de iluminação no software, é necessário um arquivo do fabricante das luminárias chamado IES, desenvolvido pela primeira vez pela lluminating Engineering Society, que deu origem ao nome do arquivo. Após a adição das luminárias, o software permite que elas simulem a luz emitida e demonstra o nível de iluminamento em LUX de cada superfície projetada.

Com esse procedimento, é possível aplicar a quantidade de luz ideal para atender as normas e economizar o máximo em energia elétrica sem desperdícios. Em muitos casos, o sistema de iluminação pode trabalhar junto a sensores de presença, luminosidade, entre outros, aplicados a projetos inteligentes chamados de SMART LIGHTING.

Entre a Luz Natural e a Luz Artificial

Por fim, vale destacar que a iluminação pode ser um equilíbrio entre a luz natural e a luz artificial, e a combinação de ambas pode favorecer bastante um espaço. É necessário pensar também em um projeto de iluminação com luminárias e lâmpadas de LED, pois elas oferecem uma boa luminância, além de economia, durabilidade e conforto do espaço onde for instalada.

Pode contar conosco para fazer seu projeto de iluminação corporativo sem custo e conhecer o potencial de redução de custos das luminárias LED para cada ambiente, sem desperdícios ou excessos e mantendo-a dentro da norma por toda a vida útil do projeto.

E-Book grátis: Entenda Sobre a Durabilidade do LED

Gostou de entender melhor como funciona o cálculo luminotécnico industrial? Se quiser conferir mais assuntos como esse, saiba o que analisar ao escolher uma empresa de iluminação!

Acompanhe a Luter Led nas redes sociais:   LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.