Índice de resistência a impacto: qual a importância do IK de sua luminária?

Blog

O parâmetro IK (índice de resistência a impacto) é usado para determinar o grau de proteção da luminária LED contra impactos externos. O parâmetro é mais preciso do que “drop tests” (teste de queda) populares e especifica melhor a resistência do equipamento a danos mecânicos.

A própria classificação é definida na Norma Europeia EN 62262 e seu equivalente internacional, IEC 62262:2002, que apenas confirma a confiabilidade das indicações. O índice de resistência a impacto é cada vez mais utilizado por empresas industriais e instaladoras, entre outras, para descrever produtos especializados como: câmeras, receptores e claro, luminárias LED. Todos eles são marcados como ‘à prova de vandalismo’.

A resistência mecânica de KXY é determinada pelas letras IK e nível de onze graus (de “00” para nenhuma proteção, a “10” para resistência ao impacto de 20J). Naturalmente, quanto maior for o valor numérico do parâmetro em IK, maior será a resistência mecânica da luminária LED. Um produto classificado como IK 08 tem quase o nível mais alto de proteção, o que deve satisfazer todos os usuários que procuram uma luminária de qualidade.

*Um grau IK 08 corresponde a um impacto de martelo ou bola de aço de 1,7 kg de uma altura de 30 cm em uma caixa (cada lado externo da caixa é impactado).

Qual diferença entre IP e IK?

Os padrões IP são usados ​​para descrever o grau de proteção de objetos contra corpos sólidos e líquidos. O primeiro número descreve a proteção contra corpos sólidos, enquanto o segundo número é para a proteção contra líquidos.

Já os padrões IK (índice de resistência a impacto), são usados, como já mencionados, ​​para descrever a proteção de objetos contra impactos mecânicos.

Como são realizados os testes de índice de resistência a impacto (IK)?

Todas as faces do produto que podem sofrer um impacto devem ser testadas. Vamos pegar como exemplo uma luminária LED fixada na parede. Todas as partes da carcaça do produto devem passar pelo teste.

Depois de todos os impactos, a luminária LED em questão ainda deve estar totalmente operacional. Isto significa que podem aparecer sinais dos impactos, como amassados, trincas e outros sinais, porém o produto deve atender todas as características de sua especificação técnica. Por exemplo: tudo deve funcionar normalmente, seu grau de proteção IP deve ser o mesmo e as funções elétricas não podem ter sido alteradas.

Exemplos de produtos com bom índice de resistência (IK):

– Luminária Sky High Bay LED

– Luminária Hermética LED

– Connect Standard

SAIBA MAIS: Qual a importância do Índice de Proteção (IP) na hora da escolha de sua luminária LED?

Quanto maior a garantia, melhor a qualidade do produto

Já falamos anteriormente sobre a importância da durabilidade e da garantia na hora da compra de suas luminárias LED. É importante estar atento às especificações para adquirir um produto de qualidade. Afinal, cada modelo tem características distintas, apropriadas para o tipo de aplicação.

Por vezes, luminárias LED podem apresentar alguns problemas, por isso, é importante observar o tempo de garantia do fabricante, pois é ela que garante o funcionamento e qualidade do produto. Quando uma empresa oferece uma garantia de cinco anos, ela utiliza-se de componentes mais resistentes para, de fato, evitar problemas no fornecimento.

Uma boa empresa de iluminação saberá qual o melhor tipo de projeto e produto a ser implementado no seu ambiente de trabalho. A Luter Led é uma empresa brasileira referência no desenvolvimento de projetos de iluminação LED industrial e outros segmentos. Oferecemos os mais variados tipos de produtos com garantia de 5 anos e serviços de instalação, inclusive sistemas automatizados (Smart Lighting). Além disso, temos as melhores luminárias LED do Brasil em durabilidade, com o Índice de resistência a impacto que você necessita.

Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens de investir em um projeto luminotécnico para calcular o melhor número de luminárias LED, para atender a luminosidade em lux correta de acordo com a norma NHO11, para sua empresa.

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedIn, Facebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.