Lâmpada de LED para empresas: 3 erros mais comuns na hora da escolha!

Blog

Quem é que nunca teve dúvidas sobre como fazer o melhor projeto de iluminação para um ambiente corporativo? Esse tipo de tarefa deve ser realizado com muito cuidado, para evitar prejuízos e erros que comprometam a eficiência do projeto, bem como a escolha de lâmpada de LED para empresas.

Caso você não saiba muito bem como deve ser um projeto de iluminação em empresas, confira aqui quais os principais erros que ocorrem na hora de escolher as lâmpadas de LED, bem como qual a importância da iluminação corporativa para o ambiente de trabalho. Vamos lá?

Afinal, qual a importância de uma boa iluminação corporativa?

A iluminação de LED é uma das principais escolhas quando se quer fazer um bom projeto de iluminação, por conta da sua variedade de aplicações e pelo destaque que ela vem ganhando no mercado da construção civil e arquitetura, graças aos seus diversos benefícios.

É muito importante que todo ambiente corporativo tenha um projeto de iluminação bem elaborado e com materiais de qualidade, como lâmpadas e luminárias de LED, visto que esse aspecto impacta diretamente na produtividade dos trabalhadores e na durabilidade das instalações.

Já foi comprovado que pessoas que trabalham em ambientes com boa luminosidade têm um desempenho maior e conseguem realizar suas tarefas de forma mais focada, aumentando assim a produtividade. Portanto, a iluminação é um fator muito importante a ser analisado com relação à ergonomia em ambientes de trabalho.

Outro fator que deve ser analisado é que as lâmpadas de LED tem uma durabilidade muito maior, o que reduz bastante o número de manutenções e reparos e também diminui o gasto de energia, fator que contribui diretamente para a redução de gastos.

Quais os principais erros na hora da escolha de lâmpada de LED para empresas?

Confira a seguir os erros mais comuns e saiba como proceder ao selecionar a iluminação de LED em seu ambiente de trabalho.

1. Escolher a lâmpada pela potência e não pelos lúmens

Muitas pessoas acabam optando por lâmpadas que são mais potentes, achando que esse é o fator mais importância das luminárias de LED e que vai garantir uma maior luminosidade e desempenho. Porém, esse tipo de lâmpada tem uma característica que deve ser levada em conta, que são os lúmens (lm).

O lúmen é uma unidade de medida para o fluxo luminoso, que vai indicar qual brilho uma lâmpada será capaz de fornecer para um determinado local. É por essa característica que é possível conhecer a quantidade de brilho que uma lâmpada fornecerá, independentemente do seu consumo. Portanto, é muito importante ficar atento ao número de lúmens das lâmpadas de LED.

2. Não observar o IRC

Muita gente também não observa o IRC, que é o Índice de Reprodução de Cor. Esse valor varia de 1 a 100, sendo que o máximo é equivalente às mesmas cores que são vistas na luz do sol. Ou seja, quanto mais o IRC da lâmpada for próximo de 100, mais fiéis serão as cores que ela vai reproduzir dentro de um espaço.

Isso é muito importante em um projeto corporativo, pois é necessário que as cores sejam o mais fiéis possíveis para o desempenho de determinadas tarefas.

3. Ignorar a temperatura de cor

A temperatura de cor também é uma característica muito importante e que deve ser observada. Essa temperatura se trata de qual é a cor do brilho que a lâmpada possui, e muitos acabam ignorando esse fator, que impacta bastante na luminosidade.

As lâmpadas de LED pode possuir cores frias, quando apresenta tons azulados e brancos, ou quentes, quando são mais amareladas, e até mesmo neutras. No caso de uma lâmpada mais branca ou azulada, ela tem uma temperatura de cor mais alta. Além disso, isso demonstra que elas são enérgicas e estimulantes, sendo amplamente indicadas para ambientes corporativos.

Por fim, vale destacar que um projeto de iluminação deve sempre seguir à risca todas as prescrições das normas ABNT, para que seja elaborado um serviço adequado e dentro dos parâmetros ergonômicos e de consumo de energia.

O que achou deste post sobre o uso de lâmpada de led para empresas? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa ideia. Até mais!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.