Luz natural x LED: desvendamos a melhor opção para a indústria!

Blog

Iluminação Industrial

É sempre importante estar atento ao andamento do cenário industrial, para aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgirem e investir em uma boa infraestrutura para se destacar no mercado. Um dos aspectos que deve ser levado em conta para essa infraestrutura de qualidade é a iluminação em um ambiente de indústria.

A iluminação nas industrias vem sendo tratada com mais importância por conta dos benefícios que elas podem trazer para o desempenho dos trabalhadores, bem como para gastos e economias da empresa com relação à energia elétrica. Mas como fazer esse projeto aproveitando a luz natural e LED?

Se você não conhece muito bem como elaborar um projeto com luz natural e LED, continue por aqui para entender mais sobre as duas fontes de iluminação, bem como a forma que elas afetam o ambiente de trabalho.

Qual é a importância da iluminação em um ambiente industrial?

Muitas pessoas se questionam sobre a importância de uma boa iluminação, mas poucos sabem como ela pode afetar a produtividade em uma empresa. A luz é capaz de ajudar ou atrapalhar o desempenho dos funcionários, e impacta diretamente na ergonomia em um ambiente de trabalho. Portanto, é sempre bom se atentar sobre esse aspecto e tentar equilibrar tanto a luz natural quanto a luz de LED.

Os dois tipos de luz são importantes e devem ser pensados de modo que um complemente o outro para proporcionar a luminosidade necessária em um ambiente de trabalho, ainda mais na indústria, que traz atividades pesadas e que envolvem a concentração e o uso de máquinas pesadas.

Já um ambiente mal iluminado, que não fornece luz necessária para o desempenho das atividades, pode prejudicar a saúde dos funcionários, sendo possível até mesmo a ocorrência de acidentes. Portanto, é necessário sempre tentar evitar essas situações, optando por projetos de iluminação mais completos e eficientes.

Quais são as vantagens e desvantagens da luz natural e LED?

Luz natural

A luz natural é muito importante, pois muitas pessoas passam o dia em um ambiente de trabalho sem ter contato com o sol, e essa falta de luz solar acaba trazendo problemas para a saúde. Veja algumas vantagens:

  • economia, pois você acaba gastando menos com pontos de iluminação artificial, o que proporciona redução nos gastos com a conta de luz;
  • melhoria no desempenho dos funcionários;
  • consciência ambiental, uma vez que é feito um aproveitamento da luz do sol, ao invés do uso de fontes energéticas que trazem impactos para o meio ambiente.

E quais são as desvantagens? Entre as principais, estão:

  • baixa luminosidade natural em dias nublados ou de muita chuva;
  • ela é voltada apenas para o turno diurna, já que não há possibilidade desse recurso à noite.

Luz de LED

A luz de LED tem sido bastante utilizada como solução, pois traz muito mais benefícios do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Ela produz mais luminosidade para o ambiente sem gastar tanta energia. Os benefícios são:

  • gasta muito menos energia do que lâmpadas convencionais;
  • não emite radiação UV que contém em outras fontes de iluminações tradicionais, sendo uma forma de consumo consciente;
  • a iluminação traz um maior conforto visual ao ambiente de trabalho industrial, permitindo uma maior segurança nas atividades desenvolvidas ali.

E as desvantagens? São elas:

  • ainda que sejam reduzidas, por conta da durabilidade das lâmpadas, a iluminação de LED ainda necessita de manutenções periódicas;
  • As lâmpadas de LED têm um custo mais elevado do que as convencionais, embora com o avanço da tecnologia os valores vem caindo consideravelmente.

Por fim, vale ressaltar que ambos os tipos de iluminação podem trabalhar juntos, de modo a promover uma melhor luminosidade no ambiente de trabalho industrial, trazendo benefícios tanto para os funcionários, quanto para a empresa.

Gostou de entender um pouco mais sobre a luz natural e LED? Se quiser ver mais assuntos como esse, confira aqui como reduzir a energia elétrica na empresa!

Acompanhe todos as novidades da Luter LED através de nossas redes sociais:  LinkedInFacebook e YouTube!

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.