Downlight: Tipos, Vantagens, Como utilizar e Onde comprar

O que é downlight

Projetos com luz embutida têm tudo para compor mais versatilidade, direcionamento às necessidades de cada ambiente e elegância ao local em si. E é por isso que gostaríamos de apresentar — ou reforçar, para aqueles que já conhecem — o que é downlight.

Esse tipo de luminária é exatamente aquilo que citamos acima: tem flexibilidade para se adaptar a diferentes necessidades e características e, também, alta durabilidade e toda a qualidade da tecnologia LED.

Para saber mais a respeito e entender como a iluminação downlight pode fazer parte do seu projeto luminotécnico, basta seguir com a leitura dos tópicos abaixo!

O que é downlight?

A tradução para downlight é “luz embutida”, embora o termo seja mais amplo do que isso quando observamos a variedade de tipos de iluminação downlight, nos tópicos seguintes.

Mas a origem do conceito partiu desse planejamento estratégico de embutir a luminária de diversas maneiras, permitindo vantagens múltiplas para a composição de ambientes.

Especialmente, com o uso de luminárias LED, que agrega os já conhecidos benefícios dessa tecnologia e permite que a sua iluminação downlight também seja mais durável, alinhada às características de cada tipo de ambiente e também econômica e eficiente.

O que é uma luminária downlight de LED?

Agora que entendemos o que é downlight, basta levarmos o seu conceito para o uso de luminárias. E, como destacamos acima, isso pode vir acompanhado de muita versatilidade.

Afinal, as luminárias downlight LED — como as da Luter LED — tendem a ter dezenas de milhares de horas de uso, baixa necessidade de manutenção e alta eficiência energética.

O que, consequentemente, coloca esse tipo de produto no topo de prateleira de toda variedade de projetos luminotécnicos: desde soluções residenciais aos segmentos industriais.

Onde é possível utilizar uma luminária Downlight?

A facilidade de adaptação da luminária downlight é um dos seus pontos altos, permitindo uso em basicamente todo tipo de segmento do mercado. Ela pode ser, como sugere o seu nome, embutida, mas também de forma linear, com pendentes ou mesmo de modo direcionado, entre outras possibilidades.

Além disso, dá para selecionar modelos nos quais você decide a temperatura de cor desejada — conferindo ainda mais alinhamento à necessidade de cada local — e oferece eficiência energética com economia no seu orçamento, no final do mês, ao receber a conta de luz.

Por que utilizar Downlight para compor a decoração e luz ambiente da empresa?

Dessa maneira, uma luminária downlight LED pode ser aplicada em qualquer tipo de projeto que demande conforto visual com alta qualidade. Complementarmente, é possível constituir um planejamento harmônico, elegante e tão versátil como costumam ser as indústrias — afinal de contas, cada área é pontuada de uma maneira distinta, e ao entender o que é downlight e qual é a amplitude da sua versatilidade, fica mais fácil avaliar o grau de aplicações desse tipo de produto para conferir elegância, conforto e qualidade de iluminação.

Vantagens das luminárias Downlight

Só que não para por aí. Entre as grandes vantagens da iluminação downlight, e da qual já exploramos algumas, vale reforçar as principais delas, e as que mais vão se destacar no dia a dia do seu negócio. Confira:

  •  a luminária downlight LED pode agregar uma economia na conta de energia elétrica;
  • são produtos que tendem a transmitir mais luminosidade;
  • possibilidade de aplicação com a iluminação direta ou indireta, com diversidade de ângulos que tornam o uso do downlight em algo que agrega conforto visual;
  • sua transmissão espalha os focos de luz uniformemente;
  • livre de substâncias tóxicas;
  • a maior parte das luminárias downlight são recicláveis (agregando maior valor em sustentabilidade para a sua empresa);
  • baixo custo de manutenção;
  • não emite calor;
  • não emite raios UV e IR;
  • não atrai insetos.
iluminação com luminária downlight LED

Como o Downlight funciona?

Basicamente, só de entender o que é downlight conseguimos idealizar o seu funcionamento. Isso porque a luminária LED tem atuação similar a outros produtos da mesma categoria, diferindo proporcionalmente ofuncionamento das lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Com isso, podemos destacar que o downlight LED não usa filamento e nem pó de fósforo para gerar luz. Isso ocorre por meio do seu diodo (um semicondutor) que emite luz a partir da movimentação dos seus elétrons em decorrência do estímulo causado pela corrente elétrica nesse material.

Tipos de Downlight LED

Agora que já vimos o que é downlight e conseguimos mostrar grande parte das vantagens de sua aplicação, hora de entender como esses dispositivos podem se adaptar ao seu projeto. Algo que ocorre a partir dos diferentes tipos de downlight disponíveis no mercado, como veremos adiante.

Downlight de embutir

Quando embutidas, as luminárias desse tipo direcionam o facho de luz para baixo. Isso confere total versatilidade para identificar a melhor posição e o ângulo dos dispositivos para agregar mais eficiência ao seu projeto luminotécnico.

Downlight de sobrepor

Já o downlight LED de sobrepor é bastante usado em lajes e ambientes internos, até, uma vez que os produtos têm o objetivo de dar destaque a pontos fixos. Ideal para linhas de produção, por exemplo.

Downlight pendente

O downlight pendente, por sua vez, pode ser aplicado sobre mesas e balcões e conferem um direcionamento mais prático e charmoso à composição dos locais.

Downlight recuado

Esse tipo de iluminação downlight tem a característica de gerar um alto fluxo luminoso e também pode distribuir a luz de maneira homogênea. É, também, um produto diferenciado e de amplas aplicações, como centros comerciais, supermercados, shoppings centers e em toda espécie de iluminação industrial que se fizer necessária para o seu negócio.

Downlight fixo

Essas luminárias foram projetadas para trazer eficiência em iluminação com mais elegância decorativa. Corredores extensos são privilegiados com esse tipo de iluminação, e o mesmo vale para valorizar detalhes do ambiente — como texturas nas paredes, por exemplo.

Downlight direcionável 

Destaque extra ao downlight direcionável, que é um modelo usado para direcionar o facho de luz de modo específico para um objeto ou área em particular, aumentando o grau de visibilidade nesses setores desejados.

Por que Downlight é considerada uma luz direta?

A luz direta — como o próprio nome sugere — tem a capacidade de incidir luz diretamente sobre um ponto desejado, guiando os olhares nessa direção.

É o que acontece quando temos pendentes sobre estações de trabalho, por exemplo. E justamente por ter essa capacidade de ser embutida em diferentes materiais e ser fixada de diversas maneiras no teto é que a luminária downlight LED pode ser considerada como uma luz direta.

o que é uma luminária downlight

Informações técnicas da luminária downlight LED

A luminária downlight LED pode conferir muita qualidade à iluminação da sua indústria e de empresas em geral. Contudo, o auxílio técnico fornecido por especialistas pode ser de grande valor para garantir conformidade com as necessidades de cada ambiente do seu empreendimento.

Assim, fica mais fácil avaliar as luminárias com mais anos de garantia (5 anos, por exemplo, é basicamente um atestado de qualidade dos produtos) e com ampla vida útil.

O acabamento das peças também influencia (positiva ou negativamente) na sua escolha, e a opção pelos preços mais baixos nem sempre se revela econômica.

Afinal, isso pode encarecer o projeto a partir da realização de mais manutenções e com a substituição de dispositivos que se desgastam naturalmente ou por meio do uso constante deles.

O que considerar antes de investir em iluminação Downlight?

Mas, então, o que deve ser considerado antes de investir em iluminação downlight? A seguir, vamos apontar as principais características.

Temperatura de cor (TCC) e Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Esse é um ponto que interfere qualitativamente em todo projeto luminotécnico e, assim que você entende o que é downlight e a sua aplicação em iluminação, você deve entender que cada ambiente necessita de alinhamento com ambos os fatores.

Leia mais sobre:

Eficiência Luminosa | Lumens

Luminárias de baixa qualidade tendem a ser potentes no início de seu uso, mas perdem a qualidade e intensidade do fluxo luminoso em pouco tempo.

Com produtos de elevada garantia, essa eficiência não se reduz de imediato, mas gradualmente ao longo de milhares de horas de uso.

Leia mais sobre:

Ângulo de iluminação

O ângulo de iluminação é outro fator a ser considerado antes de investir em soluções de downlight. Afinal, é isso que vai ajudar a dar direcionamento, poupar na quantidade de luminárias instaladas e garantir total eficiência com aquilo que cada área necessita.

Leia mais sobre:

Como avaliar a durabilidade de uma luminária Downlight?

Como apontamos acima, um downlight de qualidade tem, em média, garantia de 5 anos. Isso demonstra a confiança dos seus fabricantes nos produtos que eles disponibilizam no mercado, uma vez que você pode usar por bastante tempo as luminárias sem o risco de ter que lidar com manutenção ou a substituição delas.

Além disso, conte com empresas especializadas para fornecer esse tipo de serviço e de produtos. Verdadeiras parcerias permitem que você não tenha preocupações com as suas demandas em curto, médio e longo prazo.

Onde comprar luminárias Downlight de qualidade?

Aqui, na Luter LED, exploramos tudo aquilo que uma iluminação downlight deve ter para agregar eficiência, economia e valor ao seu projeto. E podemos ajudar você a implementar essa ideia desde o planejamento à sua execução.

Para saber mais a respeito, clique aqui e conheça os projetos que a Luter LED empreendeu recentemente e nos últimos anos.

Conclusão

Vimos, ao longo deste artigo, o que é downlight e como essas luminárias de embutir têm ampla aplicação e versatilidade para se adaptar, especificamente, às necessidades da sua empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é a iluminação downlight. E conte conosco para alinhar as melhores soluções às características do seu projeto luminotécnico!

Leia também: